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Como vender mais no seu e-commerce sem aumentar o número de clientes?

Quantas vezes lamentamos a falta de cliente pelo desejo de vender mais, não é mesmo? Atribuímos a ausência de maior público à pandemia, à crise mundial, às dificuldades legítimas do dia a dia… Motivos não faltam. Usar estratégias para vender mais sem ter que aumentar o número de clientes convertidos no seu e-commerce pode ser a solução para afastar esse drama. Você já ouviu falar de cross selling? O termo em inglês explica o conceito de venda cruzada, ou venda “casada”. Neste caso, tem a finalidade de estimular o cliente a comprar itens complementares à uma aquisição principal. O papel da marca é identificar o que o consumidor realmente deseja.

Um dos indicadores mais importantes do varejo, seja físico ou digital, é o ticket médio. Para medir o aproveitamento de venda por cliente — e avaliar como andam a estratégia e os seus processos de gestão da sua empresa —, o Key Performance Indicator (KPI) é fundamental como oportunidade de melhorar o aproveitamento da base de clientes que já frequenta seu negócio. Entre as estratégias capazes de aumentar esse ticket médio estão o mix complementar de produtos e automação na demonstração online.

Planejamento de mix aumenta suas chances de vender

O planejamento adequado do mix de produtos ou serviço deve considerar uma jornada de compras ágil e agressiva no seu e-commerce. Neste caso, com o intuito de promover o interesse do cliente em consumir itens complementares. Por exemplo: na compra de um tênis ofereça a meia; no sapato, a bolsa; no celular, a película. Todo segmento tem algum mix complementar, que deve ser capaz de fidelizar esse cliente e garantir uma fatia maior do mercado — sem precisar aumentar a base de quem já compra com a sua empresa.

O seu planejamento de mix prevê itens complementares? A ideia de compor um mix de produtos com itens complementares e variantes é ampliar seu alcance sem se perder em itens que não fazem parte do seu mercado e que exigiriam um esforço de vendas maior. Não se esqueça de prestar atenção em faixas de preços, uma vez que itens complementares devem ser baratos.

A maioria das estratégias de cross selling envolve a oferta de algum tipo de desconto exclusivo para incentivar a compra. Se por um lado seu negócio lucra menos individualmente com o produto oferecido como complemento, sem ofertas de venda cruzada o produto pode não gerar venda sozinho. E, de qualquer forma, há lucratividade para a empresa. O cliente também é beneficiado porque adquire numa mesma compra mais de um produto útil para ele, que pode procurar o seu e-commerce em outras oportunidades.

Demonstrações inteligentes vendem mais

Você deve ser a solução completa do seu cliente. Ou seja, entenda a jornada de compras dele e os produtos complementares que fazem parte do consumo habitual dele. Afinal, sua loja precisa ser completa na proposta do segmento em que atua e isso deve acontecer tão logo o cliente entra no site.

Também é fundamental a automação desse site. Portanto, o que é oferecido precisa ser coordenado e inteligente. Não dá para o cliente comprar um vaso e encontrar na venda casada a oferta de uma escova de dente.

Quanto mais você entender sobre estratégias de vendas, planejamento de mix e automações inteligentes, mais engajada será a audiência com os produtos ou serviços de sua marca. É esta audiência que vai responder aos indicadores de performance que você tanto trabalha para aumentar porque o consumidor percebe que sua empresa agrega valor à vida deles. Isso torna a sua loja mais lucrativa.

Como dica para fechar esse artigo, reforço a importância de usar depoimentos de clientes no site e nas redes sociais da marca. Eles costumam ser bastante funcionais quanto à partilha de experiência do consumidor quando bem-sucedida.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como vender mais no seu e-commerce sem aumentar o número de clientes?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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