Email marketing para contabilidade: 4 etapas para gerar resultados

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital que mais retorno trazem para empresas. Isso não é diferente quando o assunto é e-mail marketing para contabilidade.

Você pode até estar pensando “eu já investi em e-mail marketing e não funcionou” ou “fulano de tal falou que não funciona”. Realmente, algumas experiências não resultam nos resultados que era esperado, mas vamos ser realistas? 

Em grande parte desses casos, o problema está na criação de um plano de ação ineficiente para essa estratégia.

A forma de comprar mudou, logo a forma de fazer vendas também precisa mudar

Pense em você. Como você fazia compras há 10 anos atrás? Talvez você nem se lembre!

Mas hoje, você tem a internet, pode pesquisar o tempo que precisar, investigar concorrentes, avaliar prós e contras de cada empresa e solução. 

Ficou mais fácil comprar, mas mais difícil vender!

Difícil, porque hoje o consumidor está mais exigente e tem mais experiências com outras empresas. 

E melhorar a experiência do usuário com a sua empresa é um dos objetivos do e-mail marketing em contabilidade. 

59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que email é o canal mais eficaz para gerar receita.

Então, de maneira resumida, podemos identificar o e-mail marketing como uma estratégia que irá ajudar seu escritório a:

  • melhorar o relacionamento com contatos do banco de dados, 
  • gerar mais receita,
  • oferecer uma melhor experiência para clientes e leads, 
  • se destacar da concorrência. 

Para isso, entretanto, você precisará aplicar as técnicas que vamos apresentar a seguir. É um passo a passo que pode parecer complexo no início, mas que logo se mostrará mais simples e lógico. 

Entretanto, é importante fazer um aviso. Se você costuma comprar bancos de e-mails, interrompa essa prática agora. Além de ser proibida por lei, ela é ineficiente e é a primeira razão de porque suas estratégias com e-mail marketing para contabilidade não estão funcionando. 

Agora sim, vamos ao que fazer para criar uma estratégia eficaz de e-mail marketing para contabilidade. 

Email marketing contabilidade

Então, para criar uma estratégia eficaz de e-mail marketing para contabilidade você vai precisar seguir 4 etapas: 

  1. Crie formas de captar leads
  2. Entenda a jornada de compra do seu cliente
  3. Organize fluxos de e-mails relevantes
  4. Use uma ferramenta de automação para otimizar o trabalho

Vamos explicar cada uma delas a seguir!

1. Crie formas de captar leads

Um vez que você não vai mais comprar base de e-mails, vai precisar criar sua própria fonte de leads. O passo a passo é:

  1. invista em estratégias de atração, como marketing de conteúdo, SEO, anúncios pagos e redes sociais, 
  2. inclua em suas mensagens de atração links para páginas com formulários
  3. no caso das redes sociais é possível gerar leads pelo Facebook, por exemplo, 
  4. nas páginas com formulários (landing pages) ofereça alguma oferta de valor, entre as mais usadas estão, ebooks, planilhas e webinars, 
  5. em troca do conteúdo de valor, solicite que o lead preencha o formulário com campos como nome, telefone e e-mail. 

Leia também: Google Adwords vale a pena? 5 razões para investir em 2020

Email marketing contabilidade

O exemplo de landing page acima não é de uma empresa de contabilidade, mas bem que poderia ser. Esse é um formato clássico para páginas de conversão e é um bom modelo. Perceba que há:

  • oferta gratuita de valor, 
  • formulário.

Isso basta para converter um visitante em lead. 

Leia também: Ferramentas de captação de leads: descubra como elas podem ajudar o seu negócio!

2. Entenda a jornada de compra do seu cliente

Para criar uma landing page, definir a oferta de valor e seguir com a estratégia de email marketing para contabilidade você vai precisar considerar todas as etapas do funil de vendas, ou ainda melhor, da jornada do cliente. 

Para se aprofundar nessa etapa, indico que acesse nosso artigo, “O funil de conversão envolve muito mais que enviar e-mails: veja como fazer um trabalho completo”. Ele é bem completo sobre o que fazer para converter clientes de topo, meio e fundo de funil. 

A ideia geral por trás desses conceitos é que cada lead que chega a sua base de dados, ou cada usuário da internet que é um potencial cliente, está em uma etapa do processo de vendas. Enquanto alguns estão ativamente em busca de uma opção de escritório de contabilidade, outros ainda nem sabem que precisam de um. 

É importante que você gere conteúdo para todos eles. 

Email marketing contabilidade

Fonte: LandsAgência

3. Organize fluxos de e-mails relevantes

Mandar um e-mail hoje e outro daqui há 6 meses não vai contribuir em nada com o seu objetivo de gerar mais clientes, melhorar o relacionamento e consolidar sua marca como autoridade. 

O fluxo de nutrição é uma sequência de e-mails que cada lead vai receber. 

Você pode criar um fluxo de nutrição, ou seja, uma sequência de e-mails, para cada fonte de leads, ou seja, para cada canal que gerou um lead. Por exemplo, vamos imaginar que você tenha criado as seguintes landing pages:

  • ebook com passo a passo com tudo o que você precisa saber para abrir sua empresa, 
  • guia descobrir qual regime tributário é o seu,
  • como declarar imposto de renda sozinho.

Os usuários que se cadastraram em cada uma dessas landing pages tem interesses e perfis diferentes, logo, você deve criar um fluxo de automação de e-mail marketing sobre contabilidade, que inclui conteúdos voltados para cada um desses “grupos” de leads. E não a mesma sequência para todos esses públicos. 

Email marketing contabilidade

Conheça também: 4 tipos de email marketing que devem estar em sua estratégia [com exemplos]

4. Use uma ferramenta de automação para otimizar o trabalho

Deu para perceber que uma estratégia de e-mail marketing para contabilidade é um pouco mais complexa do que você vê as pessoas fazendo, correto? 

Mas, acredite, o esforço vale a pena. Uma estratégia que siga esse passo a passo está no caminho certo para gerar leads e convertê-los em clientes, ou mesmo para fidelizar os clientes que já fazem parte da sua base.

Mas vamos lá, essa última dica é a cereja do bolo que vai fazer tudo o que falamos até agora realmente funcionar!

Por meio de uma ferramenta de automação de marketing seu escritório vai, facilmente:

  • criar landing pages (sem a necessidade de um programador ou desenvolvedor), 
  • criar e enviar e-mail marketing,
  • criar fluxos de nutrição automatizados,
  • identificar e segmentar de contatos, 
  • realizar testes A/B, 
  • qualificar leads e mais. 

Tudo isso é feito automaticamente, aumentando a produtividade da sua equipe e permitindo que eles se concentrem na parte estratégica do marketing. 

Criar um fluxo de e-mail marketing sem uma plataforma de e-mail é uma missão impossível de ser realmente executada, isso sem contar na segmentação de leads e na qualificação desses contatos. 

Mas, calma! Hoje em dia, pequenos e grandes escritórios podem ter acesso a ferramentas de automação para gerar mais retorno para a empresa.

Então agora que você já domina as informações principais de como criar uma campanha de e-mail marketing para contabilidade, indicamos que acesse nosso guia completo e GRATUITO de planejamento criação de uma campanha de e-mail marketing:  Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.

Aproveite também para conhecer a LAHAR, um software de automação de marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Email marketing para contabilidade: 4 etapas para gerar resultados. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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