7 fatores que impactam sua taxa de conversão

Taxa de conversão é a porcentagem de visitantes da sua Loja Virtual que se transformou em vendas. Ou seja, se o seu e-commerce recebe mil acessos durante o mês e, desses acessos, dez usuários realmente efetivaram a compra, sua empresa está apresentando uma taxa de conversão de 1%. Essa métrica diz muito sobre os resultados que o seu negócio tem alcançado e revela o quanto ele está despertando o desejo de compra nos seus usuários.

De acordo com a pesquisa E-commerce Radar, a taxa de conversão média no comércio eletrônico brasileiro é de 1,4%. Esse número inicialmente pode parecer baixo, mas ele não é tão simples de ser atingido. Muitos são os fatores que impactam no alcance de uma alta taxa de conversão, porém é possível identificá-los e aplicar melhorias que ajudem a elevar esse índice.

Por que a taxa de conversão é importante?

Direcionar visitantes qualificados para um site demanda energia e investimentos em marketing. Agora, imagine continuar investindo a mesma quantia nas campanhas e, mesmo assim, aumentar as vendas? Essa é uma das maiores vantagens em concentrar forças para melhorar a sua taxa de conversão.

Entretanto, elevar esse número pode representar mais do que um ganho na receita mensal. Uma boa taxa de conversão impacta positivamente em outros pontos do seu e-commerce, tal como a experiência do cliente. Com as melhorias em diversas instâncias do site, o cliente sentirá mais confiança e facilidade ao comprar no seu e-commerce.

O que impacta a taxa de conversão?

Para identificar os pontos de melhoria que podem elevar a conversão em vendas na sua Loja Virtual é importante levar em consideração os fatores que incentivam a compra, desde o posicionamento de botões, até a implantação de um checkout otimizado. Veja a seguir sete fatores que podem aumentar os seus resultados:

1.     Preços competitivos

Antes de efetuar uma compra, é comum que os consumidores pesquisem por preço em diversos sites e acabem comprando em lojas que possuem valores mais atrativos ou que ofereçam uma vantagem exclusiva.

Portanto, fique atento aos preços que seus concorrentes estão praticando. O preço não é o único elemento decisivo, mas é essencial para manter uma postura competitiva no mercado e conquistar principalmente os consumidores que ainda não conhecem o seu e-commerce. Esse fator tende a impactar também a sua taxa de rejeição, pois o cliente pode entrar por meio de um anúncio e fechar o site rapidamente ao notar que o valor está acima do que ele espera.

2.     Valor do Frete

Além do preço em si, o consumidor também coloca na balança o valor cobrado no frete. Faça comparativos frequentes com os preços praticados pelos seus concorrentes e busque formas de diminuir o valor da entrega no seu e-commerce.

Algumas lojas optam por mostrar esse preço apenas depois do usuário fazer o login. No entanto, essa condição pode desestimular o consumidor, que tende desistir da compra antes mesmo de chegar ao checkout. Procure ser transparente com seu potencial cliente, assim a sua Loja Virtual ganha mais credibilidade e força no mercado.

3.     Checkout otimizado

O checkout é o momento final de compra. Nessa hora o cliente precisa se sentir seguro e tranquilo para efetivar o pedido. Por isso, atente-se à usabilidade desta página. Ela deve eliminar as distrações, isto é, procure evitar gatilhos que direcionam o cliente para fora da página ou elementos desnecessários ao processo de compra.

Ela precisa ser simples de ser preenchida e conter as informações básicas da compra, como produtos, preço e prazo de entrega. Capte apenas os dados necessários. Além disso, ofereça opções diversificadas de pagamento e transmita segurança ao cliente. O checkout de uma página é o ideal para simplificar a vida do usuário e mantê-lo fiel à sua marca.

4.     Segurança do site

Não há como negar, a confiança é um fator primordial para um cliente fechar uma compra. Nesse contexto, você precisa dar a devida importância às ações que transmitem segurança para os visitantes do seu site.

O certificado SSL é um item indispensável, ele vai proteger os dados que são enviados pelos seus clientes. Já os selos de segurança podem contribuir para a fortalecer a confiança dos clientes, pois esses transmitem credibilidade. Outras ações podem ajudar a melhorar ainda mais a taxa de conversão do site. Um bom exemplo são as avaliações honestas de clientes sobre a experiência com a loja e os produtos. Isso porque os consumidores tendem a confiar mais na palavra de outros clientes, elevando o nível de confiança e satisfação com a sua Loja Virtual.

5.     Apresentação dos produtos

Provavelmente você já ouviu a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”. Pois bem, no caso de um e-commerce essa máxima é realidade. Os clientes vão julgar o produto pelas fotos, assim elas precisam ser atrativas o suficiente para convencê-lo a comprar. Além disso, esse será o único ponto de contato do consumidor com o produto antes da compra. A partir das imagens e textos sobre o produto, ele tomará a decisão se vale a pena ou não fechar o pedido.

Portanto, torne a apresentação do produto envolvente. Crie descrições detalhadas e que contenham informações relevantes para o cliente. Enxergar o produto em situação de uso também é um diferencial. Se a sua loja trabalha com maquiagem, por exemplo, imagine que o cliente gostaria de ver uma modelo maquiada com o produto. Vídeos também são bem-vindos.

6.     Navegabilidade Mobile

Você já deve ter percebido que o mobile está cada vez mais presente no hábito de compra dos consumidores. Por isso, é essencial que a sua Loja Virtual seja responsiva a aplicativos móveis, priorizando a experiência do cliente a partir dos celulares.

Se o visitante acessa o site e encontra uma boa usabilidade no mobile, pode ter certeza que ele vai contribuir para elevar a sua taxa de conversão. Observe como está a navegação em cada etapa da compra. Veja se está tudo funcionando perfeitamente e facilitando a compra via mobile. Pequenas mudanças podem ajudar muito nos seus resultados.

7.     Carregamento da página

De acordo com a pesquisa Google/SOASTA Research, 2017, o tempo de carregamento ideal para uma página é de até três segundos. Mesmo assim, a chance do visitante desistir de acessar a página é de 32%. Portanto, há uma tolerância muito baixa dos consumidores em esperar seu site carregar. Nesse sentido, é fundamental monitorar frequentemente o tempo de carregamento do e-commerce. Quanto mais rápido, melhor e há ferramentas gratuitas que verificam essa métrica.

Também é importante minimizar possíveis lentidões ao realizar alguma mudança no site. Imagens muito pesadas ou erros nas configurações podem prejudicar o carregamento e consequentemente a taxa de conversão da sua Loja Virtual.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 7 fatores que impactam sua taxa de conversão. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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