Qual a diferença entre site, hotsite e landing page? Veja qual é o melhor para o seu negócio

Você acaba de se convencer que ter um negócio digital ou divulgar seus produtos na internet é o próximo passo que você deve dar.

E, logo em seguida, vem uma enxurrada de termos novos, a maioria em inglês, e você não sabe o que eles significam e nem por onde começar.

Você se identifica com esse cenário?

Se sente perdido quando um guru de marketing fala em landing page, hotsite…?

Não faz ideia do que exatamente significa cada uma dessas coisas, muito menos qual é a diferença entre elas?

Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, este artigo era para você.

Eu vou te explicar de forma simples o que é site, hotsite e landing page, quando usar cada um e ainda trago alguns exemplos para ilustrar e facilitar o entendimento.

Pronto para acabar de uma vez por todas com essa confusão? Então, continua aqui comigo até o final!

O que é um site?

Um website (ou apenas site) é um conjunto de páginas na internet interligadas que pertencem a um único domínio.

O que isso quer dizer?

A palavra inglesa "site" vem da mesma origem que a palavra portuguesa "sítio", ambas são derivadas do latim "situs" que significa lugar demarcado.

A internet é como um grande país (ou até mesmo planeta) e o site é um lugar demarcado dentro desse país. Ou seja, ele possui um endereço pelo qual pode ser localizado.

Esse endereço é o domínio, que é toda a parte da URL entre o "www" e a primeira barra (/) . Por exemplo:

"klickpages.com.br" é o domínio e o "/blog' é uma pasta dentro desse domínio.

Outro exemplo seria:

  • https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-office?rtc=1

Nesse caso, o domínio é "microsoft.com" e todo o restante é o caminho de pastas para chegar em uma determinada página.

Assim, todas as páginas que tem, no endereço, o domínio "microsoft.com", pertencem ao site da Microsoft.

E o site é o conjunto dessas páginas.

As diversas páginas de um site se interconectam por meio de links e, geralmente, tem como objetivo apresentar um negócio, seus produtos ou serviços, e demais recursos (blogs, notícias, canais de contato).

Por exemplo, na página inicial do site da Microsoft, você encontra links que, ao clicar, vão te levar para as outras páginas do site, além de informações sobre os produtos, suporte, notícias e institucional.

O que caracteriza que todas essas outras páginas que estão linkadas na homepage fazem parte do mesmo site é o fato de elas pertencerem ao mesmo domínio.

Ou seja, o endereço de todas elas começa com "microsoft.com".

O site tem um ciclo de vida longo, fica publicado por um período indeterminado (enquanto for do interesse do negócio), contém informações sobre o negócio como um todo (institucional, suporte, notícias, produtos específicos) e tem como objetivo dar presença digital para o seu negócio.

Ou seja, o site é o local onde os potenciais clientes podem conhecer mais sobre a história do seu negócio, quais são as soluções que você oferece, notícias recentes…

E o hotsite?

Traduzindo literalmente do inglês, hotsite significa algo como site quente.

Ele é um mini site criado para promover uma ação, lançamento ou promoção específica e, por isso, fica publicado apenas por tempo limitado.

Por exemplo, o hotsite da promoção #ajudaguaraná. A empresa Guaraná Antarctica tem um site normal, com informações institucionais e notícias, que é este aqui:

E eles criaram um hotsite específico para a ação que estão fazendo junto com o Luciano Huck, com informações e páginas relacionadas apenas à campanha #ajudaguaraná.

Se você reparar, os menus e conteúdos são completamente diferentes. Enquanto o site oficial até menciona a promoção, ele traz diversos outros conteúdos relacionados a marca.

Já o hotsite é completamente dedicado à essa ação específica.

Até aqui já falamos de site e hotsite e o que é cada um, mas onde entram as landing pages no meio disso tudo?

O que é uma landing page?

Landing page significa página de aterrissagem. Esse conceito surgiu como sendo a página para onde um visitante é direcionado ao clicar em um link.

Por exemplo, você faz uma pesquisa no Google por cursos de inglês online, vê um anúncio que parece interessante e clica.

A página para onde você for direcionado é a landing page ou página de aterrissagem.

Só que com o passar dos anos, esse conceito evoluiu para além disso e ganhou características e objetivos específicos.

A landing page é uma página focada em conversão. Todas as informações nela tem como objetivo levar o visitante a tomar uma ação específica.

Geralmente, as landing pages são utilizadas para oferecer um conteúdo ou material de valor em troca de uma forma de contato com um potencial cliente.

Por exemplo, você cria um ebook com 10 receitas de pães fáceis de fazer em casa. Você pode simplesmente fazer o upload desse ebook em um serviço de armazenagem (tipo o Google Drive ou Dropbox) e sair compartilhando o link de download para quem tiver interesse baixar.

Só que dessa forma, as pessoas terão acesso ao conteúdo que você produziu sem deixar nada em troca.

Talvez elas até pudessem ser potenciais clientes para o seu negócio do nicho de culinária, mas como você não pegou nenhuma forma de contato, você não teria como continuar se comunicando com essas pessoas.

É aí que entra a landing page.

Ao invés de sair divulgando o link para download, você cria uma página falando sobre o seu ebook e oferece enviar o acesso por email. Os visitantes se inscrevem na sua página através de um formulário, você captura o contato deles, e eles recebem o seu ebook por email.

Desse jeito, agora você tem um canal para se comunicar com esses potenciais clientes.

A landing page também pode ser utilizada para outros tipos de conversão também, como vendas.

No artigo Landing Page: Guia Prático Completo, você pode conhecer mais a fundo para que servem as landing pages e ver diversos exemplos.

Vale ressaltar que essas são páginas que podem fazer parte de um site, geralmente, elas ficam publicadas por tempo indeterminado e são focadas especificamente em gerar conversões.

Site, hotsite ou landing page: qual é o melhor para o seu negócio?

A resposta é depende do seu objetivo.

Se você quer promover e divulgar a sua marca, oferecer um canal onde as pessoas possam conhecer mais sobre o seu negócio e entender o que você oferece, o melhor é criar um site.

Se você está lançando um produto novo ou criou uma promoção especial e quer gerar atenção para esse evento específico, o ideal é um hotsite que ficará publicado por tempo limitado.

Agora se você quer focar em conversões e gerar leads e vendas, principalmente se você estiver utilizando tráfego pago (anúncios), aí pode ir sem dúvidas de landing page.

Lembrando que você pode ter todos os 3 ao mesmo tempo se isso fizer sentido para a sua estratégia, uma coisa não exclui a outra.

E independente se você quer criar um site, hotsite ou landing page, saiba que você pode contar com o Klickpages para construir as suas páginas de maneira simples e rápida.

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Conclusão

Neste artigo, você viu que site, hotsite e landing pages não são bichos de 7 cabeças.

Na verdade, são formas diferentes de gerar visibilidade para o seu negócio na internet e que se complementam.

Você pode criar um site para divulgar o seu negócio e produtos ou serviços como um todo.

Um hotsite para uma campanha específica com duração de tempo limitada.

E uma landing page para captar potenciais clientes e criar um relacionamento com eles.

Agora que você já sabe tudo isso, quer ver como dar o próximo passo e criar uma página? Então confira o artigo: Como criar landing pages do zero em menos de 1 hora: passo a passo

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Qual a diferença entre site, hotsite e landing page? Veja qual é o melhor para o seu negócio. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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