Automação para Facebook: o que é, tipos e como funciona na prática

A gestão de redes sociais exige tempo, atenção, respostas imediatas e interação com o público. É por isso que a automação para Facebook se torna a melhor opção para empresa (e agências de publicidade que lidam com as páginas de vários clientes ao mesmo tempo). 

Quando um seguidor envia uma mensagem no Messenger da empresa ou faz um comentário em uma publicação, ele está em busca de respostas rápidas e interação. Se isso não acontece ele se frustra e, provavelmente, para de engajar com a sua empresa.

“Porque responder a essa publicação se ninguém vai me responder de volta?” Esse é o pensamento, consciente ou não, do usuário do Facebook que interagiu com a sua marca e não obteve resposta. 

É como se ele falasse sozinho. Ninguém gosta de falar sozinho. 

Mesmo que a resposta apareça algumas horas ou dias depois … falando sério, as redes sociais são sobre contatos imediatos. 

Mas, a automação para Facebook não é apenas uma questão de “responder ao usuário que interage com a publicação da empresa”. A automação para Facebook envolve muitas outras áreas como:

  • Agendamento de publicações 
  • Controle de engajamento
  • Chatbot para Facebook Messenger
  • Geração de leads
  • Automação de relatórios

Para compreender como tudo isso é aplicado na prática, continue lendo este artigo. 

Automação para Facebook

A automação para Facebook ocorre por meio de ferramentas de automação de marketing

Elas oferecem uma série de funcionalidades que permitem automatizar a relação de uma página com seus seguidores, sem fazer com que essa comunicação seja mecânica. 

O objetivo é criar uma relação humana, entre página e seguidor, usando sistemas de automação para isso. 

A automação para Facebook ocorre, então, pode meio de sistemas que são configurados para executar determinadas ações planejadas por sua equipe, que fazem parte do seu plano de comunicação.

Os sistemas de automação para Facebook também podem ser usados por agências de marketing digital para a gestão das páginas de seus clientes. 

Confira agora alguns exemplos de automação para Facebook. 

1. Agendamento de publicações 

Esse é o tipo de automação mais conhecido por agências e empreendedores. 

Realmente, a funcionalidade de agendamento é muito útil para tornar o compartilhamento de conteúdo uma atividade que ocupa menos tempo no dia a dia. 

Entretanto, essa funcionalidade é apenas uma pequena parte de tudo o que podemos esperar da automação para Facebook. 

2. Controle de engajamento

A gestão de engajamento, com a automação de respostas para usuários que comentam publicações, torna sua relação com seguidores muito mais próxima. 

Entretanto, é fundamental estar atento para que a comunicação não seja mecânica e o seguidor perceba que foi um bot que respondeu e não uma pessoa. 

Alguns sistemas de automação de marketing permitem que você tenha controle sobre o engajamento dos usuários em relação a sua marca em tempo real. Esse recurso permite que você acompanhe as informações que circulam nas mídias sociais sobre a empresa. 

Além de excelente para o relacionamento, essa também é uma forma de aproveitar oportunidades de venda.  

Leia também: Como divulgar no Facebook passo a passo

3. Chatbot para Facebook Messenger

O Facebook Messenger é um canal de comunicação direto com cada usuário da rede. Por essa razão ele é tão poderoso em uma estratégia de marketing. 

Dentro do Facebook Messenger, a automação para Facebook pode ser usada para responder automaticamente perguntas que são enviadas à empresa por um usuário. Por exemplo, “qual é o endereço da empresa?” ou “preciso reservar uma mesa para o jantar de hoje?”. 

Todas essas perguntas podem ser respondidas por meio de um recurso de automação para Facebook. 

Além disso, é possível usar o Messenger para interagir ativamente com os usuários e seguidores de sua página. Nesse sentido, além de serem úteis no atendimento ao cliente, a automação para Facebook também pode ser usada para:

  • gerar vendas;
  • qualificar leads;
  • realizar ações de marketing.

4. Geração de leads

O próprio Facebook oferece uma funcionalidade de geração de leads: o Facebook Lead Ads.

Além disso, é possível configurar campanhas de Ads que tenham o objetivo de gerar cadastros. 

Aproveitar essa funcionalidade é uma maneira eficaz de gerar leads e continuar uma campanha de gestão. 

Leia também: Como anunciar no Facebook e obter grandes resultados

5. Automação de relatórios

A automação de resultados pode ser adotada a fim de usar os dados coletados para otimizar as campanhas de conteúdos ou mesmo de anúncios pagos. 

Ferramentas de automação para Facebook

A LAHAR foi eleita em 2019 a melhor ferramenta de marketing digital do Brasil pela ABCOmm. Entre as funcionalidades da plataforma está a possibilidade de automação para Facebook. 

Além de permitir a programação de publicações e automatizar o engajamento com seguidores, o software de automação de marketing ainda permite a integração de seu sistema com o Facebook Lead Ads. Isso quer dizer que os leads gerados pelo Facebook são direcionadas para a plataforma de gestão de leads automaticamente e podem começar a serem nutridos por fluxos de automação programados por sua equipe. 

Com a LAHAR você monitora diretamente a origem dos leads e consegue ter um painel de controle sobre todas as suas ações de marketing digital. O que facilita o acompanhamento de dados e fortalece seu objetivo, mantendo o foco sempre à vista.

Além disso, a importância nos resultados não está centrada apenas no número total de fãs que sua página atingiu, mas se eles estão engajados em sua publicação, pois afeta diretamente o rank em que sua página estará posicionada no Google.

Se você trabalha em uma agência de marketing digital, pode contar com o sistema Whitelabel da LAHAR para gerenciar as páginas de seus clientes e ainda estreitar a relação deles com a sua empresa. Confira mais sobre isso em White Label para agências de marketing: funções e benefícios de adotar o modelo”. Ficou interessado e quer saber mais sobre a automação para Facebook? Entre em contato com a nossa equipe e descubra o que podemos fazer para ajudar seu negócio a crescer nas redes sociais. 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Automação para Facebook: o que é, tipos e como funciona na prática. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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