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Contadores regressivos: como persuadir o seu cliente sem usar nenhuma palavra

Vou abrir o jogo com você: existe uma maneira de persuadir o seu cliente sem usar nenhuma palavra. 

É uma forma que vai chamar a atenção dele e ainda vai despertar o sentimento de perda. 

O que é uma notícia boa. Pois, eu não sei se você sabe, mas as pessoas preferem evitar perdas em vez de ganhar algo.

Isso quer dizer, por exemplo, que alguém se sentiria mais chateado por perder as inscrições de um curso do que feliz com um acesso gratuito. 

Pode até parecer estranho, mas aconteceu comigo. 

No ano passado, eu me inscrevi em um curso gratuito de Google AdWords e estava indecisa se fazia ou não um curso pago para escritores. 

Eu recebia dois tipos de email: um lembrete para terminar o curso gratuito e o outro falando sobre o curso pago.

O email do curso gratuito eu excluía ou deixava como “não lido” para me servir de lembrete. Já o outro, o do curso pago, eu sempre abria.

Lembro que no topo tinha um cronômetro que mostrava quantos dias faltavam para encerrar a turma e que o restante do texto era basicamente sobre o plano de aula, os benefícios e o valor do curso. 

Acho que abri todos os emails que eles mandaram. Eu olhava aquele contador e sempre relia as informações.

Um email atrás do outro eu via aquele contador diminuir os dias: 15, 14, 13,10, 5…   

Sabe o que aconteceu?

Não resisti e no último dia resolvi comprar o curso.

É claro que os meus objetivos profissionais ajudaram no processo de decisão. Mas o que me convenceu a fechar a compra do curso não foi o plano de aula ou os benefícios de fazer o curso ou qualquer outra parte do texto do email.

Sem usar nenhuma palavra o contador regressivo me convenceu a comprar o curso. Ele despertou em mim o medo de perder aquela oportunidade e eu não podia deixar passar. 

Isso tudo aconteceu porque o contador regressivo atua no sistema límbico, a área do cérebro que é responsável por tomar a maior parte das decisões no nosso dia a dia.

E eu vou te mostrar como você pode fazer isso de uma forma íntegra para persuadir seus potenciais clientes sem precisar usar nenhuma palavra. 

Não só isso. Vou te mostrar também:

  • o que é um contador regressivo;

  • por que você deve e onde usar o contador regressivo;

  • e como utilizar essa funcionalidade no Klickpages. 

Vamos lá?

O que é um contador regressivo?

O contador regressivo nada mais é do que um relógio que faz uma contagem de trás para frente. 

Ou seja, ele mostra quanto tempo falta para começar ou terminar alguma coisa. A ideia é criar expectativa no seu público e ajudá-lo a tomar uma decisão.

Por exemplo, se você vai fazer um webinário daqui duas semanas você pode ter um contador mostrando quantos dias faltam para o evento e incentivar o seu público a se preparar para a esta data. 

Sem contar que você pode também utilizá-lo para avisar quantas horas faltam para encerrar a venda de um produto ou quanto tempo falta para começar um sorteio, por exemplo. 

Por que você deve usar contadores regressivos?

O contador regressivo pode aumentar as suas chances de efetivar uma venda. 

Isso porque ele usa dois gatilhos mentais para persuadir o seu potencial cliente sem usar nenhuma palavra. 

Mas antes de te falar quais são eles… Você sabe o que são gatilhos mentais?

O cérebro humano é dividido em três partes: sistema límbico, neocórtex e reptiliano. O sistema límbico é onde fica as emoções; o neocórtex, a nossa linguagem e o reptiliano promove reflexos simples.  

O sistema límbico é responsável pelas decisões baseadas em atender uma necessidade ou suprir um desejo. É lá que a maioria das nossas decisões são tomadas. 

Isso significa que se você quer vender para o potencial cliente você precisa falar com sistema límbico dele e o melhor jeito é usando gatilhos mentais.

Os contadores regressivos são tão efetivos, pois ativam ao mesmo tempo dois gatilhos mentais. Veja só:

Gatilho mental da escassez

O gatilho mental da escassez nada mais é do que ofertar algo em quantidade menor do que a demanda. 

Pode ser um produto com poucas unidades, um serviço com vagas limitadas ou até mesmo um infoproduto com bônus exclusivo para pessoas que comprarem dentro de um determinado prazo. 

Esse gatilho a acelera o processo de decisão do seu potencial cliente, pois gera a sensação de possível perda da oportunidade e esse sentimento o faz agir mais rápido para comprar o produto.  

Com um contador regressivo, você torna a oferta escassa, pois ela está disponível indefinidamente e nem todo mundo terá acesso a ela.

Gatilho mental da urgência

O gatilho mental da urgência consiste em você colocar um prazo bem definido para a sua oferta encerrar. 

Se você deixar a oferta disponível por tempo indeterminado, o cliente pode procrastinar. 

Ele vai deixar para comprar outro dia e talvez esse outro dia nunca chegue, afinal de contas, outras coisas podem aparecer como prioridade.

