O que é OKR e como usá-lo para atingir o sucesso em seu e-commerce

Você com certeza sabe os objetivos, metas e esforços necessários para que seu e-commerce atinja o sucesso.

Mas, será que sua empresa sabe realmente onde quer chegar? Ou você se sente patinando em metas que, mesmo quando batidas, não chegam a lugar nenhum?

Hoje vamos falar um pouco sobre a metodologia OKR e como ela pode revolucionar seu negócio!

O que é OKR?

O OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gerenciamento essencial para a maioria das empresas no vale do Silício.

Você pode pensar que é uma simples planilha cheia de metas inalcançáveis, mas não. Os OKR’s possuem um foco, objetivos e ferramentas de mensuração de resultados.

Simplificando: “Eu vou” (Objetivo), “medido por” (conjunto de resultados-chave).

Para ter uma ideia, a metodologia OKR surgiu na Intel e foi aderida pelo Google, que começou a utilizar o método com apenas 40 colaboradores. Hoje a empresa tem mais de 80 mil colaboradores e os OKR’s continuam sendo utilizados por um simples fato: funcionam!

A ideia do OKR é definir metas que realmente ajudem seu e-commerce a atingir seu objetivo dentro de um período, e não se percam dentro de um processo onde as metas não são prioridades.

Substitua o “vamos tentar” por “vamos chegar em X da maneira Y”.

Como funciona na prática?

Os OKR’s são metas, com fundamentos e com os pés no chão. Não devem ser fáceis de ser alcançadas e nem impossíveis — é necessário encontrar um meio-termo.

Além disso, dependendo do tamanho de sua empresa, você pode ter os OKR’s macro (que englobam toda a empresa) e os OKR’s por setor. Sendo assim, cada setor tem sua responsabilidade, mas sempre — sempre, colaborando com o OKR macro da empresa.

Vamos a um exemplo?

OKR’s Macro (anual) – E-commerce Aparelhos de Telefone

  • Aumentar o faturamento da loja em 80%;
  • Reduzir os gastos em 50% em devolução de produtos.

OKR’s Setor Atendimento (Ação trimestral) – E-commerce Aparelhos de Telefone

  • Reduzir o tempo de resposta no chat da loja de 15 minutos para 3 minutos; (horário comercial);
  • Reduzir em 50% a abertura de reclamações no Reclame Aqui.

OKR’s Setor Marketing (Ação trimestral) – E-commerce Aparelhos de Telefone

  • Aumentar a captura de novos clientes de 4.500 (atual base) para 7.500;
  • Elevar em 20% os cliques no Instagram Shopping em relação ao período anterior;
  • Aumentar os acessos orgânicos do E-commerce Aparelhos de Telefone em 17% em relação ao período anterior.

Viu como funciona na prática?

É claro que isso é apenas um exemplo de uma loja fictícia. O que você deve fazer é olhar para a realidade da sua loja, seu orçamento e seus funcionários. Pois, algumas métricas, para serem alcançadas, necessitam de mais investimento ou aumento de equipe.

É importante lembrar que as metas por setor “trimestral” (denomine como ficar melhor para seu negócio), devem conversar diretamente com as metas anuais e ter um responsável.

Diferencie o que é e o que não é um OKR

Quando as equipes vão definir seus OKR’s, é possível que haja uma pequena confusão.

Cuidado para não confundir tarefas, esforços e obrigações com OKR. Vamos há mais alguns exemplos?

  • Otimizar as descrições de SEO da loja (isso é uma tarefa dentro do OKR de aumentar os acessos orgânicos do e-commerce);
  • Responder com educação e paciência reclamações (mais uma vez não se trata de um OKR, e sim uma obrigação).

Então, muito cuidado com esta definição de OKR.

Por que o OKR é importante para a sua gestão?

Falamos aqui de forma simples sobre os OKR’s, mas essa metodologia é essencial para empresas que pensam no futuro e desejam atingir muito sucesso.

Se você vive trabalhando pensando apenas no agora, talvez não funcione para você. O OKR é para empresas estruturadas e que possuem objetivos a longo prazo.

A realidade é que independentemente do momento econômico do país ou do mundo, a má gestão pode quebrar sua loja virtual.

Como fazer os funcionários engajarem no OKR?

Este é um ponto-chave na metodologia. Os funcionários devem estar engajados no OKR para que ele funcione. Tanto no momento da definição de “aonde vou”, tanto na execução de “como vou”.

Mas existem algumas estratégias que você pode aderir (talvez mais de uma) para fazer com que isso aconteça:

Cumpra com suas obrigações

Pode parecer óbvio, mas infelizmente não é. Uma das maneiras mais simples e correta de motivar uma equipe, é cumprir com suas obrigações.

Então, honre com as datas dos pagamentos, benefícios previamente combinados e não permita acúmulo de funções.

Ofereça um bom ambiente de trabalho

Aqui não estamos falando só do espaço: cadeiras confortáveis, puffs e máquina de café à vontade.

Um bom ambiente de trabalho é muito mais que isso. É um ambiente respeitoso e descontraído, com diálogos em vez de brigas, bons gestores, preocupação com o bem-estar de seus funcionários.

Bonificação extra

Este ponto ficou por último, pois é mais simples que empresas maiores e mais estruturadas consigam oferecer este benefício.

Sabemos que, querendo ou não, a bonificação financeira é o que mais enche os olhos — e quando se une aos dois pontos anteriores, é impossível não motivar um funcionário.

Esta bonificação pode ficar a seu critério, pois não é obrigatória. Então, você poderá definir um valor fixo ou uma porcentagem de acordo ao atingimento das metas.

Em outros casos mais formais, você pode aderir ao “Programa de Participação nos Lucros e Resultado” ou “Programa de Participação nos Resultados”.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que é OKR e como usá-lo para atingir o sucesso em seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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