Sitemap: XML, HTML, Utilidades e Mitos

Afinal, o que é Sitemap? Por que inserir um arquivo “sitemap.xml” ou “sitemap.html” em um site? Ele interfere na indexação ou até mesmo no ranking de buscadores? Essas são algumas perguntas que muitas pessoas fazem ao tentar entender qual a real importância desse sistema para sites.

Você também tem dúvidas sobre o tema? No artigo de hoje, você vai entender:

  • o que é Sitemap;
  • como funciona o Sitemap HTML e para que serve;
  • como fazer um Sitemap XML e qual sua principal função;
  • o XML é essencial para a indexação de um site;
  • qual a diferença do Sitemap XML e XML.GZ.

O que é Sitemap?

O Sitemap ou mapa do site, se preferir, é, basicamente, uma lista com todas as páginas (URLs) de um site. Ele funciona como uma espécie de mapa que irá ajudar e guiar o robô de busca ou o usuário a navegar e encontrar páginas do site.

Para entender melhor qual o seu propósito, vamos supor que a home do seu website é a entrada principal de um supermercado e, as categorias, são as principais vias de acesso. Ao entrar no estabelecimento, o consumidor recebe em suas mãos um mapa com todas as seções existentes e produtos disponíveis.

Quanto mais profunda é a seção, mais organizado precisa ser o mapa para você chegar lá, certo? Afinal, ninguém, em sã consciência, gosta de ficar perdido ou ficar preso a tentativa e erro.

E é exatamente para isso que o existe o Sitemap: guiar o usuário ou o robô de busca para uma melhor navegação pelo site, sem, teoricamente, acessar páginas com conteúdos irrelevantes ou páginas duplicadas, fazendo com que a navegação flua com melhor qualidade.

Porém, como era de se esperar, o usuário não lê as mesmas coisas que o robô de busca e vice-versa. Para resolver isso, foram criados dois padrões de Sitemap: 

  1. o Sitemap.XML;
  2. o Sitemap.HTML.

Dentro do nosso Curso de SEO, os dois temas são bem explicados e mostramos exemplos reais. É um recurso superútil em projetos de SEO e lá no treinamento dou mais detalhes. Acesse o link para conhecer!  

Como funciona o Sitemap HTML e para que serve?

O mapa HTML é voltado para o usuário comum que tem interesse em entender melhor a estrutura do site em questão. Esse tipo de Sitemap, é, antes de mais nada, uma convenção criada entre os desenvolvedores de site, mas que, cada vez menos está sendo usado devido a falta de acesso por parte dos próprios usuários.

Por outro lado, visando facilitar a navegação dos visitantes, os sites apresentam um campo de busca como uma alternativa rápida e fácil para que o usuário encontre qualquer tipo de informação que procura.

Como fazer um Sitemap XML e qual sua principal função?

O Sitemap XML é o arquivo, ou mapa, voltado especialmente para o robô de busca, escrito seguindo padrões e regras, com códigos específicos para que o buscador encontre mais páginas do website.

Ele é extremamente importante para que o robô entenda melhor a estrutura do site e, é claro, quanto melhor for a arquitetura, mais organizado será o Sitemap XML. Além disso, a navegação é mais fácil para que ele encontre todas as páginas e seções.

Existem três perguntas muito comuns para quem tem dúvida sobre o assunto:

1. O Sitemap XML interfere na indexação?

Sim. Essa é exatamente a principal função do Sitemap.xml. Ajudar na indexação das páginas e categorias de um site.

Se o site possui um grande volume de páginas, categorias, subcategorias, produtos e subprodutos, com certeza o XML será um grande facilitador para que o robô de busca encontre cada uma dessas seções.

É importante lembrar que o mapa nunca irá resolver tudo sozinho. Isso quer dizer que ele sempre deve ser acompanhado de uma boa arquitetura de links internos fazendo com que o robô de busca encontre e indexe mais páginas, além de claro, acelerar o processo de indexação de novas páginas.

