Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Olá, leitores da Agência Mestre!

Já comentamos por aqui que criar uma página no Facebook é uma boa alternativa para manter uma relação mais amistosa entre marca e consumidor na internet, além de exibir conteúdos exclusivos e oficiais.

Mas, como fazer uma página no Facebook? Por onde começar? No artigo de hoje, mostraremos um guia básico sobre como criar uma fanpage, inserindo alguns itens para facilitar sua vida e melhorar o nível de conteúdo oferecido. Confira!

Como criar uma fanpage?

A maneira mais simples de criar página no Facebook é na própria home do site, antes de fazer o login. Abaixo dos campos para fazer um novo registro, você encontra o link para “Criar uma página para uma celebridade, uma banda ou um negócio”.

Criar página no Facebook

Clicando neste link, temos os passos básicos para começar a criação:

Como Criar Uma Fan Page — Guia Para Criar uma Página no Facebook

Ao selecionar a grande categoria, você verá novos campos, como no exemplo abaixo:

Opções detalhadas na criação da página no Facebook

O próximo passo será logar com sua conta de Facebook, ou criar uma nova caso seja um novo usuário. Feito isso, você vai se deparar com a página em branco, esperando para ser configurada.

O Facebook já lhe pede algumas considerações iniciais e você pode tomar a seguinte receita:

  • Criar uma imagem para o perfil da sua página. Ele irá identificar a sua página quando outras pessoas verem as suas atualizações;
  • Uma capa bem integrada com o seu assunto para que as pessoas entendam facilmente o propósito da sua página;
  • Coloque ainda informações básicas, tais como horários (se aplicável), site, endereço, etc. 

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Como Criar um Fanpage de Sucesso?

Agora que você já aprendeu a criar uma fanpage, é hora de aproveitar ao máximo os recursos e benefícios de ter uma página no Facebook. Confira o vídeo abaixo para aprender tudo sobre o assunto:

Procedimentos iniciais

  • ao criar uma página no Facebook, pense sempre em um nome que seja fácil de ser lembrado. Obviamente, se você já tiver uma marca do seu negócio, o nome de sua fan page deverá ser ou conter a sua própria marca;
  • o segundo ponto que você precisa ficar atento é com relação à aparência da sua página. Por isso, customize muito bem sua imagem de capa e seu avatar;
  • tenha uma linguagem definida em suas publicações. Ou seja, escolha se você seguirá uma linha mais formal ou mais informal na sua escrita.

Estratégias para páginas no Facebook

Depois de tudo pronto, é hora de focar na atração de usuários e fãs. Confira algumas estratégias que valem a pena serem utilizadas para fazer a divulgação da sua página:

Curta a sua página

Como já dissemos, o botão Curtir é essencial neste momento. Comece pelo seu usuário, curta a página recém-criada. A partir daí, é hora de espalhar para todos os cantos e juntar o máximo de seguidores possível.

Recomende para amigos

Uma parte interessante para aumentar a divulgação da sua página é olhar a caixa “Recomende aos seus amigos” e olhar quem dos seus amigos se adequa ao assunto da sua página. É válido lembrar que nem todos os seus amigos pode gostar deste assunto, então nada de sair convidando todo mundo.

Utilize outras redes

O uso de outras redes sociais é essencial. Utilize seu Twitter, divulgue por lá sua nova criação no Facebook. Se possuir uma conta da marca, faça a conexão entre elas, postando atualizações simultâneas. Isso pode ajudar seguidores exclusivos de cada rede a ampliar os métodos de acompanhar você, seguindo também na outra página.

Faça campanhas de e-mail

Uma outra fonte de curtidas pode ser por meio de campanhas de email marketing através de pessoas que já gostam da sua marca. Caso você já possua uma base, basta enviar um comunicado que agora a sua marca está no Facebook.

Adicione a página no seu site

Acrescente também o endereço da página no seu site oficial. Abra espaço para que os usuários que acessam o site tenham conhecimento também de sua presença na rede social. O mesmo vale para o Twitter. Crie um logo, um pequeno anúncio atrativo de “Siga-nos no Facebook”, por exemplo.

Fale para as pessoas

Não esqueça também do tradicional “boca a boca”. Fale com seus amigos, com usuários conhecidos on-line. Não deixe de pedir um apoio para seguir sua empresa, clicar no botão Curtir. Pode parecer meio bobo, mas a tática costuma gerar bons resultados de uma maneira simples.

Altere a sua URL

Outra estratégia importante e simples de fazer é alterar a URL da sua página. Assim, você terá um endereço mais amigável, facilitando acesso de usuário e dos robôs de busca, como visto em SEO.

Não abandone o conteúdo

Após toda a divulgação e o trabalho de criar uma página no Facebook, não abandone-a. Alimente o seu mural com notícias, informações, relacionando sempre o conteúdo ao seu site oficial. Lembre-se que o usuário está ali para receber tudo que é ligado à sua marca. Portanto, pense nos seguidores na hora de apresentar um novo conteúdo dentro do Facebook.

Busque a criatividade, cite curiosidades, traga informações relevantes. Vez ou outra varie com um vídeo, uma foto curiosa. São alternativas simples, mas que funcionam se aplicadas de forma correta.

O trabalho de divulgação também deve ser constante. De tempos em tempos, faça o convite à sua rede, compartilhe sempre o conteúdo postado em seu perfil pessoal e peça para os amigos fazerem o mesmo.

É claro que há diversos plug-ins e aplicativos para ajudar ainda mais o seu trabalho dentro de uma página oficial no Facebook. Mas isso é assunto para outro post. Até lá, siga as técnicas básicas e comece a ganhar fãs.

Você verá que essa rede social pode trazer muito mais do que uma simples boa relação com os usuários que estão conectados por lá. Aproveite para acompanhar também a Agência Mestre no Facebook!

Faça testes e interaja com sua audiência

Varie o estilo de suas publicações. Ou seja, faça publicações com imagens, em vídeos, apenas em formato de texto, invista também em lives do Facebook e acompanhe qual estilo é mais bem aceito pela sua audiência.

Por falar em audiência, nunca se esqueça de responder a todos os comentários deixados em sua página do Facebook. Dar atenção para as pessoas é uma das grandes chaves do sucesso de sua rede social.

Explore o call to action e descubra o que sua audiência quer ver

O Facebook disponibiliza para cada fanpage um botão de call to action, através do qual você pode redirecionar o usuário para fora do Facebook. 

Aproveite esse recurso para promover algo do seu interesse, fazendo com que a sua audiência tenha acesso mais fácil aos seus serviços e produtos. Na fanpage da Agência Mestre, exploramos esse recurso para direcionar o usuário ao nosso inbox, com o botão “Envie uma mensagem”, como pode ser visto na imagem abaixo:

Como Criar Uma Fan Page — Guia Para Criar uma Página no Facebook

Para criar mais conteúdos, pergunte para a sua audiência o que ela gostaria de ver. Você pode fazer isso em simples publicações ou utilizando um sistema de enquete que o próprio Facebook oferece.


Quer saber mais sobre as melhores estratégias para a sua página no Facebook? Então, continue lendo os posts da Agência Mestre!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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