A grande sacada do contador regressivo é que ele deixa o prazo visivelmente claro. O seu potencial cliente tem um limite para procrastinar.

Lembra da minha história do curso para escritores que eu contei no começo? Se a empresa não me lembrasse que o prazo para as inscrições estava acabando, até o hoje eu estaria pensando se iria ou não fazer o curso. 

Onde usar os contadores regressivos?

No mundo físico você pode colocar um contador regressivo, praticamente, em qualquer lugar. 

Quando eu estudava para concurso público, por exemplo, a minha contagem regressiva ficava na parede do meu quarto. 

Eu colava o calendário perto da minha mesa de estudo e conforme a prova se aproximava eu fazia um “X” nos dias que se passavam. 

Isso funcionava porque eu conseguia controlar o meu tempo e me programar para não atrasar no dia da prova. 

Você não pode colocar um calendário na parede de todos os seus potenciais clientes sempre que quiser fazer uma oferta.

Mas é possível utilizar contadores regressivos em pontos estratégicos do seu marketing, como em landing pages, páginas de vendas, emails com ofertas…

Por exemplo, nos últimos dias antes do fim de uma oferta especial, você pode colocar contadores nos seus emails para mostrar que o tempo está passando e existe um prazo para tomar uma decisão.

Ou na landing page de inscrição de um webinário, você pode usar o contador regressivo para ajudar a audiência a se programar com antecedência para o evento e aumentar a expectativa.

Como usar contadores regressivos no Klickpages?

Não sei se você já conhece o Klickpages, mas ele é uma ferramenta para criar páginas de forma simples e intuitiva a partir de templates prontos customizáveis.

Ou seja, sem precisar se preocupar com aprender linguagens de programação, ter um servidor próprio e outras tecnicalidades.

O Klickpages oferece duas opções de contadores regressivos: o Klicktimer e o cronômetro específico para landing pages. 

Klicktimer

O Klicktimer serve para adicionar um contador regressivo no corpo de um email ou de uma página e redirecionar para uma página ativa enquanto houver tempo disponível ou para uma de tempo esgotado ou oferta indisponível, quando estiver zerado.

Por exemplo, se você envia um email avisando sobre um webinário e a sua lead clica no contador regressivo enquanto ele estiver rodando, ela vai ser redirecionada para uma página de inscrição. 

Mas caso o contador esteja zerado, ela pode ser redirecionada para uma página de agradecimento ou para uma landing page falando sobre o próximo evento online. 

Tudo acontece automaticamente.

Klicktimer

Para utilizar o Klicktimer, basta você acessar a funcionalidade, configurar os links das páginas de redirecionamento e customizar a cor e a data do cronômetro. 

Depois copie o código gerado pela funcionalidade e insira em sua página ou mensagem de email.

E para saber como incorporar o Klicktimer no seu email criado no Klicksend, dê uma olhada neste tutorial.

Cronômetro para landing page

Para adicionar um contador regressivo na sua landing page criada com o Klickpages, é só adicionar a seção cronômetro e configurar as cores e o texto.

 

Cronômetro para landing page

A diferença entre esse contador e o Klicktimer é que ele não tem um link que redireciona para outro destino, ele serve apenas para mostrar a contagem do tempo e gerar escassez e urgência no seu cliente. 

Agora que você sabe quais são as duas formas de usar um contador regressivo no Klickpages, pode utilizá-las no seu negócio para aumentar as suas conversões e vendas.

Basta seguir os tutoriais ou entrar em contato com o nosso suporte caso você tenha alguma dúvida. 

Mas, se você ainda não é cliente do Klickpages e quer usar essa funcionalidade para convencer o seu cliente sem usar nenhuma palavra, confira os planos disponíveis para você.

Conclusão

O contador regressivo é uma ótima maneira de convencer seus clientes sem usar nenhuma palavra, porque ele desperta nas pessoas o medo de perder uma oportunidade. 

Você viu que ele é um relógio que conta de trás para frente quanto tempo falta para começar ou terminar algo. 

E que ele é um recurso que ativa no seu potencial cliente dois gatilhos mentais: o da escassez e o da urgência. 

Eu te mostrei que você pode utilizá-lo em landing pages e campanhas de email marketing. 

E ainda te contei que você pode usá-lo de duas formas no Klickpages: através do Klicktimer ou do cronômetro para landing page. Ambos são fáceis e intuitivos de configurar.

Agora é sua vez de testar esse recurso e convencer o seu cliente sem usar nenhuma palavra. Só não esqueça de me contar nos comentários qual foi o resultado. Beleza? 😉

(Este artigo foi originalmente publicado em 04 de julho de 2019 por Karol Barbosa e atualizado em 11 de agosto de 2020 por Angela de Oliveira para oferecer informações mais precisas e completas)

O post Contadores regressivos: como persuadir o seu cliente sem usar nenhuma palavra apareceu primeiro em Blog Klickpages.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Contadores regressivos: como persuadir o seu cliente sem usar nenhuma palavra. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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