Como Fazer um Redirecionamento 301 – Na Prática com Ricotta

Olá, pessoal. Está no ar mais um Na Prática com Ricotta! No vídeo de hoje, o Fabio ensina como fazer um redirecionamento 301.

Quer saber o que é e como funciona? Então assista ao vídeo e acompanhe este post!

O que é o redirecionamento 301?

O direcionamento 301 acontece quando o usuário solicita o acesso a uma URL “A” e o servidor a leva até uma URL “B”. Isso acontece quando a primeira não está mais ativa e agora atende pela segunda.

É como se o sistema falasse que essa página não existe mais em um endereço, mas sabe que ela está em um outro. Esse processo acontece em milisegundos pelo navegador.

O direcionamento 301 é importante pois, às vezes, você precisa mudar o endereço e as URLs serão diferentes. Para que o usuário não encontre um aviso de que a página é inexistente, sendo que ela existe, foi criado um sistema que o leva até o novo link.

Levando o Google para a página final

Se a página “A” existir no banco de dados do Google, os robôs de busca vai fazer o mesmo processo detalhado acima, buscando o redirecionamento. Depois, ele irá deixar listada apenas a página “B”.

Desta forma, irá passar todo o componente de autoridade, rankeamento e posicionamento do endereço antigo para o novo, desde que não haja alteração no conteúdo.

Como fazer um redirecionamento 301 no WordPress?

Ao abrir o seu site no WordPress, vá até a parte de plug-ins, clique em “adicionar novo” e pesquise pelo redirecionamento. A recomendação é o “SEO Redirection”, mas existem vários para você escolher.

Depois de instalado, vá em “custom redirection” e adicione qual é a página “A” e qual é a “B”. Clique na opção de redirecionamento 301 e pronto!

Como redirecionar sem o WordPress?

Também é possível fazer este processo em sites que não estão no WordPress por meio do .htaccess. Ele é um arquivo que funciona em servidores apache e, ao adicioná-lo, você orienta o sistema a redirecionar a uma nova página.

Basta usar o seguinte código, trocando as informações pelas do seu site:

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://www.novosite.com.br/ [R=301,L]

Estes são apenas dois modelos de fazer o redirecionamento 301. Acesse este artigo para conhecer todas as formas de direcionar a página.

E este foi mais um Na Prática com Ricotta! Aproveitem e continuem lendo o site da Agência Mestre!

O post Como Fazer um Redirecionamento 301 – Na Prática com Ricotta apareceu primeiro em Agência Mestre.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Fazer um Redirecionamento 301 – Na Prática com Ricotta. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages