Pesquisa inédita apresenta o comportamento de busca do brasileiro

Grandes, médias e pequenas empresas precisam se adaptar ao novo normal. O que é isso? Com a pandemia do Covid-19 e a quarentena como método de prevenção, a vida do brasileiro, assim como de outros cidadãos pelo mundo, teve que mudar.

Diante desse cenário, promissor para o ambiente digital, empresas precisaram adaptar suas estratégias e focar, ainda mais, no marketing digital como meio de vendas, tendo em vista que desde farmácia até entregas de entretenimento foram feitas via site, aplicativo e delivery.

Assim, diante dessa novidade, como aumentar as vendas digitais e vencer a concorrência? Neste artigo, quero mostrar como aumentar seus resultados no e-commerce.

Vamos começar pelo começo: recentemente, foi lançada pela Hedgehog Digital, em conjunto da SemRush e Opinion Box, uma pesquisa com dados e insights sobre o comportamento dos consumidores na Internet. A pesquisa é indispensável para nos fazer entender o comportamento dos consumidores.

Dados e insights do comportamento do consumidor

De acordo a pesquisa State of Search Brasil, 25% dos usuários que fazem busca na web por meio de smartphones realizam entre 11 e 20 pesquisas por dia, sendo que 47% dos usuários executam de uma a cinco buscas diárias. Com essas informações, fica fácil perceber que se o e-commerce que não otimizar sua presença digital perde grandes oportunidades de negócio.

Ainda sobre a pesquisa, ela confirmou que o Google é o principal canal de busca. Ele é utilizado por 91% dos entrevistados.

Como utilizar dados e insights?

Essa resposta não é uniforme, não existe uma receita padrão. Mas o conceito de aproveitamento dos dados e insights é se perguntar como posso traduzi-los em melhorias para o meu negócio, e-commerce etc.

Utilizando as informações da pesquisa mencionada acima, seguem abaixo exemplos de aproveitamento:

  • Trabalhar o SEO dentro do e-commerce
  • Google meu negócio
  • Google Shopping, entre outras oportunidades.

SEO para e-commerce

SEO (search engine optimization) significa otimização para os motores de busca (Google, Yahoo!, Bing e etc.). O objetivo primário das estratégias de SEO tem como alvo fazer seu e-commerce aparecer organicamente para seu público ideal. Entretanto, é um universo amplo, que vai desde a parte técnica de analisar o código do site e responsividade até link building.

Sabendo disso, o ideal é consultar um especialista para entender o que pode funcionar melhor para seu e-commerce. Mas uma coisa nunca vai mudar: conteúdo de qualidade. Isso certamente é essencial para comunicar os benefícios do seu produto ou serviço, porém é muito importante ir além do básico. Ou seja, não fique preso somente ao conteúdo textual.

Abaixo, alguns exemplos de formatos diversificados de conteúdo:

  • Visual: Imagens de qualidade, infográficos, gráficos
  • Em áudio: Podcasts, narração do texto disponível nas páginas
  • Audiovisual: Vídeos, animações, gamificação

Portanto, é importante lembrar que, para alcançar um maior número de pessoas com conteúdo visual, insira o alt text (texto alternativo) e, com isso, aumente a possibilidade de aparecer no Google Imagens, que, segundo a pesquisa State of Search Brasil, está no top 3 das funcionalidades mais utilizadas pelo usuário dentro do Google.

Diante disso, nem preciso falar que a ausência do alt text pode te deixar pra trás.

Consumidor no centro do e-commerce

O comportamento das pessoas muda constantemente. Por isso, recomendo que, periodicamente, converse com seu público e busque compreender o que eles preferem. Com isso, otimize seu e-commerce, de acordo suas preferências. Até mesmo porque, sem eles, o e-commerce não existe.

É isso. Espero que vocês tenham gostado das dicas. O futuro bateu à nossa porta de uma maneira rápida e inesperada, mas a gente se adapta de forma simples. O que vale mesmo, além de vender, é entender a intenção de busca do seu usuário e trabalhar de acordo com ela. Ou seja, seu e-commerce precisa estar no lugar certo, na hora certa e como resposta da pesquisa certa.

O post Pesquisa inédita apresenta o comportamento de busca do brasileiro apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Pesquisa inédita apresenta o comportamento de busca do brasileiro. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages