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Combate: Hard Sell vs Soft Sell – Qual Escolher Para o Seu Negócio?

Se você é Produtor ou Afiliado, já deve ter ouvido falar de várias estratégias para aumentar suas conversões. Mas, cada uma possui suas próprias características e, talvez, ainda esteja procurando alguma que se encaixe perfeitamente no seu nicho de mercado.

Por conta disso, decidimos falar sobre duas estratégias que podem te ajudar nesse processo. São elas o Hard Sell e o Soft Sell.

E não se engane! Elas podem ter nomes parecidos, mas são completamente opostas.

Para que possamos analisar cada uma delas  e identificar a que melhor se encaixa no seu negócio, decidimos criar esse post no modelo Combate.

Vamos conhecer essas estratégias?

Combate: Hard Sell vs Soft Sell

Ao analisar as estratégias de vendas, é importante que você esteja ciente de que cada empresa possui suas particularidades. Por isso, uma estratégia que funciona para o nicho X, talvez não funcione para o nicho Y.

Tendo isso em mente, vamos então falar sobre Hard Sell e Soft Sell.

Hard Sell

Quando falamos em Hard Sell (que tem como tradução literal “difícil vender”) estamos falando de uma estratégia em que o foco está no fechamento da venda. Neste caso, o produtor entende muito de seu produto e pouco de seu cliente.

Por essa falta de conhecimento de seu público alvo, o produtor acaba apelando para promoções agressivas e descontos que possam convencer o cliente a adquirir seu produto.

Neste caso, o cliente não leva em consideração se ele precisa ou não daquele produto que está adquirindo, ele apenas efetua a compra por impulso. Essa estratégia, utilizada pelo produtor, se chama estratégia de preço.

Soft Sell

Diferente do primeiro, o Soft Sell (que tem como tradução literal “venda tranquila”) está focado em mostrar ao cliente o que ele precisa. Ou seja, é o seu trabalho como empresa ajudá-lo a descobrir isso.

Nessa estratégia, o Produtor tem mais tempo para dialogar com o cliente, descobrir seus gostos e os problemas a serem resolvidos – que, no caso, você tentará resolver com a venda do seu produto ou serviço.

Com essa abordagem, você pode ganhar mais do que apenas a venda, é através de estratégias como essa que você começa a fidelizar novos clientes.

Diferencial entre Hard Sell e Soft Sell

O maior diferencial entre a estratégia Hard Sell e a Soft Sell, é que uma foca apenas na venda e a outra se preocupa mais com o cliente. Pode parecer pouco, mas essa questão irá afetar diretamente em suas vendas.

Enquanto o Soft Sell passa por um planejamento, o Hard Sell apenas quer efetuar a venda o quanto antes. E mesmo sendo uma forma considerada agressiva de se vender um produto, o Hard possui seu espaço.

Exemplos de cada estratégia

Para facilitar o entendimento, trouxemos exemplos de cada abordagem.

Hard Sell

No Hard Sell, temos como exemplo pessoas que vendem em locais onde eles só terão uma chance rápida de realizar uma venda, como no semáforo. O vendedor, neste caso, tem apenas alguns segundos para convencer o cliente a comprar seu produto.

Por ser uma venda rápida, ele usa de todos os recursos para convencer as pessoas a comprarem. Uma das formas que mais vemos é a redução dos preços, compre 1 e leve 2, entre outros meios.

Soft Sell

Já no Soft Sell o exemplo é completamente o contrário. Aqui, já estamos falando de compras grandes, caras, como um apartamento luxuoso. 

Portanto, é necessário que o vendedor tenha total conhecimento sobre os desejos de seu cliente. Com isso, ele conseguirá utilizar os argumentos certeiros para convencer aquela pessoa a realizar a compra. Se o cliente não sentir que aquele produto será benéfico para ele, e que resolverá algum problema, ele acabará buscando por outro que faça isso.

Resultado final

Visto que as duas estratégias são opostas nos seus ideais, você já deve ter percebido qual delas melhor se encaixa para sua empresa. E, agora que você já conhece os dois modelos, qual você irá escolher para aplicar no seu negócio?

Conte para a gente nos comentários sua escolha!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Combate: Hard Sell vs Soft Sell – Qual Escolher Para o Seu Negócio?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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