Ads Top

Infoproduto: O Que é e Como Criar o Seu? O Guia Absurdamente Completo!

Há alguns anos, criar um produto era algo muito complexo e demorado. Existiam fábricas dedicadas apenas a produção dos materiais, além de uma grande equipe de trabalhadores.

Com o crescimento da internet, possibilitando a criação de produtos em espaços menores e com poucos recursos, nasceu o infoproduto.

O infoproduto é qualquer conteúdo digital que seja distribuído gratuitamente ou comercializado dentro ou fora da internet.

A grande vantagem do infoproduto é a sua alta capacidade de escalar o produto, podendo alcançar públicos imensos, com um investimento proporcionalmente menor.

Mas o que é um infoproduto? Como posso lucrar com ele? Esta e outras perguntas nós responderemos neste artigo.

o que é um infoproduto

O que é um infoproduto?

O infoproduto é um produto digital que tem como objetivo solucionar um problema específico da persona.

No meio do seu público-alvo, há a persona, que é a pessoa na qual você deseja ter como cliente. O infoproduto ou artigos do seu blog, servem para educá-la e para que tenha consciência do problema, e comece a buscar meios para resolvê-lo.

Outra vantagem do infoproduto, é que pode ser usado por pessoas de diferentes idades e em diferentes dispositivos.

Por exemplo, se o seu conteúdo é no formato de vídeo aulas, então as pessoas podem assistir no smartphone ou tablet, enquanto se deslocam para o trabalho ou no intervalo entre às aulas da faculdade.

Essa facilidade em consumir o infoproduto e o seu baixo custo, acabam sendo grandes atrativos para o público.

Quais os principais formatos de infoprodutos?

Existem vários formatos em que você pode entregar o seu infoproduto para educar a sua audiência e escalar o seu negócio.

Normalmente conteúdos em formato de texto e imagem são mais rápidos de serem produzidos, porém podem ter um público menor, se compararmos com o vídeo.

Por isso é importante avaliar o comportamento de consumo do seu público para encontrar qual o melhor formato para o infoproduto que será produzido.

Confira os 6 formatos para se inspirar!

E-books

Os e-books são famosos por serem fáceis de consumir e também permitem abordar desde temas básicos até os mais avançados.

O mais interessante do e-book é que dentro dele, é possível colocar diferentes formatos, como: áudio e vídeo, o que melhora a experiência do usuário.

Porém se engana quem acredita que a produção do e-book é muito fácil, pois requer planejamento do conteúdo, pesquisa, além de todo o trabalho gráfico do infoproduto.

Todos estes elementos são importantes para estimular os usuários que tiverem o primeiro contato com o e-book, de baixá-lo e consumi-lo.

Ficou interessado neste formato de infoproduto? Então confira nosso artigo sobre “Como fazer um ebook”!

Podcast

Outro infoproduto muito popular é o podcast, que remete aos clássicos programas de rádio que eram febre nos anos 90, traz o mesmo formato de programa para o ambiente digital.

Os podcasts podem ser bate-papos informais sobre um determinado assunto, uma mesa redonda com especialistas, alguém narrando uma história ou fato. O que todos têm em comum, é o fato de informarem o público.

O podcast costuma ser o formato preferido para pessoas que costumam ter uma rotina corrida, frequentam academia ou precisam se deslocar com frequência, sendo impossível parar para absorver alguma informação.

Este formato é tão interessante, que nós criamos o nosso podcast para compartilhar mais conhecimentos com vocês. Acesse o WC Cast.

Webinars

Os webinars ganharam destaque nesta quarentena, pois a maioria dos eventos do primeiro semestre de 2020 foram cancelados. Porém vale lembrar que este formato é antigo, porém muito procurado pelo público.

Um grande atrativo do webinar é a liberdade geográfica que ele disponibiliza aos participantes. É possível assistir um evento na China, enquanto você almoça no conforto do seu lar, em qualquer lugar do mundo.

Para realizar um webinar, não é preciso conhecimentos técnicos de audiovisual, já que atualmente existem muitas ferramentas gratuitas que auxiliam os organizadores do evento.

Então se você é um especialista em marketing ou qualquer outro segmento, é possível convidar outros profissionais, organizar um grande evento online, e cada pessoa pode realizar a sua apresentação, sem sair de casa.

Desta forma você rompe as barreiras dos espaços físicos e problemas para deslocar os palestrantes, e cria um evento com pessoas do mundo inteiro. Para monetizar, é possível vender os ingressos ou até mesmo a gravação após o evento.

Lembre-se, conhecimento sempre pode ser monetizado!

Close Friends

O close friends ou melhores amigos, ganhou força no Instagram depois que a plataforma lançou um recurso com o mesmo nome, onde os usuários podem selecionar quais pessoas terão acesso ao conteúdo.

Para os influenciadores, que até então precisam utilizar ferramentas específicas para este tipo de ação, encontrar um novo modo de monetizar o seu conteúdo.

Este formato também se estendeu para o Whatsapp, onde grupos fechados são criados para compartilhar dicas e estratégias apenas com assinantes.

Curso Online

O curso online é o formato mais comum de infoproduto, onde as pessoas utilizam plataformas como Hotmart e Eduzz, para distribuírem seus produtos.

