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Como continuar vendendo no e-commerce em tempos de crise?

A crise causada pela Covid-19 trouxe inúmeras mudanças tanto na rotina da população quanto na economia do mundo inteiro. E uma das parcelas que mais sofre com ela são os donos de pequenos negócios, que precisaram fechar as portas de seu estabelecimento para contribuir com a não propagação do vírus e com a sua própria saúde.

Além do fechamento da maioria dos espaços físicos, boa parte da população acabou perdendo seus empregos ou tendo salários reduzidos, o que dificulta ainda mais a vida das pequenas empresas, pois isso provoca queda do consumo e, consequentemente, redução no faturamento. Muitos empreendedores neste momento estão pensando em como vão fazer para se manter ativos, pagar fornecedores e funcionários e arcar com as dívidas.

E é justamente sobre isso que eu vou falar neste artigo. Como continuar vendendo em tempos de crise? Quais estratégias utilizar para manter seu negócio ativo em meio às adversidades? E, para isso, farei uma divisão por tópicos:

Inove o máximo que puder

Se tivéssemos que escolher apenas uma palavra para dizer o que pode salvar sua empresa neste momento se crise seria inovação. E, quando eu a digo, não necessariamente quer dizer que você tenha que implementar novas tecnologias, mas sim que você deve encontrar novas maneiras de lidar com o problema, que por sua vez também é inédito.

Isso quer dizer que é necessário encontrar novas maneiras de se conectar com seus clientes, independentemente do tipo de negócio. Se você trabalha com produtos, como uma lanchonete, é válido investir em sistema delivery e entregas por aplicativo. Se for uma loja de roupas, investir em um e-commerce e em técnicas de SEO, por exemplo. Para essa transição da empresa física para a de venda online, existem diversas plataformas e conteúdos na Internet disponíveis sobre como montar um e-commerce efetivo, aumentando o alcance de público e de vendas.

Mas, se você é um vendedor de serviços assim como eu, é preciso pensar em novas estratégias de como atingir o seu público-alvo de acordo com as suas necessidades atuais, oferecendo-lhes coisas que façam sentido no momento, negociando valores e fazendo contatos virtuais para apresentar essas soluções.

Invista nas mídias digitais

Neste momento que estamos vivendo, o uso das mídias digitais só vem aumentando, já que não é possível fazer encontros presenciais. Portanto, a necessidade de se ter uma conta no Facebook, WhatsApp, Instagram, LinkedIn, YouTube ou Twitter da sua organização está se tornando cada vez mais latente.

Porém, é necessário utilizá-las da maneira correta, entendendo o potencial de cada uma delas e quais são pertinentes para o seu tipo de negócio. E, para otimizar esses recursos, é importante a participação ativa em grupos de discussão de assuntos relacionados ao seu ramo de atuação, para aprender a se comunicar com seu público-alvo e com clientes em potencial em cada uma das plataformas.

Mantenha-se informado

Bastante atrelado à inovação, é importantíssimo se manter informado nesta época de crise em que tudo muda repentinamente. Busque conteúdos relevantes para a sua organização, que façam sentido para você como empreendedor.

Uma das coisas boas que a pandemia trouxe foi, sem sombra de dúvidas, a quantidade de informação relevante disponível e gratuita em plataformas digitais. Vá atrás do que faz sentido para a sua empresa e capacite-se para conseguir implementar as mudanças necessárias para a situação.

Mantenha seu time unido e motivado também na crise

Por mais que sejam tempos difíceis, é necessário não transparecer isso para a equipe a fim de mantê-la unida e motivada. Isso não quer dizer não ser sincero, pois a sinceridade é necessária em caso de queda de faturamento, perda de clientes ou qualquer coisa que possa afetar a vida do seu colaborador. No entanto, é preciso saber controlar as emoções pessoais para exercer o papel de líder com clareza e sem desesperos.

O post Como continuar vendendo no e-commerce em tempos de crise? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como continuar vendendo no e-commerce em tempos de crise?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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