O que otimizar no seu e-commerce para prosperar durante a Black Friday 2020

Experiências digitais otimizadas são o fator decisivo para temporada de compras em 2020, devido a diminuição do comércio presencial. A Black Friday este ano será um período extremamente competitivo. Para se destacar, lojas online precisarão fornecer experiências rápidas, significativas e buscar fidelizar e proteger seus consumidores.

Uma maneira estratégica de fazer isso é acessando os dados de compras anteriores e os históricos de navegação dos clientes. Se um cliente sempre compra roupas femininas de tamanho médio, por que não exibir itens semelhantes no topo da página para facilitar a compra? Ou notificá-lo quando o preço de um produto que ele colocou em seu carrinho, mas não comprou, cair — se o tamanho selecionado ainda estiver disponível. E garantir que se o cliente adicionar itens ao carrinho de compras enquanto utiliza seu smartphone, que os itens estejam no carrinho quando ele fizer login em seu PC, facilitando a compra.

Aumento do mobile commerce

Segundo relatório da Pipz Plataform, em 2019, 35% das compras online foram feitas por meio de um smartphone. Se a web possibilita toneladas de imagens e vídeos, os consumidores esperam ter esse mesmo conteúdo independente do tipo de dispositivos usado. Isso significa que você deve otimizar esse conteúdo para que os consumidores possam acessá-los com qualidade e rapidez, a fim de mantê-los em sua loja sem que eles recorram a um competidor.

Houve aumento nos pagamentos e compras online, muitas das quais os consumidores iniciam a partir de telefones celulares. Portanto, você deve garantir que os aplicativos sejam intuitivos e rápidos, além de proteger as informações pessoais dos consumidores.

Ataques DDoS, roubo de credenciais e ataques Magecart estão ficando cada vez mais sofisticados e perigosos, gerando perdas em vendas todos os anos. Em análise, a Akamai detectou que ataques Magecart, por exemplo, apareceram em 17.000 diferentes sites analisados. Estima-se que o prejuízo dos mesmos pode ter alcançado US$229 milhões. Nos últimos meses, o aumento nas compras online revelou falhas em websites e abriu espaço para ataques. Segundo um levantamento da Akamai, 80% dos sites na web possuem alguma falha de segurança relacionada à scripts de terceiros — porta de entrada da maioria dos ataques.

Reforço da segurança na Black Friday

Por isso mesmo é importante investir adequadamente em proteção e segurança cibernética. Especialmente durante a Black Friday e a Cyber Monday, já que espera-se que as compras online aumentem exponencialmente durante esse período.

Além de implementar tecnologia para proteger as informações do seu consumidor e se adequar à LGPD, você também deve reavaliar quais dados está coletando e por que. Quanto mais é coletado, mais você está em risco. Algumas mudanças simples podem fazer a diferença.

Programas de fidelidade

Por fim, em um mercado tão competitivo, os programas de fidelidade e a comunicação podem realmente te ajudar a adquirir e a reter clientes. Você pode facilitar a inscrição no website, solicitando apenas um endereço de e-mail e uma senha, já que outras informações podem ser coletadas durante o processo de checkout inicial. Varejistas que se concentram em comunicação consistente formam relacionamentos com seus clientes e isso compensa. Mantenha a comunicação curta, amigável, personalizada e envolvente. Utilize e-mails concisos e vídeos breves (menos de 3 minutos). Os consumidores querem estar por dentro e se sentirem seguros.

Talvez o aspecto mais crítico dos programas de fidelidade seja as recompensas. Todo mundo gosta de um desconto ou de algo de graça — todos! Ofereça recompensas significativas, talvez pontos em cada compra que leve a descontos futuros, ofertas e, às vezes, apenas brindes gratuitos. E não faça os consumidores digitarem algum código maluco — aplique os pontos ou desconto automaticamente.

É claro que qualquer programa de fidelidade deve incorporar personalização, ótimas experiências em dispositivos móveis e transações seguras. No clima de varejo de hoje, a lucratividade depende de relacionamentos sólidos com os clientes. Nesse caso, os programas de fidelidade premium são simplesmente as melhores ferramentas para fortalecer o relacionamento de sua marca com seus principais clientes.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que otimizar no seu e-commerce para prosperar durante a Black Friday 2020. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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