Ads Top

O estoque organizado diz muito sobre o sucesso do seu negócio

Um processo interno que parece simples, mas que é revelador em relação ao sucesso e ao fracasso de um negócio. O estoque é um ponto crucial para quem quer ter o controle das vendas, entradas e saídas da sua loja virtual. A organização está diretamente associada a este processo. Justamente por isso, um sistema de gestão é uma ferramenta necessária para conectar os setores do negócio automaticamente — e por consequência facilitar o trabalho de quem vende em múltiplos canais.

Da mesma forma, não integrar seu estoque acarreta transtornos para o cliente, para você, e acaba demonstrando falhas no processo de venda.

Comece pelo controle de estoque

Para as vendas ocorrerem com fluidez, é preciso monitorar os produtos armazenados e garantir a sua qualidade. O controle envolve também pedidos equilibrados com fornecedores, para que não ocorram sobras excessivas de produtos sem giro e também não faltem itens para a entrega ao cliente.

Por isso é que se diz que o estoque fala pelo seu negócio. Afinal, quando há controle e organização, o empreendedor passa a ter uma visão mais ampla e melhorada do negócio como um todo —além de reduzir perdas.

Sendo assim, o controle de estoque:

  • monitora o fluxo de entrada e saída de materiais e produtos;
  • é capaz de controlar o armazenamento de matéria prima para venda;
  • e ainda dá informações sobre vendas, produtos e perfil do consumidor através da observação de produtos mais vendidos.

O controle de estoque de forma automatizada acontece quando um produto é cadastrado para ficar disponível nos canais de venda e quando é vendido. Ele sai de cena automaticamente, tornando o trabalho mais fácil, organizado e sem risco de erros. Um ERP de confiança permite que os setores se mantenham interligados e proporciona uma comunicação interna efetiva. A integração facilita também a gestão do catálogo de produtos nos múltiplos canais de venda.

Que tal algumas dicas?

O empreendedor de e-commerce tem um perfil dinâmico e criativo. Por isso mesmo, dicas são sempre bem-vindas para melhorar o processo de vendas. Confira algumas importantes que separei sobre estoque:

1 – O estoque diz muito sobre o consumidor

O controle de estoque também é uma forma de conhecer o seu cliente — e o contrário também. Através do giro de produtos é possível traçar o perfil de compras do seu público com mais facilidade. Por esse motivo é possível manter determinados itens sempre em reposição e outros não.

2 – O estoque diz muito sobre itens que fazem ou não sucesso

Se algo ficar parado muito tempo no centro de armazenagem é sinal que aquele produto não está tendo giro — e por isso deve ser repensado se terá novos pedidos com o fornecedor. Também é válido olhar para itens com muito giro e garantir boas negociações com o fornecedor.

3 – O estoque diz muito sobre as suas decisões

Por conta disso, observar é importante e necessário. A partir da análise de estoque é possível saber se os negócios estão dando o retorno esperado em determinado período, avaliando possibilidades de campanhas, promoções, descontos pontuais até uma ação de queima de estoque.

4 – O estoque diz muito sobre o presente e o futuro

Criar movimento no estoque é fundamental, assim como é parte do trabalho para melhorar processos, reduzir custos e, principalmente, aumentar a satisfação do cliente com relação à jornada de consumo. Com a estrutura interna organizada, fica mais fácil definir estratégias simples que visam resultados agora e também no futuro.

Nos pequenos detalhes e no cuidado em cada processo é que se reconhece um negócio organizado e eficiente. Em um negócio online, físico ou híbrido, o estoque é sempre um fator de preocupação e uma busca constante por melhorias. A integração através de um ERP aumenta os resultados positivos e monitora o fluxo completo de entradas e saídas do seu estoque, diminuindo chances de erros.

Um estoque bem organizado é sinal de um negócio que conhece seu consumidor, administra seus produtos e, consequentemente, mantém sua saúde financeira.

Para conferir na prática os benefícios de uma gestão integrada, utilize o cupom #ecbr e garanta teste grátis de 4 meses.

O post O estoque organizado diz muito sobre o sucesso do seu negócio apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O estoque organizado diz muito sobre o sucesso do seu negócio. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.