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Quais as vantagens de conciliar suas vendas de e-commerce?

Durante o ano de 2020, o crescimento de empresas que atuam como e-commece foi notável. Antes do período de pandemia, o e-commerce já era uma tendência muito explorada nos últimos anos. E, após a necessidade das empresas de ingressar no meio online, este setor passou a crescer ainda mais.

No ano de 2020, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento do e-commerce brasileiro teve um crescimento de cerca de 56,8% a mais comparado a 2019. Isso resultou em um faturamento de R$ 105,6 bilhões somente nos 8 primeiros meses do ano.

Segundo a organização, neste período de pandemia, mais de 135 mil lojas investiram em vendas online. Neste caso, Moda, Alimentos e Serviços foram os setores que mais indicaram alta.

Além disso, as três categorias que se destacam em crescimento foram Beleza e Perfumaria, faturando R$ 2,11 bilhões; Móveis, faturando R$ 2,51 bilhões; e Eletroportáteis, com R$ 1,02 bilhões — aumentaram respectivamente cerca 107,4%, 94,4% e 85,7%.

Com esses dados de crescimento e faturamento em mente, fica claro que o volume de transações online vem escalando absurdamente desde o início da pandemia da Covid-19.

Fato que faz os lojistas se atentarem a, cada vez mais, realizar a conferência e controle de suas informações de venda. Portanto, além da administração destas informações, quais outros benefícios a conciliação pode trazer a empresa?

Avaliação detalhada dos recebíveis

Há sempre a chance de ocorrer falhas no repasse, que se acentua mais ainda quando o lojista atua em diversas plataformas. Um dos benefícios da conciliação é a identificação de divergências entre os dados da empresa e os dados fornecidos pelas plataformas. Consequentemente, isso ajuda a identificar a raiz do problema em casos de informações que não batem. Além disso, possibilita a tomada de ações para prevenção e um melhor planejamento.

Agilidade

Todo o processo de checagem de dados vai auxiliar na gestão financeira da empresa, trazendo benefícios para o setor comercial e financeiro. Isso, sem contar com a ajuda na elaboração de planos de contingência para um melhor controle interno.

A empresa vai manter o controle de datas de recebimentos e repasses, os valores de taxas e juros, comissão, e todos os detalhes dos marketplaces em que atua — que agiliza a tomada de decisões importantes.

Melhor planejamento

A conciliação também auxilia na elaboração de estratégias baseadas em informações concretas. Com isso, é possível focar em alcançar resultados cada vez melhores e estabelecer metas de acordo com o seu crescimento.

Controle do fluxo de caixa

Com o controle de informações detalhadas sobre vendas, é possível monitorar com atenção e ter maior visibilidade sobre o financeiro. Ou seja, você tem um auxílio para as decisões, assim como facilidade na gestão e controle do financeiro da empresa.

Portanto, posso concluir que a conciliação financeira traz benefícios cruciais para quem atua como e-commerce. Digo isso principalmente em relação ao controle de taxas cobradas por marketplaces e detecção de fraudes.

A implementação e periodicidade desta prática é muito importante, tanto para controle de dados financeiro, quanto para um planejamento e tomada de decisão otimizados. E você, já realiza a conciliação de vendas?

O post Quais as vantagens de conciliar suas vendas de e-commerce? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Quais as vantagens de conciliar suas vendas de e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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