Como um vídeo de boa qualidade pode ajudar na conversão do seu site

Para a maioria dos consumidores, uma compra só é realizada após uma boa pesquisa pela Internet. Se antes blogs e reviews eram as principais fontes de consulta, hoje um vídeo pode influenciar na decisão de um comprador. Cada vez mais estratégico, um vídeo de boa qualidade pode ajudar a melhorar a taxa de conversão do seu site.

Todos os lojistas, independentemente do tamanho ou possibilidade de investimento, podem se beneficiar dos vídeos como ferramenta de marketing. Criatividade, uma câmera e o apoio de um programa para editar vídeos é o básico para fazer parte dessa tendência de consumo.

O marketing com vídeo para conversão do site

Não é difícil compreender por que o vídeo tem sido tão importante quando falamos de conversão de vendas. Nas compras online, o consumidor perde a possibilidade de interagir com um produto, seja tocando ou provando, o que faz com que a decisão de compra seja quase como um voto de confiança.

Com um vídeo, o cliente consegue ter uma noção mais próxima da realidade de como um produto funciona. A preferência pelo formato audiovisual como fonte de pesquisa é cada vez maior. Por isso, ao apresentar um vídeo à página de um produto, você fornecerá material de apoio para uma decisão de compra. 

Outro ponto positivo é que a produção de um vídeo não necessariamente exige grandes investimentos. Enquanto empresas de grande porte podem contratar produtoras profissionais, pequenos lojistas conseguem aumentar a conversão do site ao gravar com uma câmera e fazer edições em um programa especializado.

Um bom exemplo de editor de vídeo para pc é o WonderShare Filmora9. Este é um software com recursos profissionais, com a vantagem de ser simples de utilizar e muito intuitivo. Assim, mesmo quem não tem experiência no assunto pode ser beneficiado por suas ferramentas completas.

Imagem: Filmora9

No Filmora9, funções de corte de cenas, transações de vídeo e filtros de correção de cores são fáceis de aplicar. O banco de animação e vinhetas também permite um alto nível de personalização. Até mesmo o recurso de tela verde faz parte das ferramentas do software.

Programas de edição de vídeo focados na praticidade de uso, como o Filmora9, é mais um sinal da aproximação do formato audiovisual dos consumidores. Mas existem outras tendências que comprovam a importância do vídeo em uma compra.

A tendência de comprar após um vídeo

Assistir a um vídeo para tomar uma decisão de compra não é uma novidade para os consumidores e lojistas. Ainda em 2018, uma pesquisa realizada pela PROMO apontou que 70% das pessoas costumam visitar o site da empresa depois de assistir a um vídeo sobre a marca.

Essa mudança de comportamento se consolidou com o uso frequente das redes sociais. Plataformas como Instagram e Facebook se popularizaram também por seus vídeos curtos, com Stories e Reels. Sem contar no Tik Tok, uma rede totalmente baseada em vídeos.

Outro sinal de que a tendência de comprar após um vídeo está se consolidando é a plataforma recém-lançada do Google, ainda não disponível no Brasil. Nomeada de Google Shoploop, o projeto propõe compras por meio de vídeos curtos.

De fato, o vídeo como material de apoio, seja de pesquisa ou de decisão de compra, é uma tendência que só tende a crescer.

3 ações práticas para implementar no e-commerce

95% da população brasileira acessa o YouTube e, certamente, boa parte delas consome vídeos para decisão de compra. Sabendo do potencial do vídeo no incentivo às vendas, quem tem uma loja online precisa considerar a produção de material audiovisual como um aspecto importante para o comércio. 

Imagem: Freepik

Para te ajudar nesta tarefa, separei 3 ações práticas para implementar no e-commerce e aproveitar o poder do vídeo.

  • Pense nos detalhes desde a captação: contar com uma equipe profissional na produção de vídeos é o cenário ideal. Mas, quem não tem recursos disponíveis pode fazer um bom trabalho com câmeras digitais e sistemas de iluminação portáteis. Faça o possível para que a captação tenha um ótimo nível de qualidade.
  • As características do produto: a principal função do vídeo é trazer realismo na escolha do consumidor. Por isso, lembre-se de captar todos os ângulos do produto para o cliente conhecer seus recursos.
  • Faça uma boa edição: a pós-produção é tão importante quanto a preparação da captação. O Filmora9, citado anteriormente, é uma ótima opção, com recursos profissionais em uma interface simples. O software ainda salva no formato correto de cada rede. Assim, ao final do projeto, é só começar a divulgação!
  • O post Como um vídeo de boa qualidade pode ajudar na conversão do seu site apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

    Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como um vídeo de boa qualidade pode ajudar na conversão do seu site. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Pages