Empreendedorismo digital – O que é e como começar nesse mercado?

Empreendedorismo digital – Como começar nesse mercado?

O empreendedorismo digital está sendo, atualmente, a principal forma de trabalho de milhares de pessoas.

Como já falei aqui em um outro artigo, devido ainda ser um mercado desconhecido para muitas pessoas, é tido como algo ilícito, ou cheio de malandragens.

Claro que, como em todo mercado, existem as pessoas que agem de má fé, mas hoje os empreendedores digitais sérios são em número muito maior que os que aplicam golpes nos incautos.

Mas, como entender essa revolução e o que esperar do mercado num horizonte próximo?

A primeira coisa que é preciso ser dita é que, aqui no Brasil, o empreendedorismo digital se desenvolveu a partir da necessidade das pessoas.

empreendedorismo digital

Diferente de outros países onde as pessoas já queriam trabalhar por conta e começaram a usar a internet para isso, aqui no Brasil o processo foi ao contrário.

Pessoas que, por causa da crise econômica/financeira, se viram desempregadas e precisavam encontrar uma forma de trabalhar pela internet “informalmente”.

Por que eu coloquei essa palavra entre aspas?

Porque ainda hoje, depois que o mercado já está bem consolidado, ainda existem pessoas que não formalizaram sua situação trabalhando em casa na web.

Com essa diferença na base da criação de negócios digitais, temos que a maioria das pessoas que estão fazendo isso não possui ainda a mente necessária para levar esse empreendimento como um negócio.

É por isso, inclusive, que muitos que começam no mercado de afiliados desistem antes mesmo de completar um ano fazendo isso.

O número de blogs que são abandonados por falta de comprometimento dos seus criadores é bem alto, e os profissionais sérios com resultados consistentes ainda são em número reduzido.

Dentro desse quadro podemos dizer que as pessoas ainda não entendem a extensão e importância do empreendedorismo digital para o futuro do mercado de trabalho brasileiro.

Em um horizonte não muito longínquo, provavelmente a base da economia será o trabalho executado através da internet.

O que é empreendedorismo digital?

Com essa visão geral sobre a importância do digital no cenário econômico do país, como podemos definir o que é esse empreendedorismo?

Podemos dizer que o empreendedor digital é aquele que cria um negócio lucrativo dentro da internet.

Quando falamos dentro da internet, estamos nos referindo a negócios que não precisam ter uma base física para se desenvolver.

Por exemplo, uma loja virtual, apesar das vendas serem feitas através da internet, é preciso ter um local físico para estocar, separar, embalar e enviar as mercadorias.

Já o trabalho como afiliado de produtos digitais, não precisa ter um local para estocar, e nem precisa se preocupar em enviar os produtos para os compradores, já que as plataformas de afiliados fazem isso.

Percebe a diferença sutil entre um negócio e outro?

Apesar de ambos necessitarem da internet para sobreviver, um depende do estoque físico mantendo a pessoa “presa” a um local específico.

Enquanto que no caso do afiliado, ele não precisa ter um local fixo para trabalhar, podendo fazer isso de qualquer lugar que possua conexão com a internet.

Então, definindo empreendedorismo digital, é a gama de negócios criados e desenvolvidos utilizando apenas os meios digitais.

8 coisas que você precisa ter para ser um empreendedor digital de sucesso

empreendedor digital

1 – Mentalidade

A primeira coisa que trava os novos empreendedores digitais é a mentalidade.

Como eu falei lá em cima, muitos desistem, pois não conseguem enxergar que um blog, ou canal no youtube, podem significar liberdade financeira.

Antes de se preocupar em fazer cursos, ou começar espalhar links de afiliado fazendo spam pela internet, é preciso desenvolver uma mentalidade empreendedora.

A dificuldade maior que muitos afiliados enfrentam, quando estão começando, é o descrédito que vem da própria família.

Como as pessoas estão acostumadas a pensar que somente um trabalho com carteira assinada é sério, os empreendedores ouvem a maior sorte de negatividade por parte de seus familiares.

Outros que trabalharam a vida inteira como empregados, têm dificuldade de assumir o papel de próprio patrão e acabam fracassando no meio do caminho.

Ser um empreendedor digital é ser dono de seu próprio negócio, e para ele dar certo você precisa assumir todas as responsabilidades e riscos.

Não existe mais alguém mandando você fazer as coisas, mas também se não fizer, os resultados não acontecerão.

Para melhorar sua visão desse mercado recomendo se cercar de leituras que falam de abertura de mentalidade e prosperidade.

Autores como T. Harv Eker, Napoleon Hill, Joe Vitale, fazem parte da lista de publicações que os empreendedores de sucesso costumam consumir.

2 – Conhecimento

Para ter sucesso com o empreendedorismo digital é preciso se qualificar para se destacar da concorrência.

A cada dia milhares de novos empreendedores começam um blog, ou fazem seu cadastro na Hotmart.

Desses milhares apenas algumas poucas dezenas conseguirão ter sucesso e viver da internet.

Para ser um, dentro dessas poucas dezenas, você precisará fazer um curso completo como o Formula Negocio Online.

Esse curso é considerado o melhor curso de marketing digital há quase 7 anos, e já formou mais de 100 mil pessoas que estão vivendo apenas como afiliadas e produtoras atualmente.

Quem acompanha o blog aqui sabe que esse foi o curso que eu fiz para criar meu negócio de sucesso, e hoje eu vivo exclusivamente dos meus ganhos na internet.

Fórmula Negócio Online Funciona? Meu Depoimento Sincero

Provavelmente, se eu não tivesse feito esse curso, hoje estaria apanhando para conseguir fazer uma venda aqui, outra ali, sem consistência e sem resultados recorrentes.

Hoje em dia, quem não trabalha de forma profissional não tem espaço no mercado. O tempo dos amadores veio e passou.

Então se você pretende ter um negócio de sucesso na internet, recomendo fazer o curso do Alex Vargas desde já.

3 – Estrutura profissional

Depois que você aprende o jeito certo de criar seu negócio digital, sabe que não dá para ficar usando paliativos.

Fazendo o curso de marketing digital você saberá o passo a passo completo para montar sua estrutura e divulgar corretamente os produtos para ter ganhos como afiliado.

O bom do empreendedorismo digital é que o investimento para ter um negócio na internet é bem baixo, assim qualquer pessoa consegue começar e desenvolver.

Conforme seu negócio vai se desenvolvendo você vai investindo me novas ferramentas, vai automatizando até chegar ao ponto de poder ficar pouco tempo atualizando suas páginas.

4 – Metas definidas

O que você deseja alcançar com seu projeto dentro do empreendedorismo digital?

Para ter sucesso e traçar o caminho a seguir é preciso definir seus objetivos.

Algo como: Daqui a 1 ano eu quero estar com estabilidade financeira e vivendo apenas do meu negócio digital.

Fazendo isso você adestra sua mente para realizar as ações que precisa para ter esse resultado dentro do prazo estipulado.

Defina uma meta que seja possível de alcançar dentro do tempo determinado, assim não haverá motivo para ficar frustrado se não conseguir, será apenas um caso de adaptação.

5 – Tempo

empreendedorismo digital

Não adianta começar seu blog hoje e achar que já vai vender 5 dígitos daqui 10 dias. Não vai!

Para que seu projeto dentro do empreendedorismo digital dê resultados, precisará de tempo realizando as ações necessárias.

Blogueiros precisam escrever e divulgar artigos, youtubers precisam gravar e divulgar seus vídeos, produtores precisam criar produtos que sejam relevantes para o público.

Tudo isso requer tempo de execução, e se você não puder investir para terceirizar algumas tarefas, terá que fazer tudo sozinho.

Tendo disciplina é possível alavancar um negócio na internet com apenas umas 2 horas de trabalho diárias (focado).

6 – Dedicação

Nessas 2 horas que eu falei aí em cima você precisará estar completamente dedicado e focado a fazer o trabalho fluir.

Nada de distrações, redes sociais, e-mail, telefone, deixe tudo desligado, pois assim ficará prestando atenção apenas nas tarefas que precisará executar.

Tem um ditado que diz: “O olho do dono é que engorda o gado”. Com um negócio digital isso é a mais pura verdade!

7 – Perseverança

Acho que já falei aqui, em um outro artigo, que muitos blogs são abandonados antes mesmo de completarem um ano de vida.

Isso acontece porque as pessoas acreditam em promessas falsas de muito dinheiro em pouco tempo.

Quando vêm que precisam trabalhar para ter resultados, elas começam a procurar formas de ganhar dinheiro fácil na internet (e se frustram infelizmente).

O empreendedorismo digital permite ter ganhos incríveis e infinitos, mas para conseguir isso é preciso primeiro criar e alimentar a estrutura, ou isso não acontecerá.

8 – Paciência

empreendedor digital

Nada se desenvolve sem uma boa dose de paciência.

Quando uma mãe está ensinando seu filho andar, ela não sai empurrando para ele andar mais rápido.

Ela segura em sua mão e acompanha cada passo indeciso que ele dá, até a criança criar confiança e começar andar sozinha.

Com um negócio digital acontece exatamente a mesma coisa.

É preciso ter paciência para esperar o artigo, ou o vídeo ranquear, para o anúncio começar a ser clicado e fazer vendas, para tudo enfim.

Não existe resultado rápido sem consistência, então acredito que ter paciência é a maior virtude para o empreendedor digital que quer ter sucesso.

5 principais maneiras de trabalhar com empreendedorismo digital

Agora que você viu o que precisa para começar seu negócio digital, está na hora de conhecer as formas principais de trabalhar apenas com a internet.

1 – Blogueiro

É o jeito mais antigo de ganhar dinheiro na internet.

Antes mesmo do mercado de afiliados chegar ao Brasil, muitas pessoas já ganhavam dinheiro no Adsense criando blogs.

Dentro do curso Formula Negocio Online, o Alex ensina o passo a passo para criar um blog profissional e rentabilizar utilizando estratégias específicas.

Muitas pessoas acham que ter um blog é demorado para fazer vendas, mas aliar um blog a divulgação nas redes sociais, ou Youtube, é a forma mais segura de negócio na internet.

2 – Influencer

Todos os dias nosso Instagram e Youtube é invadido com pessoas que possuem milhões de inscritos e seguidores.

Essas pessoas, que às vezes nem tem uma habilidade específica, ganham muito dinheiro influenciando outras pessoas a comprarem produtos e serviços determinados.

Assim, se você quer ser um(a) influencer, prepare-se para passar o dia nas redes sociais, ter um canal no Youtube engajado, e conseguir atrair milhões de seguidores nas redes sociais.

Quanto mais seu perfil na internet ficar conhecido, terá mais chances de conseguir contratos com bons patrocinadores e muitas pessoas pagarão para você falar bem do produto delas.

Os nichos mais visados para influencers são beleza, culinária, economia, e claro, marketing digital.

3 – Produtor digital

empreendedorismo digital

Para quem possui uma expertise que outros pagariam para aprender, a melhor forma de criar um negócio na internet é criando produtos digitais.

Podem ser cursos online, ou ainda e-books ensinando o público a conseguir fazer coisas que desejam, como curar alguma doença, ou aprender um artesanato lucrativo.

Os produtores digitais são a base do mercado de afiliados, pois é a partir deles que os afiliados promovem e vendem os produtos para ganhar comissões.

Alguns empreendedores fazem apenas isso, criam e-books e colocam para vender nas plataformas, conseguindo obter uma renda muito substancial todos os meses.

4 – Afiliado profissional 

Dentro do empreendedorismo digital, o mercado de afiliados já está sendo considerado como a profissão do futuro.

Para saber tudo que é necessário fazer para ser um afiliado de sucesso, volte lá em cima e leia novamente o tópico “8 coisas que você precisa ter para ser um empreendedor digital de sucesso”.  

Os afiliados são pessoas que promovem e vendem produtos digitais, e também físicos, e são remuneradas com comissões que são estipuladas pelos produtores.

Para fazer essa divulgação de forma correta é preciso estudar um curso de marketing digital, e montar uma estrutura profissional.

Muitos empreendedores começam fazendo spam, e aos poucos vão aprendendo como o mercado funciona, e mudando sua mentalidade e ações.

Os ganhos como afiliado são infinitos, pois não existe um limite de quantas vezes é possível replicar um negócio de sucesso na internet.

O que eu faço para Ganhar Dinheiro na Internet e Trabalhar em Casa

Nesse vídeo eu explico com detalhes como é meu trabalho em casa e como você também pode começar a trabalhar e ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa.

5 – Prestador de serviços

Se você sabe fazer alguma coisa que empresas e outros profissionais precisam, pode ser uma boa ideia começar um negócio digital de prestação de serviços.

Professores, tradutores, redatores, designers, editores de vídeos, locutores, todos são profissionais essenciais para a internet da atualidade.

Com o aumento do empreendedorismo digital, milhares de blogs e canais no Youtube são criados diariamente, e esses locais precisam de conteúdo e manutenção que pode ser feita por outros profissionais.

A única limitação do prestador de serviços é a financeira, pois como ele mesmo é seu produto, é preciso ter muita produtividade para conseguir ter ganhos extraordinários.

Desejo que esse artigo tenha ajudado você a entender o mercado digital, e saber como pode ser bem lucrativo ter seu próprio negócio na internet.

Leia também: Trabalhar Remotamente – É possível Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa?

O post Empreendedorismo digital – O que é e como começar nesse mercado? apareceu primeiro em Desafios e Sucesso.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Empreendedorismo digital – O que é e como começar nesse mercado?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages