Transição para o digital: o papel da tecnologia na implementação do e-commerce

A consolidação do e-commerce no Brasil não é uma novidade. Afinal, trata-se de uma tendência potencializada pela transformação digital e a própria globalização, fenômeno responsável por conceder novas possibilidades de comunicação e relações interpessoais. O grande desafio repousa na forma como a empresa recebe essa inovação no processo de vendas. Não basta oferecer um serviço ou produto de qualidade. A complexidade imposta às jornadas de compra é crescente e acompanha as exigências de uma população cada vez mais atenta às novidades do mercado.

É justamente visando a preencher essa lacuna que a adoção tecnológica surge como uma alternativa imprescindível. Investir na estruturação do departamento de TI é o mesmo que se mostrar preparado para otimizar procedimentos e conceder uma abordagem estratégica inovadora, totalmente embasada na análise de dados. Assim, o gestor ganha a seu favor os benefícios de uma visão tecnológica ampla, sobre o comportamento dos consumidores, tendências no segmento e melhores decisões para o andamento do negócio.

Resposta eficaz à pandemia e realidade para o futuro

Com as adversidades impostas pelo período de pandemia, muito antes de se pensar na normalização das atividades, a utilização do e-commerce tornou-se a única opção para assegurar que os resultados não decaíssem drasticamente. Diversos levantamentos comprovaram essa afirmação, a exemplo de um estudo publicado pela Compre e Confie, que só no início do mês de março indicou um crescimento de 40% no setor.

Não há como negar o papel emergencial do e-commerce no contexto de coronavírus. A política sanitária de distanciamento social escancarou a importância de se imaginar modelos operacionais capazes de sustentar um serviço virtual de qualidade técnica e estrutural. Hoje, olhando para o futuro, a presença das empresas no ambiente digital não é uma vertente secundária ou de mera contenção responsiva a problemas externos, mas uma sinalização positiva à implementação tecnológica e suas contribuições indispensáveis nos dias atuais. Uma organização que ignora esse braço comercial flerta com um ostracismo perigoso em um mercado cuja competitividade acompanha a evolução dos métodos.

Flexibilidade e rapidez para a área de vendas

É através de uma equipe de TI capacitada que se pode almejar um departamento de vendas mais assertivo e agilizado. Fica a cargo do gestor proporcionar as ferramentas necessárias para que o profissional continue ciente das atualizações do meio, assim como das práticas mais indicadas na área de atuação. Soluções automatizadas e softwares de gestão são outras possibilidades de se elevar a produtividade dos envolvidos nos procedimentos por trás do e-commerce.

Como conceber que os serviços online sejam empregados com excelência se não existe qualquer sustentação por trás da plataforma de produtos? O respaldo tecnológico não é um mero capricho interno ou uma espécie de despesa desnecessária. É através de sua influência sentida no cotidiano operacional que se torna plausível a consolidação de pilares fundamentais para qualquer sistema de comercialização digital.

Porta de entrada ao Customer Experience

No início do artigo, destaquei a relevância de se pensar além do produto oferecido, ainda que ele tenha a qualidade desejada. Atentar-se para cada etapa do processo de compra pode ser determinante para fidelização do usuário e, consequentemente, a conquista de um novo cliente. Ao trazermos essa noção ao espaço da web, o grau de dificuldade é impulsionado por uma quantidade elevada de informações lançadas de forma incessante ao internauta, que já não possui tempo e disposição para se aprofundar em todas as oportunidades identificadas.

Qual é o caminho para se diferenciar entre tantas empresas? O conceito de Customer Experience é uma resposta factível para esse questionamento, pois atribui a devida complexidade à jornada de aquisição por parte de cada usuário, considerando aspectos comportamentais, dados relacionados à persona, público-alvo, regionalidade, bem como outras características facilitadas pela presença da tecnologia. No fim, o investimento na construção de um ecossistema de TI corresponde às melhores práticas de e-commerce, mantendo a empresa em uma estabilidade operacional suportada pela precisão da máquina. O resultado é uma competitividade evolutiva em um mercado extremamente caótico e rigoroso.

Qual é a sua opinião sobre a transição ao digital e o impacto para o e-commerce? Participe do debate e faça essa reflexão!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Transição para o digital: o papel da tecnologia na implementação do e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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