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Como gerar excelentes leads para e-commerce durante a Black Friday

Muito se fala sobre a Black Friday e como ela é representativa em termos de vendas para os lojistas, principalmente, no meio digital. Mas é preciso começar a logo a preparar seu negócio online para essa data tão importante!

Uma das datas mais aguardadas do ano pelo calendário do comércio está chegando. Em novembro acontece a Black Friday, um momento excelente para e-commerces venderem e lucrarem como nunca. Sendo assim, ainda é importante garantir um bom faturamento. E, para isso, criar um fluxo de leads para Black Friday pode ser uma ótima ideia!

Gerando excelentes leads para o seu e-commerce usando as promoções e ações de Black Friday para criar atração, você estará também tendo maiores chances de conversão na loja virtual, esse é o principal motivo para investir em uma boa estratégia nesse sentido.

Pensando nisso, criei este post especial para você descobrir como gerar e atrair excelentes leads para e-commerce durante a Black Friday. Continue lendo!

Por que gerar leads durante a Black Friday?

Para a maioria das lojas virtuais, o principal canal de atração de clientes e vendas é por meio de campanhas de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads, por exemplo. Quando chega a Black Friday, devido ao alto volume de investimento por parte dos grandes varejistas nesses canais, o custo do clique sobe exponencialmente.

Isso é levemente compensado pelos canais de tráfego direto e orgânico, pois o público, no geral, tem mais intenção de busca e compra.

Ter um diferencial é essencial para sair na frente dos concorrentes e se destacar aos olhos dos consumidores. Este é o primeiro ponto do benefício de investir em um fluxo de leads para Black Friday. Um bom planejamento que trabalhe a data de forma prévia entre os leads é uma maneira inteligente de aumentar as suas vendas.

Além disso, um fluxo de leads é essencial em uma boa estratégia de marketing digital. Pois ele garante que haverá uma quantidade grande de pessoas com interesse nos seus produtos e que serão alimentadas com informações chave para converterem na hora certa.

Unindo a tudo isto temos essa data tão emblemática. Uma campanha de leads para Black Friday pode ajudar você a antecipar condições e deixar o público no ponto para este dia especial.

E agora, quer saber como gerar leads para e-commerce durante a Black Friday? Confira a seguir.

Dicas para atrair excelentes leads na Black Friday

Use seu blog a seu favor

Se você não tem um blog, faça um agora mesmo! Se você já tem, coloque no final de cada post um formulário para capturar os leads oferecendo um ebook ou inscrição para webinar, por exemplo. Essa estratégia na Black Friday ajuda muito na captura de excelentes leads. Lembre-se também de usar links e CTAs!

Saiba valorizar quem você conquistou

A primeira dica para trabalhar um bom fluxo é que você precisa entender que a Black Friday é diferente de qualquer outro tipo de campanha. É o caso de valorizar as pessoas certas, na hora certa. Estamos falando aqui de exclusividade, então toda a sua estrutura de contato precisa mostrar aos seus leads que eles são únicos e estão recebendo informações privilegiadas e valiosas. Quando se sentem assim, as pessoas tendem a engajar mais na sua proposta.

Faça webinars interessantes

Em uma estratégia de atração de leads na Black Friday não pode faltar Webinar. Não pense que seu público não está interessado, conteúdo relevante apresentado por quem é referência e/ou entende muito do assunto é sempre atraente e faz toda a diferença.

Tenha bem claro quais são os seus objetivos

Uma das principais vantagens de uma estratégia de marketing digital e, especialmente, de um fluxo de leads para Black Friday é mensurar os resultados de tudo que foi feito. Por isso, ter objetivos claros ajudam a tornar esse processo mais fácil e com melhores números. Diga em números o quanto você pretende vender, qual o percentual que você quer crescer. Ter metas torna o alcance de objetivos muito mais fácil e mensurável.

Crie gatilhos

Todo o seu fluxo de leads para Black Friday precisa ter gatilhos, que ajudem a fazer o lead avançar e realizar ações desejadas pela estratégia anterior. Por isso, é preciso pensar em todas possibilidades e comportamentos chave que, quando realizados pela pessoa, ative esse gatilho direto de venda, que pode poupar o seu tempo e contribuir diretamente para o aumento dos lucros.

Coloque algumas “iscas” no site para capturar e-mails de usuários. Adicione pop-up na entrada do site, oferecendo cupom de desconto + algum conteúdo que seja relevante. Além disso, uma dica é colocar também um pop-up para o usuário que tentar abandonar o site ou o carrinho de compras.

Utilize a linguagem e o conteúdo corretos

Saber se comunicar é algo simplesmente essencial para poder começar a gerar leads a partir das suas ações de Black Friday. Entregar valor é essencial para manter o seu fluxo de leads ativos, com boas taxas de interação e engajamento. Deixe claro o que você está querendo dizer, produza conteúdos que estejam afins com isso e marque, na linguagem, todos esses pontos.

Co-marketing pode fortalecer a geração de leads

Procure fazer campanhas com outras empresas que tenham relação com seu negócio, mas que não são concorrentes. Faça isso em webinars, blog posts, posts de redes sociais e tráfego para LP ‘s, já que qualquer ajuda extra, com baixo custo e gratuita é sempre bem-vinda durante as ações na Black Friday.

Faça testes sempre

Toda boa estratégia de marketing digital se baseia na lógica de que é preciso testar. Sendo assim, um fluxo de leads para Black Friday não seria diferente. Faça alguns experimentos como mandar um e-mail com um título para um grupo e com um diferente para outros. Analise os números, veja qual linha deu mais certo e invista nela.

Crie landing pages chamativas

Crie conteúdos relevantes e os ofereça de forma gratuita aos usuários, por meio de redes sociais e campanhas de link patrocinado, como o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Use também Landing Page de produtos para captar e-mails e gerar leads e, então, direcionar a pessoa até a página do produto, oferecendo um desconto especial ou um cupom.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como gerar excelentes leads para e-commerce durante a Black Friday. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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