Micro Nicho: Descubra qual Combina com Você

Ao começar um negócio digital, seja como produtor ou afiliado, um dos fatores mais importantes a ser levado em conta é a escolha da sua área de atuação. Quanto mais específica, melhor. E nesse caso, escolher o micro nicho certo pode ser um fator decisivo para o seu sucesso.

Neste artigo, vamos explicar como descobrir o micro nicho que mais combina com você e como essa escolha será fundamental para a escalar as suas vendas.

Continue lendo para descobrir!

O Mercado de Afiliados

O mercado de afiliados pode ser definido por quatro camadas, como se fosse uma espécie de funil: mercado, segmento, nicho e micro nicho. À medida em que você se aprofunda nessas camadas, a sua área de atuação se torna mais específica.

De forma mais explicativa, podemos dizer o seguinte: o mercado é a parte mais abrangente. Dentro de um mercado, você pode definir um segmento de atuação. Já no segmento, você escolhe um nicho e, por fim, decide o seu micro nicho.

Para esse exemplo ficar ainda mais claro, vamos usar um supermercado?

O supermercado em si é o próprio mercado. Dentro dele existem vários departamentos, como produtos de limpeza, de higiene pessoal, de laticínios, massas e por aí vai.

Cada um desses departamentos pode ser considerado como um segmento de mercado.

Em laticínios, você encontra, por exemplo, o freezer de queijos, que é o nosso nicho. E dentro desse freezer, tem um pequeno espaço para “queijos veganos sem glúten e sem lactose”, neste caso, nosso micro nicho.

Veja que, conforme falamos anteriormente, essas definições funcionam como um funil, com cada um dos estágios tornando a atuação mais específica. Os micro nichos se encontram no fundo deste funil.

Vamos falar um pouco sobre eles?

O que são micro nichos?

Supondo que você é um vendedor de queijos veganos sem glúten e sem lactose, o supermercado é algo muito amplo. Nem todos que entram lá estão a procura do seu produto. Mesmo aqueles interessados em queijos, somente uma pequena parte estará em busca de queijos veganos sem glúten e sem lactose.

Dessa forma, quando você trabalha divulgando o seu produto exclusivamente para os consumidores interessados nesse tipo de queijo, você tem muito mais chances de gerar vendas e ter sucesso no seu negócio.

No mercado de afiliados é a mesma coisa. Quanto mais específico o público que você deseja atingir, mais fácil é trabalhar com o seu produto.

Quando você atua em um mercado, a concorrência é muito maior. Ele é amplo, existe muita concorrência e as pessoas terão muitas opções antes de chegar ao seu produto.

Se você começa a atuar em um segmento, consegue afunilar um pouco mais o público, entretanto, ainda existem vários segmentos que podem despertar a atenção dos seus possíveis consumidores.

Já quando você atua em um nicho, você pode até se destacar, porém ainda terá concorrentes. Lembra do nosso exemplo acima? No nicho de queijos existe o Minas, Prato, Gorgonzola, Canastra e por aí vai.

Agora, quando você descobre um micro nicho, você sabe exatamente o que o seu consumidor deseja. Mais específico, impossível: queijos veganos sem glúten e sem lactose.

Se quiser saber um pouco mais sobre trabalhar com nichos específicos, temos um artigo que explica o conceito de cauda longa. Vale a pena dar uma lida.

Continuando, o micro nicho é o estágio mais específico e especializado dentro do funil que abordamos no início do texto.

Você terá menos visitas, porém com uma taxa de retorno muito mais eficaz, já que as pessoas estarão procurando especificamente pelo seu produto.

Agora que você já entendeu o conceito de micro nicho, podemos passar para a grande questão do título desse artigo.

Como descobrir um micro nicho?

Se você chegou até aqui, viu que para ter sucesso no mercado de afiliados, o ideal é atuar um micro nicho. Mas como descobrir o micro nicho ideal para o seu negócio?

Essa é uma pergunta fundamental para quem deseja empreender. E a resposta, como ponto de partida, não poderia ser outra: pesquise.

Você só vai encontrar o micro nicho ideal após realizar uma pesquisa de mercado.

1. Identifique o assunto do micro nicho

Em primeiro lugar, você deve identificar o que tem de melhor a oferecer em termos de conteúdo. Quais são os assuntos que você mais gosta? Quais tem facilidade de falar e explicar?

Você pode buscar ideias em suas experiências pessoais, sociais e profissionais. Quais são as suas áreas de conhecimento?

Mesmo que sejam assuntos abrangentes, a nível de mercado, não tem problema. Aqui você está fazendo um estudo, pesquisando. Com o tempo vamos aprofundar.

Em seguida, você deve pesquisar sobre o mercado relacionado a estes assuntos. Quais temas específicos você pode abordar? E, além disso, como você poderia se posicionar dentro desses temas?

Faça uma lista dos seus possíveis concorrentes e veja se eles já atuam falando sobre alguns dos assuntos que você separou.

2. Pesquise seu público

Agora, um dos passos fundamentais para escolher o seu micro nicho ideal é identificar qual é o tamanho do público e se há potencial.

Faça uma lista de palavras-chaves relacionadas às áreas de interesse pensadas por você. Retomando o nosso exemplo acima, algumas palavras chaves poderiam ser: laticínios, queijos, glúten, lactose, veganismo, e por ai vai.

Em seguida, faça uma nova lista com frases ou palavras-chaves compostas, como por exemplo: comidas veganas, queijos sem lactose, queijos sem glúten, comidas veganas.

Por fim, faça uma lista de termos que poderiam ser buscados pelos seu público: queijos para veganos, queijos sem lactose, tipos de queijos para veganos, etc.

Em seguida, você deve pesquisar sobre essas palavras-chaves nas principais ferramentas do mercado: Google, Planejador de Palavras-chaves do Google, na Loja da Monetizze, Amazon e várias outras.

Anote todos os dados das pesquisas, seja os resultados de busca no Google, a tendência de pesquisas no Planejador de Palavras-chaves, se existe produtos na loja da Monetizze.

Com esses dados, você consegue observar a tendência de procura sobre esse assunto e se existe algum produto que atenda à demanda dessas pessoas.

Quanto maior a demanda e menos produtos que atendam, melhor é o micro nicho.

Conclusão

Para ter sucesso no mercado de afiliados, é essencial descobrir um micro nicho que combine com você e que também tenha um bom potencial de vendas.

Neste artigo te mostramos quais os passos necessários para descobrir e identificar o micro nicho ideal para o seu negócio digital.

E você, tem mais alguma dica?

Comente abaixo!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Micro Nicho: Descubra qual Combina com Você. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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