15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso no Google Ads

Dicas Para Campanhas de Google Ads

Anunciar online é uma das maneiras mais efetivas de levar tráfego para o seu site e alcançar resultados ainda maiores. O Google Ads é uma das melhores ferramentas para isso e você vai conferir todas as dicas para criar as melhores campanhas possíveis!

O que é Google Ads?

Google Ads é um sistema de links patrocinados, que funciona com PPC —  ‘Pay-Per-Click’ ou ‘Pagamento Por Clique’ — e tem feito muita diferença na publicidade de grandes empresas. Vamos conferir algumas dicas de como montar sua campanha para que ela seja bem sucedida?

Como funciona o Google Ads?

Os anúncios do Google podem ser exibidos de diversas maneiras. Isso porque a ferramenta é múltipla: compreende rede de pesquisa, rede de display e vídeo. Os anúncios podem ser veiculados como:

  • resultados de pesquisas no buscador, relacionados às palavras-chave utilizadas pelos usuários;
  • banners em sites específicos direcionados por você;
  • banners em canais diversos, segmentados pelo interesse do público-alvo;
  • banners em aplicativos;
  • banners no YouTube;
  • vídeos no YouTube.

Um bom anúncio precisa atingir o público ideal e o Google Ads pode ser o seu aliado, já que você pode direcionar, segmentar e também mensurar os resultados das campanhas.

Com o Google Ads, o anunciante tem controle sobre o que foi investido. Você pode configurar os investimentos por dia, mês, ou por toda a campanha.

A cobrança será feita quando o anúncio receber cliques, mil impressões ou, se você houver configurado o objetivo da sua campanha para conversão, quando começarem a ocorrer tais conversões em seu site ou e-commerce.

Como criar uma campanha no Google Ads?

O Google Ads, antigo Google Adwords, sempre passa por atualizações para tornar sua usabilidade cada vez mais intuitiva para o usuário.

Com ele, você tem a possibilidade de criar campanha por níveis e subníveis (grupos de anúncios e os anúncios propriamente ditos). Lá, você vai decidir qual o seu objetivo principal, segmentar para o público ideal e configurar os anúncios.

Para saber todos os detalhes de como anunciar no Google, confira este outro artigo linkado e saiba os passos de como criar uma campanha no Google Ads!

Também lembre-se de que é importante ter atenção para configurar o seu Google Analytics a fim de mensurar os resultados.

15 dicas para campanhas no Google Ads

Se você já sabe anunciar, talvez a sua dúvida seja “como melhorar minha campanha no Google Ads?” ou mesmo “quais as melhores estratégias para Google Ads?”. Veja as dicas abaixo:

  1. Trace um objetivo
  2. Potencialize os benefícios dos seus produtos
  3. Faça um estudo do público e crie um planejamento
  4. Conheça os concorrentes
  5. Trace uma estratégia
  6. Comece a campanha
  7. Não use palavras-chave duplicadas
  8. Organize as palavras-chave em grupos menores
  9. Indique as palavras-chave negativas
  10. Crie anúncios distintos para cada fase do funil
  11. Experimente copies e formatos diferentes
  12. Use as palavras-chave no anúncio
  13. Direcione seus anúncios para a página certa
  14. Otimize seus lances com base na geolocalização do seu público
  15. Acompanhe o desempenho

Pensando nisso, listamos boas dicas sobre o assunto para você. Confira!

1. Trace um objetivo

Não adianta iniciar uma campanha só com o pensamento “quero vender mais”. É preciso estabelecer uma quantidade, uma proporção, algo plausível para análise de desempenho.

É preciso também saber em quanto tempo esse “aumento de vendas” deve ser alcançado. Por exemplo, tenho um site que vende meias. Uma média de 300 visitas diárias e 2 vendas. Quero passar a 3000 visitas ao dia em 4 meses. Isso influencia diretamente no investimento financeiro a ser feito.

2. Potencialize os benefícios dos seus produtos

Para que as pessoas se interessem pela sua campanha, é preciso que ela seja muito objetiva e exponha o melhor do seu produto. Identifique precisamente o que seu produto ou serviço oferece e suas maiores qualidades.

Em meu site de meias, por exemplo, não vou vender meias de seda ou algodão. Vendo pernas bonitas e pés quentes.

3. Faça um estudo do público e crie um planejamento

Recolha o maior número possível de informações sobre a sua situação atual. Com o Google Analytics, você pode obter informações do tipo: quantas visitas tenho atualmente, de onde elas vem, quanto tempo ficam no site, pelo que mais procuram, por onde entram no meu site, quanto cada cliente gasta em média. Quanto mais dados recolher, melhor. Conheça seus clientes.

4. Conheça os concorrentes

Seu site pode ser muito bom e seu produto de muita qualidade e, mesmo assim, não conseguir os clientes que queria. O problema pode ser a concorrência. 

Recolha informações do tipo:

  • quem são seus concorrentes no Google?
  • o que, como e quando anunciam?
  • onde se posicionam? 
  • os anúncios são sempre os mesmos ou mudam? 
  • onde levam os anúncios?

5. Trace uma estratégia

Talvez, para alcançar seus objetivos, você não precise aparecer em primeiro lugar para todas as buscas, ou fazer uma campanha por muito tempo. Analisando todas as informações recolhidas, estabeleça a estratégia a ser seguida.


6. Comece a campanha

Organize sua campanha por tópicos, cada produto ou serviço pode ser melhor explorado com uma campanha específica. Aproveite também os recursos de localização geográfica, idioma e tipo de anúncio para mostrar uma propaganda para o público que realmente está interessado no seu produto.

7. Não use palavras-chave duplicadas

O próprio Google desaconselha fazer campanhas diferentes focando na mesma keyword. Isso apenas fará seus anúncios concorrerem entre si.

8. Organize as palavras-chave em grupos menores

Trabalhar com um menor número de palavras-chave, mas mais específicas, dão mais resultado nas campanhas do que uma lista enorme e genérica de propagandas.

Coloque o termo no texto do seu anúncio. Coloque os aspectos exclusivos do seu produto/serviço no anúncio.

9. Indique as palavras-chave negativas

O Google Ads permite que você adicione palavras-chave negativas na sua segmentação, ou seja, termos que devem ser excluídos dos resultados de busca na campanha em que você está veiculando. Ao adicionar essa lista de palavras negativas, seus recursos são otimizados, já que seus anúncios não serão exibidos para pessoas que buscam por esses termos termos ou acessam sites que os contenham.

Por exemplo: seus anúncios podem ser de bateria (instrumento musical) e você pode negativar palavras como celular, relógio, iPhone, entre outros termos que poderiam confundir a busca do usuário e acabar desperdiçando os seus investimentos com cliques de um público não qualificado.

10. Crie anúncios distintos para cada fase do funil

Não configure anúncios iguais para pessoas que estão no topo, meio e fundo de funil. Seja estratégico e crie anúncios diferentes para os estágios distintos da jornada de compra dos seus clientes.

Com uma comunicação personalizada, as pessoas serão atraídas de maneira mais qualificada.

11. Experimente copies e formatos diferentes

Não utilize os mesmos criativos por muito tempo. Experimente textos distintos, assim como outros formatos que podem ser explorados como novidade para despertar mais a atenção do público-alvo.

12. Use as palavras-chave no anúncio

As suas palavras-chaves utilizadas na segmentação foram escolhidas por algum motivo estratégico, certo? Por isso, veja quais delas podem ser inseridas não só no título dos anúncios, como também no conteúdo da descrição. Com termos relevantes no seu anúncio, ele ganha mais relevância, já que oferece (na segmentação e no texto) o que o público está procurando.

13. Direcione seus anúncios para a página certa

Direcionar seus clientes apenas para a sua página inicial não é um bom negócio. Mandá-los para as páginas específicas dos produtos nos quais clicaram nos anúncios pode trazer uma taxa de conversão bem melhor.

Outra dica é unir uma campanha SEM a uma otimização do SEO de sua página pode melhorar muito os resultados.

14. Otimize seus lances com base na geolocalização do seu público

Você sabia que seus anúncios podem ter uma variação de resultados de acordo com cada região em que são veiculados? Afinal, cada local tem suas peculiaridades culturais e comportamentais, o que pode impactar nas campanhas.

No Google Ads existe um recurso para ajustar os lances de acordo com a geolocalização. Assim, você poderá analisar os números com base nas suas estratégias e otimizar quais regiões merecem um aumento ou diminuição de lance.

15. Acompanhe seu desempenho

Você estudou, recolheu informações, estabeleceu objetivos e montou suas campanhas. Ótimo. Só não esqueça de acompanhar e monitorar de perto o resultado de suas campanhas. Elas também o ajudarão a definir o melhor caminho a seguir.

Não Pare de Estudar e Otimizar Suas Campanhas

Uma dos aprendizados mais importantes, antes mesmo de começar a anunciar no Google, é conhecer bem todas as formas de anúncio que você pode fazer. 

Conheça as regras e boas práticas que o Google Ads sugere e saiba que o sucesso da sua campanha depende de muitos testes e otimizações.

Vale lembrar que trabalhar bem a sua página de destino é até mesmo mais importante do que trabalhar bem o seu anúncio, pois é na sua página de destino que o usuário realizará as ações de conversão que você espera.

Bônus Gratuito

Que tal aprender mais sobre Google Ads e como você pode potencializar suas campanhas de links patrocinados com o trabalho conjunto de SEO? Clique no banner abaixo e baixe nosso e-book gratuito!

Potencialize Seu Negócio com SEO e AdWords

Precisa de ajuda na sua campanha?

Se você é do tipo hands-on, gosta de aprender para fazer, a dica bônus é se inscrever na Academia de Marketing Digital no Mestre Academy, onde temos algumas aulas sobre o Google Ads e ferramentas que podem ser usadas em complemento.

Mas, se você tem um negócio próprio e precisa de ajuda com campanhas que tragam resultados mais expressivos para sua empresa, entre em contato com a Mestre e nossa equipe vai conduzir você a melhor solução!

 

 

O post 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso no Google Ads apareceu primeiro em Agência Mestre.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso no Google Ads. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages