Empreendedorismo Digital: Ideias para criar seu próprio negócio e ser empreendedor digital

Com o crescimento da Internet, ganhar dinheiro com seu próprio negócio, se tornou mais fácil. Com o empreendedorismo digital, o sonho de ter seu negócio, ter uma renda mensal e fazer o que gosta, são realidades que muitas pessoas, do mundo inteiro, já vivem. Neste post, você vai entender o que você precisa fazer para ter um negócio digital, quais são os segmentos mais promissores para empreender online, como começar a empreender na internet e muito mais.

O que é Empreendedorismo Digital?

Para mim, empreendedorismo digital é qualquer tipo de negócio que você use a Internet para gerar renda. Claro que a intenção aqui não é colocar ninguém em caixinhas, muito pelo contrário. A ideia é trazer as possibilidades que você pode construir com empreendedorismo digital. Você não precisa trabalhar ou ter renda 100% pela internet, mas saiba que cada vez mais, seu público está na internet e, o marketing digital e outras formas de gerar renda, são cada mais populares.

De acordo com o site MeuSucesso, empreendedorismo digital pode ser definido como: “Pode-se entender o empreendedorismo digital como o desenvolvimento de um modelo de negócios para oferecer um produto ou serviço diferenciado através de um meio digital gerando lucro”. Logo, ser um empreendedor digital e ter sucesso, depende apenas do uso da Internet para oferecer seus produtos e serviços. Agora, o mais legal disso tudo, é que existem inúmeras oportunidades de ganhar dinheiro, criar um negócio, seu seu próprio patrão, criar um novo mercado. Isso tudo com a internet.

Quais as vantagens de ser um empreendedor digital?

É claro que ao se aventurar em uma nova área, você precisa saber o que tem a ganhar e o que tem a perder ao investir seu tempo e dinheiro, concorda? É aí que a experiência de outras pessoas pode te ajudar a decidir se esta é uma boa alternativa para você. Antes de se aprofundar nesse assunto, só quero deixar claro que há muitas vantagens em ter um negócio digital, mas não se iluda. Muitas pessoas querem vender a imagem de que é um caminho fácil. Contudo, há muito trabalho a ser feito se você quiser ganhar um bom dinheiro e viver do empreendedorismo digital.

Para mim, as principais vantagens do empreendedorismo digital em comparação com outros modelos de negócio são:

  1. Custo de entrada no mercado

Se você comparar o quanto custa criar um negócio físico versus um negócio digital, vai perceber porque esse mercado cresce tanto. Hoje em dia, com uma boa ideia e competência, é possível criar um negócio online. Tudo o que você vai precisar de estrutura é um computador. Há quem crie um negócio e comece a faturar seus primeiros reais usando um celular. Obviamente, na medida em que você queira crescer, pode precisar de mais pessoas, mais equipamentos, um local físico. Porém, há pessoas que faturam seus milhares e até milhões de reais, trabalhando em casa.

  1. Trabalho remoto

Para alguns, essa é a principal vantagem de ser um empreendedor digital: trabalhar via home office. Claro que nem todos gostam desse modelo de trabalhar em casa, mas é uma excelente forma de economizar e aumentar seu lucro. Como é um negócio digital, que só precisa de internet, você pode trabalhar de casa ou de um coworking, por exemplo. Isso, especialmente no começo, vai te ajudar a economizar muito dinheiro com aluguel e outras despesas.

  1. Escala infinita

Se pegarmos alguns exemplos de negócios digitais, podemos ver como esse mercado oferece uma escala infinita. Mais adiante vou listar alguns modelos de negócio que você pode usar como inspiração para empreender online, mas é bom que você visualize o tamanho que um negócio digital pode atingir. Por exemplo, o Facebook a Netflix, o Google e a Amazon, são negócios digitais. Apesar de hoje serem empresas gigantes em seus setores, não se esqueça que cada uma delas começou com uma ideia. O Facebook começou em um quarto de faculdade, a Amazon em uma garagem e seu fundador, Jeff Bezos, tinha uma porta como mesa de trabalho.

Essas são algumas vantagens de se ter um negócio online e ser um empreendedor digital. É claro que ter um negócio, seja ele digital ou não, exige trabalho e dedicação. Porém, essas três vantagens já mostram que qualquer um pode começar a empreender online.

