5 boas práticas de logística para fidelizar o cliente com a sua entrega

A logística tem se tornado uma das áreas de maior peso para o sucesso das empresas de e-commerce. Afinal, não basta apenas oferecer produtos de qualidade: é necessário que todos os processos caminhem de maneira integrada para o cliente ter a melhor experiência de compra. E isso começa do primeiro acesso até o momento em que o produto é entregue.

Acompanhar os avanços no setor logístico, portanto, é imprescindível para que a sua loja virtual consiga integrar estratégias, reduzir custos e fidelizar o cliente. Por isso, neste artigo eu separei 5 boas práticas logísticas para o seu e-commerce sair na frente da concorrência.

Organize bem o seu estoque

Investir na gestão adequada do estoque pode evitar algumas frustrações para o consumidor. Como, por exemplo, quando ele fecha a compra e somente depois é notificado da falta do produto. Portanto, é importante planejar desde o espaço físico, inventário e cadastro, passando pelos sistemas de automação da armazenagem, processos de separação (picking) e expedição das mercadorias.

Outro ponto essencial é trabalhar com fornecedores de confiança e estabelecer uma verdadeira parceria para os casos, por exemplo, em que é necessário adiar ou adiantar alguma reposição. Além disso, aposte em um modelo de reposição de produtos bem definido, seja ele contínuo ou periódico — mas sempre levando em consideração as demandas da sua loja.

Ofereça diferentes opções de frete aos clientes

Ter um frete atrativo é um dos diferenciais na hora da compra. Contudo, existem clientes que estão dispostos a pagar um valor um pouco maior para receber o produto antes do tempo. Ou, ainda, aqueles que não têm tanta urgência no recebimento e preferem pagar um valor mais em conta.

Uma opção que também está em alta é o serviço dos lockers inteligentes. O sistema foi pensado para solucionar os problemas dos clientes que moram em áreas restritas ou que desejam ter mais flexibilidade e economia no momento de finalizar a sua compra. O locker permite que o cliente retire o produto em um local pré-definido, sem custo adicional, com agilidade e autonomia.

Por isso, oferte diferentes opções de preços, modelos e prazos para que o cliente tenha a liberdade de escolher conforme as necessidades dele. Essa prática, inclusive, pode evitar os tão temidos carrinhos abandonados.

Terceirize o transporte

A terceirização do transporte é um fator que reduz bastante os custos da empresa. Mas, tão importante quanto escolher bons fornecedores, é fazer parcerias com empresas de transporte confiáveis. Afinal, essa é uma etapa da entrega que está diretamente ligada à satisfação do cliente.

Além de buscar preços que se adequem à sua loja, analise a reputação da transportadora. Busque por referências no mercado, se inteire dos processos de segurança e veja se o parceiro oferece as métricas de eficácia de transporte em épocas de maior demanda — como datas especiais e promocionais, como a Black Friday.

Certifique-se de que a transportadora planeja as rotas

Outro fator que pode evitar atrasos na entrega é o planejamento de rotas. Ou seja, um estudo estratégico das rotas de entrega para otimização não apenas dos prazos, mas na redução das despesas para o transportador e consequentemente para que o seu contrato de serviço tenha um melhor custo/benefício.

No mercado já existe uma boa oferta de softwares que viabilizam essa roteirização, considerando os riscos de determinado trajeto, restrições de trânsito ou do cliente, como melhor horário de entrega. Tudo isso para garantir mais eficiência nos processos tanto das lojas, como dos transportadores.

Monitore a entrega em tempo real

O monitoramento da carga também pode ajudar a minimizar problemas com o prazo de entrega. Isso porque é possível atuar em tempo real, seja possibilitando um novo cálculo da rota de entrega ou notificando o cliente caso haja algum problema. Esse tipo de comunicação é extremamente importante para estabelecer uma relação de maior confiança com o consumidor e maior satisfação com a compra.

Ao colocar em prática essas ações, além de reduzir custos para a sua empresa, você fideliza os seus clientes, tornando-se referência no mercado.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 5 boas práticas de logística para fidelizar o cliente com a sua entrega. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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