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Conciliação: por que sellers buscam contratação de conciliador?

Não é segredo nenhum a maneira como o e-commerce cresceu durante os últimos anos. Após o início da pandemia, então, o número de empresas que iniciaram suas operações no e-commerce aumentou exponencialmente.

Durante o período de pandemia, pessoas que nunca sequer compraram algum item online, se viram obrigadas a iniciar seu consumo de itens básicos por meio do e-commerce — foi o caso dos segmentos como mercado e medicamentos.

Segundo estudo feito pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, houve um crescimento de 40% nos adeptos às compras online, representando cerca de 41 milhões de usuários adeptos ao e-commerce. Além disso, o número de pedidos obteve um aumento em 39%, assim como o ticket médio gasto pelos consumidores, que cresceu em 6% em relação ao primeiro semestre de 2019.

Porém, o conhecimento desses dados gera uma grande preocupação para os sellers. Afinal, eles precisam controlar suas vendas, seu estoque, seus recebimentos e outras informações que afetam diretamente sua saúde financeira. E talvez por isso seja necessário contratar um conciliador…

Conciliação manual x automática

Há duas alternativas para realizar a conciliação em seu negócio. É possível realizar esse processo de maneira inteiramente manual. Neste caso, há planilhas prontas para isso, que estão disponíveis na internet.

Além disso, também é necessário a ajuda de uma equipe especializada em conciliação para realizar a análise dos dados de maneira correta. Afinal, ainda assim existe uma suscetibilidade a erros ou equívocos.

O ideal para esse processo é manter uma frequência desta prática, conciliando duas vezes ao mês, por exemplo. Assim, as informações são atualizadas periodicamente e é possível identificar divergências com mais antecedência.

Também é preciso criar o hábito de preservar todos os documentos de movimentações bancárias. Através deles você confere extratos bancários ou faturas de Correios, por exemplo.

E, mais ainda, é necessário dedicar atenção aos valores de comissões por marketplaces e fretes. Agindo dessa maneira é possível manter o controle do que está recebendo e evitar qualquer prejuízo.

Hoje em dia, uma alternativa para evitar a conciliação de maneira manual é a automatização desse processo. Há ferramentas disponíveis no mercado para agilizar o processo de análise de dados, e que trazem uma infinidade de benefícios.

Benefícios da automação

Atualmente, as empresas estão começando a se conscientizar da importância da conciliação. Com isso, também percebem como a automatização pode agregar ao seu negócio.

Uma empresa que foca em crescimento está sempre procurando novos processos para garantir que seu negócio tenha retorno — e esse é o caso da conciliação financeira.

Com a ajuda da conciliação automática, é possível gerar análises mais concretas. Consequentemente, é a partir dos resultados dessas análises que é possível o planejamento de estratégias que estejam de acordo com o plano de negócios.

Dessa forma, é possível elaborar planos de contenção e desenvolver estratégias objetivas de acordo com as metas estabelecidas. A automatização também ajuda a empresa a manter um fluxo de caixa otimizado, a fim de garantir que haja lucro na companhia dentro do tempo planejado.

E você, já concilia suas vendas de forma automática?

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Conciliação: por que sellers buscam contratação de conciliador?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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