Diferença Entre Indicadores Quantitativos e Qualitativos

Olá, leitores da Mestre. Determinar o que é um verdadeiro indicador de resultados de cada área da agência nem sempre é simples. Por isso, neste artigo, vamos mostrar boas formas de conseguir mensurar indicadores quantitativos e qualitativos, para que eles demonstrem quanto seus conteúdos estão atendendo às expectativas do cliente. 

Dê o play e confira!

O que são indicadores quantitativos e qualitativos?

Os indicadores tanto quantitativos como qualitativos são os fatores que mostram se as estratégias adotadas estão surtindo resultados.

Na hora de definir os indicadores, é importante não só tirar as ideias da sua cabeça, mas também saber quais são os pontos importantes para os seus clientes. Então, entre em contato e faça esse questionamento para eles.

Por que usar indicadores quantitativos e qualitativos?

Em uma das reuniões de feedback da Mestre, os profissionais levantaram o seguinte ponto: o que realmente é um indicador para cada área da agência?

Em SEO, por exemplo, o tráfego orgânico mostra se uma estratégia está ou não dando resultados. Em compra de mídia, o alcance de pessoas e a geração de leads também podem mostrar a “saúde” do projeto. 

Mas, em áreas como conteúdo e design, os indicadores de resultado são menos objetivos, o que torna mais difícil saber se as estratégias estão dando certo e se o cliente está satisfeito com o investimento.

Nesse debate, nós chegamos a algumas ideias do que são indicadores quantitativos e indicadores qualitativos e quais as melhores formas para mensurá-los. Veja:

Indicadores quantitativos

Os indicadores quantitativos se referem ao volume de entrega, entrega no prazo e aumento no número de visitas no site ou blog. Esses fatores são objetivos e fáceis de quantificar, mas para que eles mostrem, de fato, se o resultado está satisfatório, é preciso avaliar, também, se os números estão atendendo às expectativas do cliente.

Talvez você ache que está entregando um volume bom de artigos ou layouts e consiga mostrar que houve um aumento de tráfego no site, mas os resultados que para você são bons, podem não ser positivos para o cliente.

O ideal é que o método que você usa para medir os seus indicadores una itens objetivos e subjetivos. Assim, fica mais fácil tangibilizar as partes mais difíceis de mensurar, além disso, que consiga avaliar a satisfação naqueles itens que são mais fáceis de quantificar.

Indicadores qualitativos

Já os indicadores qualitativos são itens como: o cliente gostou ou não de um layout? O conteúdo de um artigo está adequado para a persona a quem ele é direcionado? E um artigo ou um layout está alinhado com a linguagem que o cliente costuma usar?

O problema desses indicadores é que eles são bastante subjetivos e os feedbacks do cliente, do tipo: “gostei” ou “está alinhado”, não são “palpáveis”. Além disso, não oferecem uma base de comparação eficiente.

Conversando com as equipes de design e de conteúdo, o que nós entendemos é que uma boa forma de conseguir um indicador qualitativo sólido para essas áreas é oferecer aos clientes uma escala, de 0 a 10, por exemplo, que mostre o quanto um layout ou um texto atende ao que ele espera.

Isso também é muito importante para que se crie um histórico dos resultados que têm sido conseguidos.

Qual ferramenta usar para conseguir esses indicadores

Você pode estar se perguntando: “mas que ferramenta posso usar para adotar essas formas de mensurar meus indicadores quantitativos e qualitativos?”.

Aqui na agência, nós usamos o Google Forms. Ele é simples de usar e pode ser incorporado ao e-mail. Basta você criar sua escala e enviar para o cliente. Se ele usar Gmail, poderá, inclusive, enviar a resposta diretamente no formulário.

Esperamos que este artigo tenha sido útil pra você! Qualquer dúvida sobre indicadores quantitativos e qualitativos, deixe nos comentários. E para receber mais conteúdos como esse, continue aqui no blog da Agência Mestre

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Diferença Entre Indicadores Quantitativos e Qualitativos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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