Ads Top

CRO: saiba como priorizar as otimizações em um site

Uma forma rápida e eficiente de aumentar as conversões em um site é aplicar algumas técnicas de CRO. Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão em português, é um conjunto de técnicas que têm como objetivo o aumento da porcentagem de visitantes que se transformam em clientes.

Chamamos de conversão toda ação esperada pelo usuário dentro de um site, app ou landing page. Exemplo: se você tem uma página e o objetivo dela é captar o nome e o telefone de usuários interessados em seu produto, então o cadastro desses visitantes em um formulário é considerado a conversão da sua página. Logo, se você administra um e-commerce, a conversão principal é a venda dos produtos ou serviços.

CRO e o comportamento do consumidor

Na prática, o CRO tem como objetivo otimizar o fluxo de navegação dentro de um site, fazendo com que uma porcentagem cada vez maior de usuários executem uma ação esperada. Para isso, são feitas análises em busca de dados que revelem o comportamento do consumidor dentro das páginas. Como chegam ao site; o que visualizam primeiro; onde clicam; quanto tempo permanecem; qual página os fazem sair do site, entre outros questionamentos.

Após descobrirmos todos os pontos que precisam ser corrigidos ou otimizados, precisamos selecionar o que deve ser feito primeiro. Para isso, uma dica é listar todas as otimizações levantadas e definir três pontos principais em cada uma delas:

  • Qual o potencial do resultado?
  • Qual a importância desta otimização?
  • E qual é a facilidade de implementação?
  • Pontuação

    Na prática, em sua ferramenta de tarefas ou em uma planilha, um jeito simples de fazer isso é listar todos os itens que precisam ser feitos. Com a ajuda de sua equipe, defina notas para cada um dos pontos. Com essas notas, faça uma média de cada um dos itens. Os ajustes com a pontuação mais alta, são os que devem ser feitos primeiro.

    Lembrando que a principal base do CRO é a aplicação de testes buscando os melhores resultados entre as hipóteses listadas, para que sejam implementadas – de forma definitiva no site – apenas as que ajudarão a atingir o objetivo esperado.

    CRO de acordo com o seu negócio e público

    Então, ao descobrir a ordem de prioridades da sua lista de otimizações, o segundo passo é a aplicação desses testes. Dessa maneira, você conseguirá visualizar na prática o que de fato trouxe o melhor resultado e deve ser mantido em sua página.

    Não há uma receita exata ou fórmula mágica no CRO que garanta o sucesso das conversões em seu site. Isso porque cada negócio tem suas particularidades e cada público tem suas características de comportamento. Portanto, é importante que suas análises sejam recorrentes, tendo em mente que é sempre possível otimizar.

    O post CRO: saiba como priorizar as otimizações em um site apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

    Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre CRO: saiba como priorizar as otimizações em um site. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

    Nenhum comentário:

    Tecnologia do Blogger.