Há inúmeras opções desde entregar aulas gravadas ou até mesmo ao vivo. A vantagem do ao vivo é que os telespectadores podem interagir em tempo real com o palestrante, dando outra dinâmica para o conteúdo.

Algumas ferramentas permitem criar animações no vídeo em tempo real, deixando-o parecido com um programa de TV. Isso com certeza irá tornar o seu público mais engajado.

O curso online também requer menos alterações, então você pode criar uma assinatura e ir disponibilizando atualizações com o passar do tempo.

Outra vantagem do vídeo é que a maioria dos públicos consomem este formato. Não é atoa que o YouTube é a maior plataforma de entretenimento, além de ser o segundo maior buscador, ficando atrás apenas do Google.

Com apenas um celular e uma boa conexão com a internet, você já será capaz de validar a sua ideia e produzir o seu infoproduto.

Ferramentas 

As ferramentas também são infoprodutos, que ajudam a sua persona a resolver algum tipo de problema. Podemos usar como exemplo a SEMRush, uma ferramenta que mostra informações importantes de um site, como: palavras-chaves, tráfego, campanhas do Google Adwords, etc.

Diferente dos outros infoprodutos, que normalmente estão atrelados a um curso ou evento, está ferramenta é um serviço que otimiza o tempo dos especialistas de marketing.

Então se você possui um conhecimento ou habilidade que possa ser transformado em uma ferramenta, terá grandes chances de obter lucros com o seu infoproduto.

A estratégia para o infoproduto

Depois de criar o seu infoproduto é preciso que ele atinja o público desejado, caso contrário, ele não terá sucesso.

Lembre-se que a maioria do infoprodutos oferecem garantias para os seus consumidores, seja de 7 ou 30 dias, para o cliente simplesmente desistir de pagar por ele.

Embora esta prática aumenta a autoridade do produtor, também pode gerar alguns riscos. Por isso é importante adotar uma estratégia para minimizá-los.

infoproduto no marketing digital

Pesquisa de mercado

Comece a avaliar quais são os outros infoprodutos que estão no mercado e atendem o seu público.

Sei que você pode pensar que criou algo inovador e que não existe, mas antes  mesmo de começar a produzi-lo, veja o que seus concorrentes estão fazendo.

Esse tipo de pesquisa permite que você encontre falhas e melhore o seu infoproduto.

Procure entender quais são as principais dúvidas e dificuldades do seu público, e avalie como os concorrentes solucionam esses problemas.

É muito provável que você encontre soluções que não tinha imaginado, e com isso faça melhorias, e também encontrem erros que os concorrentes estão cometendo, que você também aplicou no seu infoproduto.

Quanto mais aprofundada for a sua pesquisa, maiores serão as chances de sucesso.

Aliás, se você está tendo dificuldades para encontrar um nicho de atuação, leia o nosso artigo sobre “Como escolher o nicho perfeito”.

Crie um conteúdo épico

Agora que você já possui todas as informações dos seus concorrentes, é o momento de criar um conteúdo jamais visto antes.

Você não necessariamente precisa apresentar uma ideia inovadora, mas pode explicar de uma forma jamais feita antes.

Vamos supor que você identificou uma necessidade das funerárias em oferecer os seus serviços, por que não oferecer um curso de “marketing para funerárias”? Afinal eles também precisam de clientes.

Então você irá produzir o melhor conteúdo para este segmento. Seja um e-book ou vídeo aulas, o importante é criar algo que desperte atenção do público e seja útil.

Quanto melhor for o seu conteúdo, maior será o buzz que ele irá gerar e menor será o seu investimento em mídia.

Escolha a melhor plataforma 

A escolha da plataforma onde será hospedado o seu infoproduto é de extrema importância. A melhor plataforma para hospedar o seu infoproduto, depende das suas necessidades.

A Hotmart é uma plataforma que permite hospedar tanto e-books quanto vídeos, o que facilita a vida dos produtores de conteúdos.

A Eduzz também oferece alguns recursos para hospedagem de vídeo aulas, como área de membros, enviar avisos para os alunos, entre outros. 

O Google Classroom também oferece opções para hospedar vídeos, criar salas virtuais, além de compartilhar arquivos com os assinantes.

Outra opção é criar uma área de membros no Wix ou WordPress, e criar a sua própria plataforma de cursos. As possibilidades são infinitas.

Conclusão

Agora você já possui todas as informações necessárias para começar a produzir o seu infoproduto.

Ao decorrer deste artigo apresentamos a importância do planejamento, da pesquisa, de conhecer a plataforma que irá utilizar, mas principalmente, conhecer à fundo os problemas do seu público.

Com este conhecimento em mãos acreditamos que você será capaz de obter êxito no lançamento do seu infoproduto. Desejo sucesso nesta sua empreitada, e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, compartilhe em nossos comentários.

William é mercadólogo e redator há 8 anos, atua como gestor de tráfego no mercado de infoprodutos.

O post Infoproduto: O Que é e Como Criar o Seu? O Guia Absurdamente Completo! apareceu primeiro em Wilker Costa.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Infoproduto: O Que é e Como Criar o Seu? O Guia Absurdamente Completo!. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.