Ideias para criar seu negócio e trabalhar com empreendedorismo digital

Esse é um ponto importante. Eu diria que escolher um modelo de negócio é crucial para quem quer empreender online e pela internet. A escolha do modelo de negócio é o que vai definir seu rumo e estratégias para ganhar dinheiro online. Como há muitas possibilidades de ter um negócio digital, quero listar aqui as oportunidades mais interessantes e seus prós e contras. Vamos lá?

Marketing de Afiliados

Ser um afiliado é um dos caminhos mais comuns para quem pensa em ter um negócio digital e ser um empreendedor online. Em linhas gerais, ser um afiliado é ganhar uma comissão sempre que alguém comprar um produto ou serviço a partir da sua recomendação.

Você pode usar uma conta no Instagram, um grupo no Facebook, um blog e até seus amigos e contatos pessoais para vender e ganhar comissões. Existem, basicamente, duas linhas que você pode escolher para trabalhar:

Afiliado de Infoprodutos

Este é um segmento em que você promove um curso, ferramenta online ou qualquer serviço digital e ganha uma comissão sobre as vendas que realizar. Você pode ser um afiliado de infoprodutos e promover serviços de outras pessoas, o que é chamado de infoprodutores. Que são pessoas que produzem cursos online ou vendem alguma ferramenta.

A Hotmart, por exemplo, é uma das maiores empresas desse segmento no Brasil. Nela, você pode encontrar infoprodutores que vendem seus cursos em diversos segmentos, desde como usar o iPhone até terapias quânticas. Além da Hotmart, há também a Monetizze e Eduzz, empresas que oferecem serviços e oportunidades semelhantes no Brasil. Já se você pensa em ganhar em dólar, pode conhecer a ClickBank, uma das maiores empresas de afiliados fora do Brasil.

Afiliado de Produtos

Outro segmento que está crescendo cada vez mais por aqui é o do e-commerce. Com isso, ser afiliado e ajudar quem tem uma loja online a vender mais é também uma forma de ganhar dinheiro online e começar seu negócio digital. Na mesma lógica do marketing de afiliados de infoprodutos, ser um afiliado de produtos é um mercado interessante.

Empresas como Amazon e Lomadee, são algumas referências desse modelo de negócio. Sendo membro do seu programa de afiliados, você pode ganhar uma comissão sobre as vendas de produtos. É uma forma interessante de monetizar um blog ou um canal no YouTube se você quiser trabalhar como um influenciador.

Além dessas duas empresas, outra que oferecer oportunidades de ganhos na internet é a Magazine Luiza. Com o Magazine Você, é possível montar uma loja com produtos à venda no Magazine Luiza e lucrar ao recomendar os produtos. Você cria uma vitrine de produtos e, ao realizar uma venda, ganha uma comissão.

Vantagens de ser afiliado

Uma das vantagens de ser um afiliado é que você não é dono do produto. Logo, não se preocupa com a entrega, suporte, devoluções, reclamações. Você só leva o cliente até a compra. Além disso, você pode ganhar um bom dinheiro sem precisar aparecer ou se expor.

Desvantagens de ser afiliado

Ser afiliado é como ser um investidor. Você precisa encontrar produtos com potencial de venda para ganhar algum dinheiro. Como demanda certo tempo para criar uma audiência ou requer investimento em anúncios para conseguir gerar tráfego, muitos iniciantes acabam ficando pelo caminho. Seja pela falta de paciência ou de dinheiro para se manter motivado até o lucro começar.

Infoprodutor

Outro segmento, que cresceu muito nos últimos anos, é o de infoprodutos. Em linhas gerais, um infoproduto é um curso online. Pode ser um curso em vídeo, em texto, ao vivo. Enfim, o formato pode ser variado. No entanto, muitos empreendedores digitais hoje criaram verdadeiras fortunas vendendo seu conhecimento através de aulas online.

Em sites como Udemy e Hotmart, você poder ter uma ideia da dimensão desse mercado e das oportunidades. Nessas plataformas, você encontra a estrutura que precisa para colocar seu curso no ar e começar a vende. Aqui é que o afiliado e o infoprodutor se conectam.

O infoprodutor pode utilizar as plataformas de marketing de afiliados para encontrar parceiros que irão ajudar na promoção do curso. Caso você não queira contar com afiliados para promover seus cursos, pode usar outras plataformas como WordPress, por exemplo, para hospedar as aulas e usar meios como PagSeguro para realizar as vendas.

Vantagens de ser infoprodutor

O potencial de ganhos é bem grande, se você fizer um bom trabalho. Há infoprodutores que faturam mais de um milhão de reais por mês. Se você tem uma boa ideia, um bom produto e um bom marketing, vender cursos é extremamente lucrativo, pois a escala é quase infinita.

Desvantagens de ser um infoprodutor

Dependendo do seu estilo, ser um infoprodutor pode ser mais difícil. Isso porque, com a concorrência cada vez maior nesse mercado, criar autoridade é fundamental. Autoridade e audiência vão te ajudar a ter resultados cada vez maiores. Porém, para isso é preciso se expor, gravar vídeos, ter Instagram. Tudo isso pode incomodar os mais tímidos. Claro que dá para fugir disso, mas as chances de sucesso diminuem.

Influenciador

Ser um influenciador já virou profissão. Desde os mais famosos no Instagram, até os blogs, construir e monetizar uma audiência é um dos caminhos para empreender online. Quando se fala em influenciadores, certamente você já imagina os posts de pessoas saradas, na praia e todas produzidas no Instagram. Porém, ser um influenciador digital é muito mais do que isso.

Influenciador no Instagram

O termo influenciador se tornou bastante popular com o Instagram. Pessoas até então anônimas, se tornaram famosas por seus posts na rede social. Carlinhos Maia, Primo Rico, são alguns exemplos de pessoas que ganham pequenas fortunas com seus posts e conteúdos. Este é um caminho para quem quer trabalhar com empreendedorismo digital.

Vantagens de ser um influenciador no Instagram

Quem gosta de compartilhar sua vida, suas ideias ou seus ensinamentos, vai achar no nicho de influenciador no Instagram um mundo de oportunidades. Para fazer sucesso por lá, é preciso se conectar com sua audiência, ter posts constantes e ser obcecado por atender as demandas de conteúdo dos seus seguidores.

Desvantagens de ser um influenciador no Instagram

Por ser uma área já bem explorada, encontrar um nicho ou posicionamento diferenciado está mais difícil. Porém, começar como microinfluenciador, depois ir aumentando a audiência é um caminho possível. Porém, esta carreira é focada em quem gosta de aparecer e se expor. Não são todos que curtem esse estilo de vida.

Influenciador no YouTube

Junto aos influenciadores do Instagram, os influenciadores do YouTube despontam como os que saíram do anonimato para a fama. Nomes como Felipe Neto e Whinderson Nunes, são apenas dois exemplos. O ser um youtuber é uma forma de ganhar dinheiro pela internet e, o potencial de ganhos é também quase infinito.

Vantagens de ser um youtuber

Uma das vantagens é que os modelos de monetização do YouTube são bem conhecidos. Como exibição de anúncios, vídeos patrocinados por marcas, assinaturas de conteúdo, são alguns exemplos. Além disso, o YouTube tem cada vez mais participação no consumo de conteúdo online e, o fato dele ser uma plataforma também de busca, faz com que mesmo conteúdos mais antigos, continuem a gerar renda, ao contrário do Instaram.

Desvantagens de ser um youtuber

Mesmo com a possibilidade de criar canais de nicho, aparecer é quase fundamental no YouTube. Muitos dizem que é possível ganhar dinheiro sem aparecer, mas se você quiser ganhar dinheiro e ter uma vida confortável, aparecer é quase fundamental. Se você não quer isso, talvez não seja o melhor modelo.

Influenciador com Blogs

Meio esquecido desde o surgimento das mídias sociais, os blogs ainda são uma fonte interessante de renda online. No passado, vimos surgir pequenos blogs, que se tornaram grandes empresas hoje como o Baixaki da NZN e Tecnoblog. O fato é que ter um blog hoje é uma forma bem interessante de ganhar dinheiro, especialmente para os mais tímidos.

Vantagens de ter um blog

Uma das vantagens de se ter um blog é a facilidade de começar. Com um computador e competência, é possível ter bons resultados. Além disso, há diversos modelos de monetização como o Adsense do Google, que paga em dólar. Outro ponto positivo é que os mais tímidos não precisam aparecer e é muito fácil contratar pessoas para produzir conteúdo e melhorar seus acessos.

Desvantagens de ter um blog

Pode demorar um certo tempo até você começar a ver os resultados. Além disso, cada conteúdo demanda uma certa pesquisa para produzir. Trabalhar com as constantes mudanças do algoritmo do Google pode ser complicado, mas faz parte do trabalho atender às demandas dos seus visitantes. Se você acertar no nicho, pode ganhar um bom dinheiro com um blog.

Freelancer (profissionais autônomos)

Outra área muito promissora para quem quer ter um empreendimento digital é ser freelancer. Não é incomum muitas pessoas começarem a ganhar dinheiro online como “freela”. O universo dos freelancers é bem amplo e pode abranger muitas áreas. Vou listar as mais populares e promissoras.

Freelancer de Marketing Digital

Com o crescimento do Marketing Digital, ser freelancer nesta área é bem promissor. Muitas pessoas que gostam desse segmento, podem prestar serviços nesta área sendo as mais buscadas atualmente:

– Gestor de Tráfego Pago

É o profissional que cuida e gerencia campanhas de anúncios no Google, Facebook, Instagram e outros canais.

Gestor de Mídias Sociais

É o profissional que gerencia as contas de empresas no Facebook, Instagram e outros canais. Fazendo postagens, moderando comentários e respondendo clientes.

– Produtor de conteúdo

São os profissionais que trabalham com redação de conteúdo para blogs e sites de e-commerce.

– Gestor de Métricas e Dados

É o profissional que cuida e acompanha o desempenho da empresa na Internet. Trazendo dados e informações importantes para as estratégias da empresa.

– Designer

Outro profissional bem procurado é o designer. Ele é o responsável pela identidade visual da empresa na Internet, pode ser para fazer publicações nas Mídias Sociais, banners para anúncios, materiais para sites, e-books e lojas virtuais, por exemplo.

– Copywriter

Esta é uma carreira que tem ganhado destaque recentemente. Com o aumento do número de negócios digitais, gerar resultados depende cada vez mais de um bom marketing. Por isso, o Copywriter está em alta. Ele é o responsável pela escrita de textos persuasivos, as chamadas copys.

Editor de vídeos

O editor de vídeo é um profissional com muita demanda em todos os setores de um negócio online. Seja para os influenciadores, infoprodutores, lojas online, vídeos sempre são fundamentais em qualquer estratégia de marketing digital.

Estas são algumas carreiras possíveis que você pode seguir sendo um empreendedor digital. Se prestar serviços é sua intenção, aqui estão alguns exemplos. A barreira de entrada neste modelo de negócio é ainda mais baixa, pois só depende de você para pegar os trabalhos e começar a ganhar dinheiro.

Há vários sites onde você pode disponibilizar sua mão de obra e ser um freelancer. Lugares como o Workana e GetNinjas são dois exemplos. Falando em sites, você verá que há várias outras áreas para atuar e trabalhar com empreendedorismo digital.

– Consultoria;

– Eventos;

– Aulas particulares;

– Assistência técnica;

– Suporte técnico.

Vantagens de ser freelancer

Uma das principais é poder começar a trabalhar e a ganhar dinheiro online rapidamente em alguns segmentos. Redação de textos online, por exemplo, é um dos caminhos mais fáceis para começar. Outra vantagem é de trabalhar quando quiser ou puder. Muitas pessoas hoje usam os trabalhos como freelancer como uma complemento de renda e, que em alguns casos, pode se tornar até a fonte principal de renda mensal.

Desvantagens de ser freelancer

Se você não tiver clientes fixos, pode ser cansativo e frustrante atrair novos clientes todos os meses ou ao final de cada projeto. Além disso, como não é um modelo escalável, você só irá ganhar quando produzir e entregar. Outros modelos como o de afiliado e infoprodutor, já permitem uma automação maior das vendas e receitas.

E-commerce e Lojas Online

Esse já é um segmento muito comum e cresce cada vez mais no Brasil. As compras online sempre estiveram em alta, mas depois da pandemia de 2020, muitos negócios precisaram aderir rapidamente a este modelo de negócio para sobreviver.

Ter uma loja online já não mais um bicho de sete cabeças. Há plataformas prontas para quem vai começar e nas Mídias Sociais, já é possível disponibilizar seus produtos usando o Instagram Shopping e o Catálogo de Produtos do WhatsApp, por exemplo.

Se você quer ir pelo caminho mais tradicional e ter uma loja, há inúmeros caminhos. Um deles é contratar um profissional, um freelancer, uma gência, para colocar seu site no ar. Outro caminho é contar com plataformas prontas como a NuvemShop.

Vantagens de um e-commerce

A principal vantagem é a famosa loja aberta 24 horas por dia, 7 dias na semana. Mesmo tendo um negócio físico, ao abrir uma loja online, você pode vender em qualquer momento. Além disso, o potencial de escala de um e-commerce é quase infinito. Basta ver o exemplo da Amazon e do Magazine Luiza. Não é fácil se tornar um tubarão, mas há exemplos de sobra que provam que é possível.

Desvantagens de um e-commerce

Lidar com o processo de logística no Brasil é um dos principais problemas desse modelo de negócio. Além disso, a legislação de defesa do consumir e os processo de devolução podem custar boa parte dos seus lucros. Além disso, há muita competição em todos os nichos. Por isso, para e destacar o vencer, é preciso ter muita competência e persistência.

Como começar no Empreendedorismo Digital?

Essa é uma pergunta importante. Minha primeira dica é: conheça os modelos de negócio disponíveis por aí. Há muitas formas de ganhar dinheiro online e, você pode descobrir a que combina melhor com você e seus objetivos de vida.

Modelos de Negócio

Há muitas pessoas que querem ter um negócio digital pelo dinheiro, pelo potencial de escala ou porque querem viver do que amam fazer. Nenhum caminho destes é certo ou errado. Para quem quer começar, esse é o primeiro passo. Entenda quais são as principais formas de monetizar seu negócio. Várias você já conheceu aqui. Há vários caminhos, como ser afiliado, produtor de conteúdo, freelancer, ter uma loja online, vender assinaturas, produtos, serviços. Tire um tempo para entender os melhores modelos.

Seu estilo de empreendedor digital

Depois de selecionar alguns modelos, veja se eles estão de acordo com seu estilo de empreendedor digital. Se você não gosta de aparecer, ser um influenciador no Instagram ou um infoprodutor, pode não ser seu melhor caminho. Se você quer resultados rápidos, ter um blog ou e-commerce, pode não ser a melhor opção.

Converse com quem já está no mercado

Hoje há muitos grupos de discussão no YouTube, espaço de comentários no Instagram, blogs, de pessoas que já estão há mais tempo que você na área em que decidir criar seu negócio online. Por isso, liste algumas referências e tente contato com essas pessoas. Pergunte um pouco sobre quais os maiores desafios, as oportunidades, os erros e acertos cometidos. Isso vai te economizar muito tempo e dinheiro. Acredite.

Tenha um planejamento financeiro

Largar tudo e empreender é muito bonito quando no final da história, o empreendedor obteve sucesso. Porém, para os que têm sucesso, quantos fracassaram. Por isso, todo negócio envolve riscos e, antes de fazer alguma loucura, tenha uma reserva financeira.

Tudo o que gera resultado demora para ser construído. Por isso, se mantenha sempre otimista, mas tenha aquele colchão de segurança se algo der errado ou demorar para funcionar. Faça um levantamento dos seus custos fixos mensais e determine quanto dinheiro você precisa para se manter por mês. Feito isso, antes de largar tudo, tenha pelo menos de 3 a 6 meses desse valor guardado.

Por exemplo, se você tem 2 mil reais por mês de despesas na sua casa com supermercado, luz, internet, água, aluguel e outras despesas, foque em ter pelo 6 mil reais guardados. Isso dá 2 mil reais x 3 meses. Com isso, você pode se dedicar a gerar resultados sem a pressão de fazer dinheiro rápido.

Espero que tenha gostado desse conteúdo e se mantenha conectado aqui ao blog. Este é um tema muito amplo e, por isso, vamos continuar falando sobre empreendedorismo digital em mais conteúdos por aqui. Salve o blog em seus favoritos e sempre esteja por dentro das novas publicações.

Se você tiver outras ideias de como empreender online, mande aqui nos comentários. Vou adorar saber em qual segmento você está de olho ou atuando. Aguardo seu comentário.

O post Empreendedorismo Digital: Ideias para criar seu próprio negócio e ser empreendedor digital apareceu primeiro em Camila Porto.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Empreendedorismo Digital: Ideias para criar seu próprio negócio e ser empreendedor digital. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages