Iscas digitais: 10 ideias de recompensas para construir sua lista

Quem acompanha meu trabalho e minhas redes sociais sabe que estou sempre enfatizando o quanto considero importante que negócios invistam na criação de uma lista de leads e clientes. Ela é uns dos principais ativos de qualquer empresa. 

As listas são uma forma segura de garantir que você terá meios de se manter em contato com seu público e de gerar relacionamento com ele.  Elas te garantem acesso a canais de comunicação direta com seu público, que te livram das restrições de publicidade impostas pelas redes sociais, por exemplo. 

E engana-se quem pensa que as listas precisam ser apenas de e-mail. Elas também podem ser de telefones, WhatsApp ou até mesmo do Messenger.

Se você ainda não tem uma lista e quer gerar esse ativo para o seu negócio, por aqui já dei algumas dicas para quem quer começar a criar listas: 6 passos para começar a construir uma lista de e-mail de sucesso.

 Agora, se você já deu os primeiros passos na construção da sua lista e está em busca ideias de iscas digitais para acelerar a sua captação de contatos, continue acompanhando esse texto. Separamos 10 dicas de recompensas que você pode usar para crescer a sua lista

O que são Iscas Digitais?

Iscas Digitais são um recurso utilizado para acelerar e qualificar a geração de leads. Elas são recompensas que você oferece para o seu público para que ele se cadastre na sua lista. 

Geralmente, tratam-se de conteúdos digitais gratuitos e para recebê-los, o seu possível cliente precisa te passar alguns dados, como e-mail ou telefone. Elas são uma forma de recompensar o seu público por lhe passar o contato dele. 

As iscas são também um ótima forma de segmentar os leads, principalmente para negócios que trabalham com mais um produto ou nicho. Por aqui temos um curso específico para Instagram e outro voltado para anúncios. Quando um possível cliente se cadastra para receber um conteúdo sobre Instagram, sabemos que ele certamente estará muito mais suscetível a comprar o curso sobre essa rede social do que o outro treinamento sobre anúncios.

Dessa forma, conseguimos segmentar os leads com base nos assuntos em que ele demonstra interesse.

 10 ideias de iscas digitais para acelerar a construção da sua lista 

Para te ajudar a acelerar a captação de leads para a sua lista, separamos aqui 10 ideias de iscas digitais que você pode oferecer para o seu público.

Lembre-se sempre que quanto mais valor o seu conteúdo agregar para o público, mais fácil e disposto a entrar na sua lista ele estará. 

1. Ebooks 

Os ebooks despontam como uma das iscas digitais mais comuns. São um tipo de material que despende um esforço considerável para ser produzido, mas que é visto como de grande valor para o público. 

Um exemplo de ebook que oferecemos aqui, é o Guia Completo de Definição de Persona

2. Webinars 

Os Webinars são aulas, geralmente ao vivo, transmitidas pela internet sobre temas específicos de interesse do seu público. São usadas para abordar e matar objeções que os clientes têm em relação ao seu produto ou serviço. 

Durante a transmissão, é comum permitir que o público interaja e envie perguntas. Ao final, elas geralmente ficam disponíveis apenas por um curto período de tempo para aqueles que não puderam participar ao vivo.  

Com um dos nossos últimos webinars, por exemplo, captamos mais de 14 mil leads interessados em aprender mais sobre Instagram. 

3. Templates 

Muitas pessoas tem dificuldade quando o assunto é design. Sendo assim, um tipo de isca digital muito utilizada para captar leads são os templates. 

Tratam-se de modelos pré-editados de materiais que são úteis para o seu público. Durante algum tempo, por exemplo, nós disponibilizamos um template de capa responsiva para o Facebook.

Contudo, considere que essa é uma isca que nem sempre se enquadra para todos os tipos de negócio e que, dependendo da complexidade do material, pode acabar gerando alguma demanda de suporte. 

4. Checklists 

Essa é uma isca que busca facilitar algo para o público. A ideia é resumir alguma tarefa complexa em passos simples, fazendo com que o seu lead ganhe tempo e, portanto, veja muito valor nesse conteúdo. 

Por aqui temos o Checklist de Engajamento, com táticas para fazer os fans promoverem o seu negócio. 

5. Quizzes 

Os quizzes não são apenas ótimos para coletar e-mails, eles também costumam ser altamente compartilháveis, o que aumenta ainda mais as suas chances de captar leads por meio deles. 

A ideia é pedir que a pessoa deixe o e-mail para poder ver o resultado do teste. Porém, há outras formas de usar essa isca. 

Por aqui, temos um quiz criado a partir de um robô do Messenger, que nos ajuda a captar leads no Manychat. Clique aqui para acessar o nosso quiz e se inspirar.

6. Infográficos 

Aqui temos mais um tipo de isca digital que demanda mais esforço para ser produzida. Os infográficos são materiais muito ricos e, geralmente, agregam muito valor para público, além de serem altamente compartilháveis. 

Se optar por essa isca, a ideia é disponibilizar uma versão em alta resolução para aqueles que se inscreverem na sua lista. 

7. Cursos 

Cursos ou minicursos são uma excelente isca digital. Apesar de mais complexos para serem desenvolvidos, também tendem a atrair um público mais qualificado e interessado para sua lista. 

Além disso, o valor percebido de um conteúdo como esse é extremamente alto e o lead tende a ficar um tempo maior em contato com seu material. 

8. Planilhas

Dependendo do seu tipo de negócio, planilhas editáveis podem ser extremamente úteis para o seu público e, por isso, ótimas para atrair leads. 

Elas tendem a ajudar ou a solucionar algum problema do seu público, por isso tem alto valor percebido. Além disso, por serem personalizadas, farão com que seus possíveis clientes passem um bom tempo em contato com um material que tem a sua identidade, o que é ótimo para que eles não esqueçam da sua marca.

 9. Cupons de descontos

Outra isca muito comum e que às vezes passa despercebida como estratégia para captar leads são os cupons de descontos. Eles são ótimos especialmente para e-commerces. 

Os cupons podem ajudar a não perder o contato com aquele cliente que colocou os produtos no carrinho, mas não deu prosseguimento na compra e nem mesmo no cadastro. 

10. Testes e demonstrações

Oferecer um período de teste ou um material de demonstração do seu produto também é uma ótima forma de conseguir o contato de pessoas interessadas no que você está vendendo. 

Também já usamos essa isca por aqui. Na ocasião, ofereciamos o acesso às primeiras aulas do meu treinamento para aqueles que entravam na nossa lista.

 

Listamos aqui diversas ideias de bons conteúdos que você pode usar para acelerar o crescimento da sua lista. Das mais simples até as mais complexas, todas as iscas que indicamos têm potencial para te ajudar a captar mais leads. 

Agora é com você. Não há certo ou errado na hora de escolher qual usar no seu negócio. É preciso testar e ver qual isca funciona melhor dentro da estratégia, necessidades e possibilidades da sua marca. 

O post Iscas digitais: 10 ideias de recompensas para construir sua lista apareceu primeiro em Camila Porto.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Iscas digitais: 10 ideias de recompensas para construir sua lista. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages