7 erros que prejudicam seu e-commerce na Black Friday (e como evitá-los)

As projeções indicam que a Black Friday 2020 deve ser a maior de todos os tempos. O otimismo com a data se justifica pela aceleração do e-commerce este ano e pela adesão de mais brasileiros às compras online, com 86% deles afirmando que irão comprar na Black Friday e no Natal.

A expectativa para bons resultados não deixa lugar para erros na Black Friday. Pensando nisso, enumerei sete problemas que prejudicam sua operação no e-commerce e o que fazer para não cometê-los na quarta semana de novembro.

1 – Aumentar os preços

Aumentar os preços antes da Black Friday e reduzi-los no dia da promoção é um erro fatal para e-commerces. Embora essa prática seja relativamente comum no varejo online, ela é facilmente identificada pelos consumidores e pode provocar um desastre na reputação da marca.

Na Black Friday e em qualquer dia do ano, seja transparente e honesto com seu público. Não aumente preços na véspera de uma grande promoção. Em vez disso, aplique descontos reais ou, então, não participe, caso não tenha organizado uma campanha com antecedência e nem se preparado junto aos fornecedores.

2 – Ter um site instável e lento

sucesso da Black Friday no e-commerce vai além da divulgação. Sem uma infraestrutura preparada, todo o esforço pode ir por água abaixo se o site estiver lento e fora do ar no dia.

Faça um setup da infraestrutura do seu e-commerce. Converse com o provedor e com a plataforma para garantir que tudo esteja em ordem para suportar o alto volume de visitantes. Questione o que é possível melhorar para não haver falhas.

3 – Não definir o mote da campanha

Entrar na Black Friday só porque seu concorrente vai estar lá não é uma decisão inteligente. Você precisa definir seus objetivos com a data. Aumento de receita? Aquisição de clientes? Fluxo de caixa? Limpeza de estoque parado? Branding?

A etapa de pré-configuração da campanha deve focar apenas em um objetivo para, a partir dessa definição, traçar quais canais serão utilizados para divulgação, qual será a identidade dos criativos e quanto será investido na data.

4 – Divulgar a campanha muito tarde

O atraso na divulgação e até a falta dela são erros que vão te deixar para trás na Black Friday. Além de se preocupar em anunciar para a sua base de clientes, é preciso levar a marca para outros públicos, por meio de ferramentas de marketing e mídia paga.

Já percebeu que a cada ano a divulgação da Black Friday acontece mais cedo? Algumas empresas já começam a disparar promoções na primeira semana de novembro. Pensando nisso, invista em teasers para aguçar a curiosidade do público.

 5 – Decidir participar da Black Friday em cima da hora

Este erro faz parte de um problema que deveria ter sido solucionado há meses, com a definição de um calendário promocional para o ano. Sem essa programação, o e-commerce corre risco de planejar as ações muito próximo da data, às pressas, de forma desorganizada e sem compromisso com as metas e com o cliente. Assim, o resultado pode não sair como o gestor esperava.

6 – Não investir na experiência do usuário

A esta altura você já sabe que todo e-commerce deve investir na experiência do cliente. Pois saiba que na Black Friday esse aspecto se torna ainda mais visível.

Enriquecer a experiência digital do consumidor significa, entre outros tópicos, ter um site voltado para mobile, um checkout simplificado, ter descrições de produtos completas e otimizadas para SEO e proporcionar uma navegação descomplicada.

7 – Esquecer de trabalhar a urgência na campanha

A ideia da escassez é um gatilho psicológico para os compradores. Por isso, saiba que é uma ótima ideia investir em ações promocionais por tempo limitado. Você provavelmente já viu os avisos de “37 pessoas pesquisaram por este hotel” ou “restam apenas 2 quartos” em sites de reservas e ficou tentado a comprar imediatamente, não?

Dizer aos clientes que o produto está acabando ou que a promoção é válida só até hoje pode realmente levá-los a comprar. A grande questão é entender qual tática funciona melhor para a sua persona e o seu nicho.

A Black Friday está chegando! Salve este artigo e utilize as dicas durante o planejamento das suas ações para tornar a quarta semana de novembro um sucesso para o seu e-commerce.

O post 7 erros que prejudicam seu e-commerce na Black Friday (e como evitá-los) apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 7 erros que prejudicam seu e-commerce na Black Friday (e como evitá-los). Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages