Como implementar o Business Intelligence e impulsionar a gestão da sua empresa

O Business Intelligence (BI), como o próprio nome diz, é a Inteligência Empresarial, uma valiosa ferramenta para o meio corporativo. Ele não é um software, mas, sim, um conceito que se bem implementado pode gerar ótimos resultados.

Por isso, é de suma importância entender, primeiramente, as pessoas de dentro e então, as de fora da empresa, para que possa oferecer o melhor ao mercado ou à sociedade. Com isso, há a implantação do conceito combinado com software para o auxílio da coleta, análise e interpretação de todos os dados relevantes para o seu negócio. Assim, há muito mais precisão na hora de traçar estratégias, solucionar problemas, identificar oportunidades e criar novos produtos ou soluções.

Quais são os benefícios para o seu negócio?

O BI permite a melhor tomada de decisões, fácil adaptação às mudanças do mercado e maior eficiência na hora da resolução de problemas, além do aumento do lucro, por conta da rapidez em que os dados são captados e analisados.

É possível ainda entender o comportamento dos clientes, acompanhar o desempenho e as ações da concorrência, bem como otimizar, digitalizar processos e fazer previsões mais assertivas.

Como implementar?

Apesar do BI ser de fácil entendimento, o processo é um pouco trabalhoso. Porém, para uma gestão eficiente é necessário captar e administrar bem os dados e informações. Por isso, nesse processo de implementação, cinco passos são fundamentais para os líderes:

1 – Definir as prioridades

Como todo bom planejamento, a implementação do BI precisa começar com a definição das prioridades, ou seja, pensar em quais são os objetivos, necessidades e qual será o papel — o que ele precisa desempenhar para atingi-las.

2 – Selecionar a equipe para o projeto

É necessário ter uma boa equipe com uma pessoa chave de cada departamento da sua empresa a fim de auxiliar no planejamento e escolha do formato que será utilizado.

3 – Escolher o sistema

Existe uma variedade de software no mercado para atender diferentes necessidades. São encontrados desde geradores de dados vindos das suas redes sociais, até mecanismos que fazem análises completas de planilhas. Existem aqueles que reúnem diversas fontes de dados, gerando data sets específicos para cada área, entre muitas outras funções. Basta entender o que você quer ou precisa para o seu negócio.

4 – Escolher o fornecedor

Com o software escolhido, o ideal é encontrar um fornecedor com boas indicações no mercado e, assim, ter um bom suporte para o sistema.

5 – Criar um cronograma

A organização dos processos é fundamental. É adequado definir prazos para a estratégia de BI e as metas a serem alcançadas. Saber de onde vem os dados e o que acontece com eles também é indispensável para manter o controle.

Quais ferramentas utilizar?

Temos diversas ferramentas de coleta, análise e interpretação dos números. Então, elas devem se adequar às necessidades e metas de cada estratégia de BI. O mais comum dos estilos é a visualização de dados os quais, por sua vez, organizam e mostram as informações de maneira mais acessível através de infográficos ou painéis.

Porém, existe a de autoatendimento, que envolve uma equipe de TI. Ela gerencia as informações, permite que a empresa interaja com elas e capacite os times internos a explorar cada vez mais esse setor.

Em um contexto mais atual, são diversas ofertas disponíveis para o uso. Em relação à coleta de informações, cada plataforma online tem a sua. Agora, para a interpretação ou junção, é grande a variedade no mercado. O ideal é pesquisar e encontrar a que mais atenda às suas necessidades e que o faça chegar mais facilmente aos seus objetivos.

Seja para um plano de crescimento do negócio, seja para melhorar a organização dentro dele, o Business Intelligence pode ser o recurso que falta para a gestão. Ele é capaz de criar uma base de dados, padronizar ações, organizar processos e facilitar o de vários setores do negócio.

Paralelo a isso, em um mundo em que a informação é cada vez mais valiosa, as estratégias de BI acabam por se destacar e a empresa que não trabalha as informações relevantes e desconhecem os seus próprios pontos fortes, ficam para trás.

O post Como implementar o Business Intelligence e impulsionar a gestão da sua empresa apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como implementar o Business Intelligence e impulsionar a gestão da sua empresa. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages