O Que é Marketing de Afiliados? Entenda de Uma Vez Por Todas!

Há muitas pessoas desempregadas buscando uma forma de trabalhar em casa, e se deparam com o Marketing de Afiliados. Ou mesmo quem procura uma nova fonte de renda extra.

Se você quer entender o que é e como funciona o Marketing de Afiliados, fique até o final porque eu vou te mostrar a realidade desse mercado. Nada de enrolação ou promessas mirabolantes, apenas a verdade.

Você aprenderá tudo que precisa saber para entrar nesse mercado do jeito certo!

marketing de afiliados

O que é Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados é uma forma de trabalho online, no qual uma pessoa indica produtos/serviços em troca de uma comissão.

Essa indicação pode ser feita através de várias maneiras diferentes, como, por exemplo, utilizando banner em blog ou mesmo com um link em redes sociais. Existem diversas formas de recebimento, mas irei te explicar melhor em outro tópico.

Para se tornar um afiliado você precisa se inscrever em um programa de afiliação, geralmente o cadastro é feito de forma gratuita e não há nenhum tipo de mensalidade a ser paga.

Agora, existem duas figuras que preciso te apresentar: o Produtor e o Afiliado. 

O produtor é a pessoa que desenvolveu o infoproduto ou o produto físico, e disponibilizou na plataforma de afiliados para que eles solicitem a afiliação. Esse processo depende muito de como o site funciona, mas no geral é assim.

Já o afiliado, como você já deve ter entendido, é a pessoa que revende esse produto e ganha uma comissão a cada venda.

Outro ponto importante são os programas de afiliados. Esses sites que possibilitam o indivíduo se inscrever e começar a divulgar produtos ou serviços em troca de uma comissão.

Os principais do mercado são:

  • Hotmart
  • Lomadee
  • Monetizze
  • Eduzz
  • Amazon Associados
  • Magazine Você
  • Google Adsense

Principais tipos de comissionamento

Vamos ao que importa: como você vai receber pelas suas divulgações. Que será através da plataforma onde você se cadastrou no modelo de comissão.

A comissão é uma taxa que você recebe pela divulgação do produto, e o valor dessa taxa varia conforme o tipo de comissão. Vamos ver os tipos de comissão disponíveis no mercado.

Essas não são as únicas formas de comissionamento, mas são as principais:

  • CPA (Custo por ação): O afiliado recebe a comissão por ação do visitante. Ou seja, a pessoa acessa o link de divulgação, e para que você ganhe a sua comissão, ela precisa executar determinada ação, que pode ser comprar, preencher um formulário etc.
  • CPC (Custo por clique): A comissão é paga a cada clique efetuado no link. Geralmente é um valor bem baixo, por isso é mais vantajoso para blogs que contam um alto número de visitas mensais.
  • CPV (Custo por venda): É o tipo mais comum no mercado, porque o afiliado recebe a cada venda concluída. Nesse caso, o valor pago é bem maior que outros dessa lista, afinal o trabalho do afiliado também é maior.
  • CPM (custo por mil impressões): O pagamento é realizado a cada mil impressões da divulgação, ou seja, toda vez que for mostrado mil vezes. Assim como o CPC, nesse tipo de comissionamento o valor tende a ser mais baixo, é ideal para sites com tráfego alto.

Vantagens de trabalhar com o Marketing de Afiliados

Tem autonomia no seu trabalho

Com o Marketing de Afiliados, você é livre para decidir como e quando irá trabalhar. O que é um grande benefício se você quer ter uma vida no estilo nômade digital ou simplesmente ter mais liberdade no seu dia a dia.

Você não precisa prestar conta de horário para seu chefe e nem trabalhar com o que não gosta. Além disso, pode começar a trabalhar 07:00 da manhã ou meio dia, e até mesmo não trabalhar.

Porém isso pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, depende do quão organizado você é. Então, se você é disciplinado e costuma fazer planejamento para seu dia, esse é o trabalho perfeito.

Trabalha em seu próprio negócio

Pode até parecer estranho dizer isso, já que o afiliado indica o produto de outras pessoas, mas não deixa de ser um negócio próprio.

Principalmente se você escolher se tornar um afiliado autoridade, ou seja, aquele dá as caras, aparece em vídeos e se posiciona como alguém que entende do assunto.

Sendo assim, ao criar essa autoridade em torno do seu nome, você já tem o seu negócio e depois pode até desenvolver o seu produto digital.

Um exemplo disso é a Luana Franco do Fiquei sem crachá, que começou como afiliada e hoje tem seu próprio produto. E mesmo tendo seu produto, continuou divulgando outros infoprodutos como afiliada.

Isso mostra o tanto de possibilidade que o Marketing de Afiliados pode te proporcionar.

Não precisa de muito dinheiro para começar

Sem dúvida essa é a vantagem que mais atrai as pessoas para o Marketing de Afiliados.

Comparando com outros tipos de negócio, nesse mercado não é necessário comprar mercadoria para vender ou ter uma loja, seja física ou virtual.

O que o torna muito mais acessível do que outros modelos de negócio, porém ainda há um investimento mínimo.

Existe a possibilidade de começar com custo zero, entretanto não é o ideal, porque os resultados podem demorar mais que o normal.

Possibilidade de renda maior que na CLT

Apesar dos custos serem baixos para iniciar, as possibilidades de ganhos são enormes e não possuem um teto, como na CLT.

Não se iluda achando que no primeiro dia, as vendas serão incríveis e sua vida vai mudar, esquece isso.

Para ter esses resultados expressivos, que as pessoas tanto comentam, leva muito tempo de trabalho e algum investimento. Então, não entre com a ideia errada, pois você pode se frustrar.

o que é marketing de afiliados

Coisas que não te contam sobre o Marketing de Afiliados

Você não precisa ter um blog para começar

É comum os afiliados acharem que, necessariamente, precisam ter um blog, mas é possível começar só com as redes sociais.

Ter um blog gera um custo desnecessário no início do seu projeto, é preciso pagar hospedagem, domínio, redator (se você não escreve), um design para criar as imagens e sua identidade visual. Uma série de gastos que poderiam ser utilizados de outra forma.

Iniciar pelas redes sociais é gratuito, e a produção de conteúdo demanda menos tempo que um artigo para blog, por exemplo.

Não existe dinheiro fácil

Sabe essas promessas de dinheiro fácil que você ver por aí? Pois é, não existe isso, geralmente quem faz esse tipo de promessa só quer arrancar seu dinheiro a qualquer custo.

Agora se você é honesto e quer crescer nesse mercado sem prejudicar outras pessoas, o trabalho vai ser árduo. Tenha em mente que pode demorar um pouco, mas se você persistir terá ótimos resultados.

Trabalhar com Marketing de afiliados não é só uma renda extra

Se você pensa entrar nesse mercado para só fazer uma renda extra, é melhor procurar outra forma de ganhar um dinheirinho a mais.

Pode ser que você consiga fazer algumas vendas para amigos e parentes, porém nada mais que isso.

Como falei no tópico anterior, para ganhar dinheiro como afiliado é necessário se dedicar, e talvez até trabalhar mais do que antes em seu emprego.

Não saia do seu emprego

Se você conheceu o Marketing de Afiliados, achou incrível e agora quer largar tudo para começar esse novo empreendimento. Conselho de amiga, não faça isso.

Continue no seu emprego, monte uma reserva de emergência e comece a estudar sobre Marketing de Afiliados.

Você não precisa sair do trabalho para se tornar um afiliado, dá para conciliar os dois até que os resultados comecem a aparecer.

Se você sair antes desse negócio começar a ser lucrativo, só vai gerar ansiedade e preocupação.

O desespero para pagar as contar vai te atrapalhar e fará com que você tome decisões ruins para seu negócio. Assim, você irá desistir antes de dar certo e sentirá frustrado.

afiliados digitais

Dicas para se dar bem no Marketing de Afiliados

Você já aprendeu o que é o Marketing de Afiliados, quais as vantagens e ainda alguns segredos que não te contam sobre esse mercado. E agora quero te dar umas dicas importantes para que seu negócio vá para frente e você consiga viver disso.

Entenda primeiro como funciona

É bom saber que você já está dando esse passo, afinal se está lendo esse artigo é porque quer aprender mais sobre o assunto.

Antes entrar nesse mercado, leia o máximo que puder, ouça a opinião das pessoas e veja se realmente é o que você quer. Pode parecer perda de tempo, porém é exatamente o contrário e ainda pode te fazer economizar dinheiro.

Depois de entender se você quer mesmo fazer isso, é preciso aprender como começar do jeito certo.

Há muito material gratuito disponível na internet, basta pesquisar e filtrar os conteúdos de qualidade.

Mantenha os custos baixos

No início você não terá lucro ou terá muito pouco, então economize o máximo que puder com ferramentas.

Existem muitas ferramentas gratuitas que você pode utilizar, tanto para e-mail marketing quanto para agendamento de postagens, por exemplo.

Alguns exemplos gratuitos:

  • MailChimp: É serviço de automação de marketing, essencial para a criação de listas de e-mail para oferecer seus produtos;
  • Estúdio de criação do facebook: Para agendar postagens no Facebook e Instagram, só não agenda stories;
  • Linktree: Com essa ferramenta, você consegue colocar mais de um link na sua bio do Instagram gratuitamente.
  • Canva: Para criação dos seus posts nas redes sociais. Além de ser fácil de usar, possui alguns templates prontos para você se inspirar.
  • Redes Sociais: Para você efetuar suas vendas.

Com essa configuração você já consegue começar seu negócio, e se tiver algum dinheiro sobrando, recomendo que faça anúncios para alcançar um público maior.

Produza conteúdo genuíno

Não estou dizendo para você reinventar a roda, apenas para ser genuíno. Ser genuíno, significa ser autêntico, honesto, em oposição ao que é falso.

É isso que você deve buscar em seus conteúdos e na sua comunicação. Ser você mesmo, mostrar suas características, seus valores e contra o que você luta.

Incluir essa autenticidade nos conteúdos, vai te colocar à frente de todo ser mar de afiliados fazendo a mesma coisa.

Eles simplesmente replicam tudo que aprenderam, como robôs. Você não precisa fazer isso, busque esse posicionamento genuíno e as pessoas vão começar a notar o seu conteúdo.

Não desista no primeiro obstáculo

Se fosse fácil, todo mundo estaria rico, concorda?

Criar um negócio do zero é difícil, você precisará aprender diversas habilidades, a mexer em novas ferramentas e ainda conciliar tudo isso com outras áreas da vida.

Pode ser que as coisas demorem a acontecer, e que as pessoas tenham resultados e você não. Tudo bem se isso acontecer, tente ver o que pode ser melhorado para que alcance os resultados mais rápido.

Você só não pode desistir.

Defina uma estratégia e avalie os resultados

Um negócio só é bem sucedido se ele possui uma estratégia clara. Segundo o dicionário Priberam, estratégia significa uma combinação engenhosa para conseguir um fim. 

Sendo assim, você precisa criar um plano detalhado de tudo que irá fazer para conseguir alcançar a tão sonhada venda.

Defina que ferramentas irá precisar, quais os canais onde produzirá conteúdo, quanto investirá em anúncios e que tipo de conteúdo fará para atingir o público certo.

Além disso, é necessário avaliar de tempos em tempos a sua estratégia e verificar onde precisa ajustar para melhorar seus resultados.

ganhar dinheiro como afiliado

Conclusão

Por fim, o Marketing de Afiliados é uma forma honesta de ganhar a vida, como qualquer outro trabalho. Existem pessoas mal intencionadas, assim como em outras profissões.

Nesse artigo você aprendeu o que é o Marketing de Afiliados, as vantagens de trabalhar nesse mercado e ainda algumas dicas para ter sucesso.

Espero que esse texto tenha te ajudado, te mostrado que nem tudo são flores e que a realidade é bem diferente do que dizem.

Mas ainda é uma excelente oportunidade de negócio com um custo inicial beirando a zero, então se seu sonho é ser um empreendedor, comece como afiliado.

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo e acesse Afiliada Digital.

Esse artigo foi escrito Por Giovanna Magalhães, afiliada e especialista em vendas online.

O post O Que é Marketing de Afiliados? Entenda de Uma Vez Por Todas! apareceu primeiro em Wilker Costa.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O Que é Marketing de Afiliados? Entenda de Uma Vez Por Todas!. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages