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Passo a passo para fazer remarketing no Facebook Ads

Quer aprender um passo a passo para fazer campanhas de remarketing no Facebook Ads?

Quem trabalha com marketing digital sabe a importância de criar um funil de vendas e ter uma boa estratégia de remarketing para continuar impactando seus leads.

Mas antes de continuar, se você ainda não sabe o que é remarketing, leia este post onde explicamos detalhadamente o que esta estratégia e qual a sua importância.

Voltando um pouco, sabendo que o Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários, é importante saber como fazer remarketing nessa rede social para atingir o maior número possível de clientes dispostos a comprar o seu produto.

Se você já sabe o que é remarketing mas ainda não sabe como colocar em prática no Facebook Ads, continue lendo este post, pois iremos te explicar como usar o remarketing para aumentar as sua vendas.

O remarketing no Facebook

Você já teve a sensação de que a internet estava ouvindo suas conversas ou mesmo que em algum momento leu a sua mente?

Todos nós, em algum momento, já tivemos essa impressão. Pois é, essa é uma estratégia de marketing digital que chamamos de remarketing.

Quando um usuário vista um determinado site, as ferramentas de monitoramento e anúncios instaladas nessa página começam a coletar os seus dados. Quais páginas foram acessadas, produtos clicados, colocados no carrinho, quanto tempo passou em cada uma dessas páginas, dentre várias outras informações.

A partir disso, o proprietário do site ou o estrategista digital consegue gerar uma lista que tem como objetivo criar anúncios que vão impactar esse usuário, mais de uma vez, mostrando promoções exclusivas, incentivos para concluir a compra ou até mesmo para reforçar a percepção sobre aqueles produtos acessados.

Ou seja, ninguém leu a sua mente. Acontece que, em algum momento, você fez uma pesquisa sobre um assunto e as informações da sua pesquisa foram parar nessa lista de remarketing. Por isso, você passou a receber anúncios sobre tal assunto.

O remarketing no Facebook Ads funciona da seguinte forma:

  1. O usuário acessa determinado site;
  2. O pixel do Facebook coleta as informações que o usuário acessou nesta página;
  3. O Facebook começa a mostrar os conteúdos acessados por esse usuário em formato de anúncios na própria rede do Facebook;
  4. O usuário clica no anúncio e é direcionado novamente para o site que já havia visitado.

Vamos a um exemplo:

A Alice está pesquisando sobre como ela pode anunciar sua empresa na internet, quando encontra artigos em um site com as informações que procura. Ela navegou pelo site, mas ainda não se sentiu convencida do local onde vai anunciar sua empresa e acaba saindo da página. 

A partir deste momento, o pixel do Facebook coleta os dados de Alice e eles passam a fazer parte de uma lista de remarketing.

Depois de algum tempo, quando ela está navegando em seu Facebook, começam a aparecer conteúdos relacionados a pesquisa feita anteriormente. E isso pode ocorrer por um longo tempo.

 

Pense comigo, você está tranquilamente navegando em sua rede social e se depara com um anúncio do seu interesse, o que você faria?

É bem provável que você se sinta atraído e clique para ver do que se trata. Na maioria dos casos é isso que acontece, Por isso, o remarketing no Facebook Ads é uma ótima estratégia.

Como fazer remarketing no Facebook Ads

A princípio, o remarketing pode parecer algo difícil de fazer, mas você perceberá que não é.

Antes de irmos ao passo a passo para criar seu remarketing, temos duas dicas fundamentais para você.

1 – Entenda o comportamento do usuário

Página de Presell

Antes de tudo, pesquise sobre o comportamento do usuário. Assim, você consegue trabalhar pontos importantes na sua campanha de remarketing.

Neste processo, você vai perceber que muitos usuários não adquirem o produto no primeiro momento. Isso acontece porque eles fazem uma série de análises antes de efetuarem a compra.

Mas não se preocupe, é por isso que temos o funil de vendas para diferenciar os estágios em que se encontram os leads e assim direcionar os anúncios de acordo com cada etapa.

2 -Planeje sua campanha

remarketing

Ter planejamento é essencial em qualquer etapa do seu negócio. Por isso, planeje antes como fará as campanhas de remarketing, pois isso lhe dará uma visão ampla de todas as ações que precisam ser feitas.

Agora vamos ao passo a passo?

Passo a passo para criar a campanha

1- Instale um Pixel do Facebook

O Pixel do Facebook é uma ferramenta que mensura a eficácia do seu anúncio. Isso ocorre através da mensuração das ações que o usuário faz.

Podendo usa-lo para direcionar os anúncios as pessoas que realmente se interessam por seu produto e mensurar os resultados. Por isso, é essencial que instale o Pixel, assim ele irá monitorar os acessos e atitudes realizadas pelo usuário no seu site.

Para instalar acesse a guia pixels no Gerenciador de eventos do Facebook Ads.

Clique para criar seu pixel. Caso não saiba como criar e instalar, acesse a Central de Ajuda de Anúncios do Facebook, para esclarecer as dúvidas.

2- Criando uma campanha

Agora que você já criou e instalou seu pixel, o próximo passo é iniciar as campanhas.

Tudo vai começar a partir do Gerador de Anúncios do Facebook que nada mais é do que uma ferramenta para criar anúncios e gerenciá-los.

Para isso, clique na aba Gerenciador de Anúncios e em seguida no botão criar para iniciar a sua primeira campanha.

Como fazer remarketing

Existem duas formas que você pode seguir para iniciar sua campanha, sendo elas:

  • Criação guiada: se você ainda está aprendendo a fazer anúncios, essa é a melhor opção. Pois, ele te dá um passo a passo  do momento da criação do anúncio até a campanha de divulgação.
  • Criação rápida: está é uma opção para quem já é um anunciante experiente e não necessita de que seja feito detalhadamente.

Após selecionar a opção de criação, você vai precisar definir qual será o objetivo da sua campanha. Porém, como estamos pensando em remarketing, vamos selecionar na lista a opção conversões.

Como fazer remarketing

Defina o nome para identifica-la.

Feito isso, você pode configurar outras opções como Teste A/B que é a forma de medir qual campanha está dando mais resultados e a opção de otimizar um orçamento para a sua campanha.

Mas essas opções você pode escolher se quer ativá-las ou não.

Agora é só clicar em Configurar conta de anúncio para passar para o próximo passo.

3- Criando um conjunto de anúncios

Depois de criar sua campanha, você precisa criar ao menos um conjunto de anúncios. E para isso, você precisa escolher um nome para ele.

Agora, defina qual será o público alvo da sua campanha, podendo utilizar alguma lista que você já possua ou criar uma nova.

Em seguida, escolha para onde o usuário será direcionado após ver o anúncio.

O para finalizar esta etapa escolha o posicionamento em que os anúncios serão mostrados no Facebook Ads.

4- Criando um anúncio

Para o anúncio também é necessário criar um nome para o seu anúncio.

No campo identidade você precisa selecionar em qual página do Facebook o seu anúncio será representado. Por isso, sempre que você fizer um anúncio será necessário ter uma página atrelada a ele.

A próxima etapa é definir o formato da estrutura do seu anúncio.  Por tanto, escolha a opção que mais se encaixe com o seu negócio e que irá chamar a atenção do cliente.

Defina a mídia que será exibida no anúncio, e em seguida, adicione o texto.

Com todas essas configurações feitas, a sua campanha estará pronta para ser divulgada e você terá as seguintes opções:

  • Publicar: a campanha será publicada imediatamente;
  • Fechar: a campanha será salva como rascunho, podendo ser editada novamente e publicada quando desejar;
  • Descartar: todas as configurações da campanha serão deletadas.

2 dicas para a criação do anúncio

Dica n° 1: personalize ao máximo os seus anúncios. Com isso, você faz com que o usuário tenha a sensação de exclusividade, como se o anúncio fosse criado exclusivamente para ele.

Dica n° 2: utilize os gatilhos mentais. Essa é uma estratégia de marketing que funciona muito, por isso, tente utilizar gatilhos que causam senso de urgência no usuário.

Conclusão

É importante dar mais uma chance ao seu cliente, pois se ele chegou até o fundo funil é porque de fato ele tem interesse no produto. Talvez ele só precise de um empurrãozinho ou mesmo esqueceu de finalizar a compra.

E o melhor, você não precisa ser um expert em tráfego para colocar em ação o remarketing, basta ter conhecimento sobre o seu público que já será o suficiente.

Por isso, aposte no remarketing, pois ele pode ser uma das melhores estratégias para o seu negócio e ajudar com que você faça ainda mais conversões.

Ficou alguma dúvida sobre como fazer remarketing ou tem alguma dica? Conta pra gente aqui nos comentários.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Passo a passo para fazer remarketing no Facebook Ads. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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