Gravador de tela: 15 ferramentas para capturar a tela do seu smartphone ou pc 

A crescente demanda de conteúdo a distância, como aulas e até mesmo reuniões via chamada de vídeo, tem feito com que muitas pessoas busquem por um gravador de tela para suas criações. Conhecer as ferramentas certas para isso é essencial, pois te ajuda a ganhar tempo e simplifica todo o processo de criação. 

Os gravadores são softwares que permitem que você capture a tela de seus dispositivos enquanto realiza as funções normais do seu aparelho. Ao fim da captura, a gravação fica salva em formato de vídeo para que você possa editar e compartilhar. 

Saiba mais: Como perder a vergonha ou o medo de gravar vídeos?

Algumas ferramentas com função de gravador permitem que você escolha se quer capturar a tela por completo ou apenas uma área dela. Em parte delas, também é possível agregar outras capturas, como a do áudio do seu dispositivo ou microfone e da sua webcam. 

Por isso, é preciso avaliar qual reúne tudo que você precisa de acordo com o conteúdo que busca produzir.  Há dezenas de opções, gratuitas e pagas, para escolher e cada uma com suas vantagens e desvantagens. 

Nesse texto listamos 15 ferramentas que possuem função gravador de tela para que você possa fazer capturas tanto no computador quanto no smartphone. Confira:

Gravadores para o computador

Nativos 

Você encontra gravadores de tela nativos em dispositivos com sistema operacional macOS e Windows. Eles não são tão completos, mas podem ser super úteis se você tem uma tarefa simples e nao quer baixar um programa mais completo. 

1. Nativo no MAC

Em seu mac você consegue fazer tanto capturas instantâneas da tela, também chamadas de print screen, como gravações em vídeo. Os recursos se limitam a escolher entre capturar a janela completa ou parte dela. 

Para ativar o gravador basta inserir o comando Shift + Command (⌘) + 5. Essa opção está disponível para sistema macOS a partir do Catalina. 

2. Nativo no Windows

Assim como nos aparelho Apple, em computadores com sistema operacional Windows também é possível acessar o gravador de tela a partir de um simples comando. Nesse caso, basta teclar Windows + Alt + G. 

A ferramenta está disponível a partir do Windows 10.

Para baixar 

Se você busca um gravador de tela mais completo para seus vídeos, aqui vão algumas opções para você baixar e testar. 

3. OBS Studio 

O OBS Studio é um software que permite não apenas a gravação da tela, mas também a transmissão da mesma. Por isso, é muito usado para aulas ao vivo e streams de gameplays. 

Ele foi desenvolvido em código-aberto e é totalmente gratuito. Não adiciona marca d’água às gravações e ainda pode ser usado para transmissões no YouTube, por exemplo. 

4. Camtasia

O Camtasia é um aplicativo muito completo para quem busca um gravador de tela. Ele permite, inclusive, que você edite seu vídeo e ainda possui uma biblioteca com diversos recursos para você usar no seu conteúdo. 

Essa ferramenta se destaca por permitir também a gravação de uma narração para o vídeo e a inclusão de legendas. 

 5. Loom 

O Loom é um gravador que possibilita capturar a tela, áudio e webcam. Além disso, ele permite também fazer anotações e desenhos no vídeo. Sua interface é simples e o processo para compartilhar os vídeos é bem intuitivo. 

O diferencial dessa ferramenta é que ela possui uma extensão para o Google Chrome, que permite fazer gravações diretamente pelo navegador.

6. ShareX 

O ShareX é um gravador que vem com a proposta de auxiliar na criação de conteúdos rápidos. Ele não adiciona marcas ao vídeo e nem tem um temporizador. 

Uma das suas principais funcionalidades é a possibilidade de transformar, de maneira simples e rápida, as capturas em gifs. 

7. Tinytake 

O Tinytake é gravador que consideramos o mais simples entre os não nativos. Ele permite que você grave tanto a sua tela como a webcam, porém não tem tantos recursos adicionais. 

Além disso, sua gravação é limitada a vídeos de apenas 5 minutos. Contudo, é uma opção se você busca uma gravação simples e objetiva. 

8. Flashback Express 

O Flashback Express é mais uma opção de gravador que não tem limite de tempo para as gravações e nem adiciona marcas aos vídeos. Sua interface é simples e conta com ferramentas exclusivas para gamers. 

Para quem busca por mais recursos, essa ferramenta também está disponível em uma versão premium, a Flashback Recorder. 

9. Apowersoft Screen Recorder

Essa é uma opção leve e simples, instalada diretamente no navegador. Ela permite fazer transmissões de vídeo, áudio e webcam, além de deixar selecionar se deseja capturar a tela inteira ou apenas parte dela. 

Um facilitador da ferramenta são os diversos atalhos no teclado que facilitam a gravação e transmissão dos vídeos. 

10. EZVID

Essa ferramenta, além de ser um gravador de tela, também conta com um editor para os vídeos. Dessa forma, permite que você capture e edite suas criações de forma mais rápida, sem precisar utilizar mais de um software. 

Além disso, conta com compartilhamento rápido do conteúdo em redes sociais como o Facebook e Youtube. 

Gravadores para Smartphones 

Nativo

11. Nativo do Iphone 

Todos o aparelhos Apple com sistema a partir do IOS 11 possuem um gravador de tela de nativo. Para acessá-lo clique em Ajustes > Central de Controle > Personalizar Controles e depois selecione o Gravador de Tela. 

Feito isso, o gravador estará sempre disponível na Central de Controle do aparelho. Todas as capturas feitas com esse recurso ficam disponíveis no aplicativo Fotos.

Para baixar 

12. Inshot – Gravador de Tela

Essa é uma ferramenta disponibilizada pela mesma desenvolvedora do aplicativo de edição de videos Inshot. Ela permite capturar e fazer cortes simples nas gravações. Além disso, possui compartilhamento rápido com redes sociais. 

 O app não tem um limite de tempo para as gravações. Ele não insere marcas d’água no vídeo, mas seu botão flutuante aparece nas capturas. 

13. Mobizen

Esse aplicativo está disponível para dispositivos Android. Ele permite capturar som ambiente e a tela do aparelho com qualidade Full HD. 

Um diferencial, é que essa ferramenta possibilita pausar e retomar a gravação no mesmo arquivo, o que facilita a edição, evitando a necessidade de juntar vários arquivos. Além disso, ele permite capturar ao mesmo tempo a tela e a câmera frontal do seu celular. 

14. AZ Screen Recorder

Esse é mais uma opção de gravador de tela que captura video e audio com qualidade Full HD. Ele é um dos mais conhecidos aplicativos de gravação, muito utilizado para captura de gameplays. 

O AZ Screen Recorder não adiciona marca d’água nos vídeos e também permite pausas na captura. Além disso, possui recursos diferenciados, como gravação de vídeo em time lapse. 

15. DU recorder 

Esse é mais um aplicativo que captura tela e som com qualidade Full HD. Seu diferencial está na possibilidade de edição dos vídeos dentro do próprio app, sendo possível adicionar músicas as criações e até mesmo gerar gifs. 

Outro diferencial é que o app permite desenhar e inserir anotações aos vídeos. 

Essas são algumas ferramentas com recursos interessantes e variados que podem te ajudar a produzir seus conteúdos. Seja para gravar uma vídeo aula, um tutorial ou até mesmo transmitir jogos, elas são recursos de grande valor para te ajudar a ganhar tempo e criar com qualidade. 

E aí, já sabe qual ferramenta é a mais adequada para fazer suas gravações?

O post Gravador de tela: 15 ferramentas para capturar a tela do seu smartphone ou pc  apareceu primeiro em Camila Porto.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Gravador de tela: 15 ferramentas para capturar a tela do seu smartphone ou pc . Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages