Expectativas para o e-commerce no Dia das Crianças

Neste ano, em pleno recesso econômico por causa da pandemia, o varejo online vive um momento de glória. O Dia das Mães, por exemplo, registrou aumento de 117% no faturamento (R$ 6,02 bilhões em comparação a 2019). O otimismo se mantém no segundo semestre, a começar pelo Dia dos Pais, que teve crescimento de 41% no faturamento (R$ 3,5 bilhões). Após as ações do Dia do Cliente, em 15 de setembro, a próxima aposta para alavancar negócios no e-commerce é o Dia das Crianças. A data promete ser mais uma grande oportunidade para os sellers brasileiros.

Vale lembrar que no período entre 29 de setembro e 12 de outubro do ano passado, a palavra-chave “brinquedo” subiu de 49 para 100 no ranking de buscas do Google. “Brinquedo dia das crianças” (400%); “brinquedo legal” (250%); “brinquedo educativo” (100%); “moto de brinquedo” (80%) e “geladeira de brinquedo” (70%) foram outros termos com aumento expressivo.

A expectativa para 2020 é que a data movimente não apenas as vendas de brinquedos, mas também segmentos como roupas, calçados, artigos esportivos kids, fragrâncias e até mesmo alimentos. Afinal, as pessoas estão mais tempo em casa.

Mas é importante destacar: aproveitar o maior fluxo de vendas no Dia das Crianças exige planejamento e estratégia para chegar aos usuários certos. Se você ainda não está 100% preparado, confira algumas dicas que podem ajudar no desempenho do seu e-commerce!

Reforce a estrutura

Como está seu estoque? Quais itens precisam escoar mais e quais os best-sellers que precisam de reposição? Sua equipe está preparada? Certifique-se de que a estrutura interna está alinhada para o possível boom de vendas.

Estoque

Para evitar atrasos na entrega e quebra de estoque, consulte a disponibilidade dos itens e seus cadastros no sistema de gestão. Deixe tudo em ordem!

Back office

Esse quesito envolve pessoas e sistemas. Quanto às pessoas, é importante criar uma atmosfera motivadora e engajada para garantir o bom atendimento aos clientes (se necessário, contrate funcionários temporários). Já em relação aos sistemas, consulte como as empresas de software (ERP, Hub, gerenciador de pagamento, etc.) estão se preparando para o período.

Logística

Não é novidade que as crianças amam ganhar presentes, por isso, evite frustrar os pequenos com entregas extraviadas ou não realizadas. Dê uma atenção especial à expedição dos produtos e às empresas de logística parceiras (prefira as que disponibilizam rastreios precisos). Uma estratégia para ganhar um pouco mais de tempo no preparo das mercadorias é embalar alguns itens com antecedência.

Estratégias para vender mais no Dia das Crianças

Enquanto reforça a estrutura, aproveite também para desenhar suas estratégias de vendas. Algumas ideias que podem fazer muita diferença:

Promoções

Mostre aos usuários que sua loja virtual está oferecendo condições realmente vantajosas. Crie descontos em algumas categorias; faça combos com preços diferenciados; ação de compre mais e pague menos; opções de cash back, frete grátis e brindes. Essas são algumas vantagens que estimulam o aumento do ticket médio e a fidelização no pós-venda.

Anúncios

Se grande parte dos clientes chega à sua loja por meio das redes sociais, invista em anúncios em Facebook e Instagram com segmentações inteligentes — mas lembre-se do Google e dos Ads em marketplaces.

Sorteio

Essa jogada pode ser bastante interessante para atrair clientes, especialmente para lojas segmentadas. Se você vende games e consoles, pode sortear um novo videogame; se vende roupas, pode sortear um vale-compras.

Formas de pagamento

Permita ao cliente escolher a melhor forma de pagamento de acordo com suas condições. Cartões de crédito de diferentes bandeiras, boleto bancário e pagamentos digitais são diferentes métodos — todos com seu devido espaço no e-commerce.

Avise a base

Além de buscar em prospects, foque na base de clientes já existente. Use e-mail marketing, mensagens por WhatsApp/Telegram, SMS e posts em redes sociais para comunicar as pessoas sobre as ações que está promovendo. Se tiver tempo e orçamento, estude a possibilidade de fazer ação com algum influenciador digital.

Dá tempo de decolar no Dia das Crianças

Mesmo que falte menos de um mês para o Dia das Crianças, ainda dá tempo de estruturar seu e-commerce para vender mais. Acredite na sua operação, estude, busque referências e não tenha medo de inovar. Com o back office fortalecido e um marketing digital bem feito é possível surfar na onda do bom momento do varejo online.

Sucesso nas vendas e até a próxima!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Expectativas para o e-commerce no Dia das Crianças. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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