Uma arquitetura bem feita, com links internos para as páginas mais profundas do site, “dispensa” o uso do Sitemap XML no quesito “fazer o robô de busca encontrar todas as páginas”. Porém, praticamente nenhum site chega a tal perfeição a ponto de excluir a necessidade do  seu uso.

2. O sitemap interfere nas visitas do site? 

Não, mas se pararmos para analisar com mais carinho esse ponto, podemos dizer que sim, mas é uma influência totalmente indireta. Afinal, ele ajuda na indexação das páginas, e, claro, se você tem uma nova página indexada, provavelmente ela trará mais visitas via busca orgânica, ou pelo menos, assim se espera de um site com bom conteúdo.

3. O ranking do site é afetado pelo sitemap?

Até agora, todos os testes demonstram que o não, o Sitemap XML não interfere no ranking e sim, na indexação do site.

Porém, vale ressaltar que o Duane Forrester, um dos funcionários responsáveis pelo Webmaster Tools do Bing, já declarou abertamente em uma entrevista no SEOMoz que existe uma espécie de bônus no ranking para quem submete o Sitemap XML ao Bing Webmaster Center.

Além disso, o Google Webmaster Tools, já deixou claro que presta atenção aos casos onde o XML contém URLs que retornam o status 404, 30x, e assim por diante. Essas páginas fazem com que o robô de busca do Google acabe por perder tempo desnecessário buscando por páginas redirecionadas ou com erro.

O Sitemap XML é essencial para a indexação do site?

Existem alguns sites em que o uso do Sitemap XML é mais recomendado que em outros. E, para ajudar a entender essas peculiaridades, segue abaixo quatro tópicos tirados da página do Google sobre Sitemap que indicam em quais casos o seu uso é útil:

  • se o site tiver conteúdo dinâmico;
  • se o site tiver páginas que não podem ser facilmente encontradas pelo Googlebot durante o processo de rastreamento, como por exemplo páginas com conteúdo AJAX ou imagens;
  • se o site for novo e houver poucos links para ele. Como o Googlebot rastreia a web seguindo os links de uma página para a outra, se o seu site não estiver bem vinculado, será difícil detectá-lo;
  • se o site possuir um grande arquivo com páginas de conteúdo que não estão bem vinculadas umas às outras ou que simplesmente não estão vinculadas.

Qual a diferença do Sitemap XML para o XML.GZ?

Afinal, qual a diferença entre os dois? A resposta é simples, a primeira é a versão normal do Sitemap e a segunda é a versão compacta do XML, mais conhecido como XML.GZ. E como tudo que é compactado tende a ser menor que o original, com essa diferença não é diferente.

Eu sou a favor de que tudo que é bom e bem estruturado o Google gosta. Se você pode fazer bem feito, faça! Com certeza o buscador mais famosos do mundo, ou qualquer outro, irá olhar para o seu site com bons olhos.

Logo, fica minha sugestão, principalmente para grandes sites: utilizem o Sitemap XML.GZ. Afinal, é um arquivo compactado, menor que o original, e que facilita o carregamento e tempo de resposta. Se podemos facilitar a vida do robô de busca, por que não fazer?

Conclusão

O Sitemap XML é muito importante para facilitar o entendimento da estrutura do site e ajuda na indexação das páginas. Sempre que você inserir uma nova página deverá também atualizar o Sitemap.

Vale ressaltar que nem uma arquitetura perfeita garante indexação completa, nem um XML perfeito garante indexação completa do site, mas, são ferramentas complementares de uso obrigatório para que o robô consiga compreender melhor a estrutura do site.

Gostou do artigo? Compartilhe com sua rede de amigos e deixe o comentário no post! Para mais assuntos assim, continue acompanhando o blog da Mestre!

O post Sitemap: XML, HTML, Utilidades e Mitos apareceu primeiro em Agência Mestre.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Sitemap: XML, HTML, Utilidades e Mitos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages