Ads Top

Como utilizar podcasts na estratégia de e-commerces?

Apesar de não serem uma novidade, os podcasts vêm crescendo ano a ano, tanto em número de produções quanto em público, e as projeções para 2023 são de que 85,4 milhões de pessoas, apenas nos Estados Unidos, tornem-se ouvintes dos programas.

Algumas marcas já entenderam o potencial do material em áudio para gerar autoridade e branding, mas e você, sabe como utilizar podcasts na estratégia de marketing do seu e-commerce?

O podcast é um formato de conteúdo adaptado à sociedade multitarefa. Você obtém informações enquanto se movimenta: se desloca até o trabalho, passeia com o cachorro, se exercita, lava a louça ou limpa a casa.

A facilidade de acesso e de consumo vem fazendo com que o conteúdo em áudio, semelhante a um programa de rádio, tenha boa adesão entre o público.

Estatísticas de podcasts

Conheça algumas estatísticas:

  • 49% dos ouvintes de podcasts o fazem em casa, e 22% escutam quando estão no carro: não é preciso uma atenção plena para o consumo do material, ao contrário de um texto.
  • 80% ouvem o episódio completo ou quase completo, enquanto 12% escutam menos da metade: o público é fiel ao conteúdo.
  • Quem consome o formato acompanha sete programas por semana: mais uma prova da fidelidade da audiência e da popularidade dos podcasts.
  • 65% dos ouvintes mensais consomem o formato há menos de três anos: ainda há muito o que explorar.
  • 40% dos brasileiros usuários de Internet já ouviram podcasts: eles estão em busca de aprendizado e conhecimento de maneira informal.
  • É um público mais ativo nas redes sociais e mais propenso a acompanhar as marcas nesses canais: invista em uma estratégia de conteúdo nessas mídias.
  • Ouvintes de podcasts passam mais horas por dia consumindo conteúdo em áudio: sua audiência pode estar nesse grupo.

Embora seja um formato de conteúdo promissor, é interessante considerar alguns fatores antes de utilizar o podcast nas estratégias de marketing digital do seu e-commerce.

  • Quer construir um relacionamento com seu público?
  • Tem informações úteis para compartilhar?
  • Possui capacidade de produzir episódios com regularidade?
  • Quer que a sua marca seja autoridade em algum assunto?
  • Sua audiência consome podcasts?

Por que utilizar podcasts?

De forma geral, as pessoas ouvem podcasts por se tratar de um conteúdo simples, de fácil consumo e autêntico.

As empresas podem se beneficiar do uso do podcast para gerar reconhecimento de marca, engajamento e autoridade, mas também é possível obter geração de tráfego para o site/blog/e-commerce, receita e leads. Independentemente da motivação, essa estratégia costuma entregar resultados confiáveis. Saiba como criar uma ação infalível.

Tenha objetivos claros

A produção de conteúdo precisa ter objetivos, pois é a partir deles que você vai definir quais serão os formatos (entrevista, drops de notícias, bate-papo), as pautas, a frequência (diária, semanal, quinzenal ou mensal), a duração e as formas de divulgação.

Crie conteúdos educativos

Leve informação e educação para o ouvinte. Para negócios de moda, por exemplo, uma ideia é fazer com que o podcast funcione como uma consultoria de estilo, falando sobre tendências em roupas, sapatos e acessórios, lifestyle e empoderamento feminino.

Temas para podcast de petshops online podem focar em alimentação animal, comportamento, brinquedos, saúde, bem-estar e adestramento, procurando o respaldo de profissionais da área.

A proposta do conteúdo é mais sobre falar de assuntos que interessam à persona, e menos sobre vendas. Lembre-se: a confiança gera negócios.

Faça uma edição profissional

Qualidade de som e edição são dois pontos importantes para que o público ouça os programas. Cuide da nivelação do áudio, evitando subidas bruscas nas vinhetas, e use equalizadores para “limpar” a voz e eliminar ruídos do ambiente.

Aprenda com a sua audiência

Considere os feedbacks dos ouvintes para fazer melhorias no formato, na duração e na periodicidade. A frequência mais comum é a semanal, com episódios um pouco mais longos, entre 30 e 60 minutos, mas também existem os diários, de cinco a 15 minutos.

Experimente formatos diferentes, como entrevista, monólogo, mesa-redonda, drops e bate-papo, para entender qual é o preferido do seu público.

Trabalhe com palavras-chave nos podcasts

As descrições dos episódios devem trabalhar palavras-chave e termos relacionados. Use o Ubersuggest para a pesquisa. Construa títulos interessantes e persuasivos, sempre utilizando a palavra-chave.

Facilite o compartilhamento

Um podcast em formato de entrevista é muito promissor para o compartilhamento social, especialmente se o convidado tiver uma grande audiência nas redes.

Pensando nisso, é interessante facilitar o compartilhamento e a promoção do episódio, o que pode ser feito de uma forma muito simples. Envie um e-mail para o convidado com os links dos agregadores (Soundcloud, Spotify, Apple, WeCast, Stitcher, Deezer, entre outros). Outra dica é anexar uma arte para que ele divulgue o episódio e, assim, aumentar ainda mais os acessos.

Crie um plano para divulgar podcasts

Além de simplificar o compartilhamento pelo entrevistado, você deve criar um plano de divulgação consistente para o programa.

Divulgue nas redes sociais, inclusive mais de uma vez, no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram; neste último, aproveite para contar uma história dos bastidores. Dispare e-mail marketing para a base e peça para que os ouvintes se inscrevam e compartilhem o conteúdo.

Seja consistente

Tanto na frequência de publicação quanto na promoção do episódio e do programa. Mantenha-o funcionando continuamente e aproveite as oportunidades para aprender e reformular.

A consistência fará com que você crie uma rotina para a sua audiência. Publique sempre no mesmo dia da semana (por exemplo) e horário, e faça uma divulgação coerente. Com o tempo, o público ficará à espera do novo episódio.

Converta o áudio em vídeo

Converta o áudio em um vídeo do YouTube para gerar compartilhamentos em mais um formato e obter os benefícios de SEO, ranqueando no Google para termos de cauda longa. Inclua legendas ocultas e a transcrição automática para acessibilidade.

Para aprender a converter o áudio no melhor formato de vídeo, acesse o suporte do Google (em inglês).

Introduzir podcasts nas estratégias de marketing digital de um e-commerce é benéfico para ampliar o alcance da marca e agregar valor ao conteúdo que você produz.

No decorrer da sua experiência com a produção dos programas, você poderá se ver à frente de um público totalmente novo daquele que consumia o seu conteúdo.

Não perca a chance de construir relacionamentos com os novos espectadores. Pensando nisso, você pode criar um formulário para que as pessoas sejam avisadas sempre que um novo episódio estiver disponível.

Os podcasts podem não ser rentáveis no sentido tradicional, mas ajudam a humanizar a marca e a encontrar novos clientes que ainda não tenham comprado com você.

O post Como utilizar podcasts na estratégia de e-commerces? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como utilizar podcasts na estratégia de e-commerces?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.