Coleta de avaliações: por que é importante saber a opinião dos seus clientes?

Há anos, as avaliações no ambiente online vêm evoluindo de acordo com os novos hábitos do consumidor. Para o comércio eletrônico, elas são uma maneira eficaz de fidelizar e adquirir novos clientes. Para os consumidores, oferecem uma garantia de confiabilidade em um determinado produto ou serviço. As reviews se tornaram um dos pilares da relação comerciante-cliente. Trata-se de um diálogo aberto entre marca e consumidor que mostra a transparência de um produto para aquele que deseja adquiri-lo virtualmente.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Francês de Opinião Pública, mais de 80% dos consumidores buscam por reviews (opiniões de clientes) antes de realizar a compra de um produto ou serviço, tanto em uma loja física quanto online. 7 em cada 10 usuários da web consultam as avaliações de consumidores antes de efetivar uma compra.

Avaliar empresas online já se tornou uma prática comum do consumidor moderno e solicitar de maneira estratégica o feedback de clientes do seu e-commerce pode ser o primeiro passo para adequar sua estratégia de negócios e alcançar maior satisfação do seu público.

Por que é importante fazer a coleta de avaliações?

De acordo com um estudo da Reevoo, cerca de 70% dos consumidores possuem mais confiança em uma empresa quando ela publica avaliações positivas e negativas sobre o seu produto.

Sabemos que nos dias de hoje temos o consumidor 4.0 tem como principal característica sua inserção nos meios digitais. Para começar, podemos dizer que a primeira grande importância de apostar na coleta de avaliações é mostrar que o seu negócio virtual realmente valoriza a opinião do público. É uma forma de se aproximar dos seguidores, criar laços, fidelizar e gerar engajamento — vantagens valiosas no mercado atual.

Outro ponto fundamental que deve motivar a busca de reviews dos consumidores é a possibilidade de legitimar seu e-commerce com os depoimentos de clientes. Afinal, com os compradores aprovando seus produtos e serviços, você passa mais confiança para novos leads. As avaliações e experiências positivas podem ser usadas na criação de conteúdos que impulsionam sua marca. Elas são uma prova social que gera nos seus leads maior segurança para efetivar uma compra.

Em geral, consumidores que estão em dúvida sobre uma marca ou um produto recorrem às avaliações como um guia de decisão. É por isso que as chances de conversão do seu negócio acabam aumentando quando você faz uma boa coleta de avaliações e expõe os feedbacks dos seus clientes. Ao mostrar que sua empresa leva em consideração a opinião do público — e que consegue ter avaliações positivas da maioria dos clientes —, é possível fortalecer a reputação digital da marca e ganhar um melhor posicionamento no mercado.

Além de ser proativa, essa solução deve ser gerenciada por quem entende do assunto. É a melhor opção para uma estratégia eficaz de coleta de avaliações. Você não espera receber um review mas acaba indo atrás dela. Dessa forma, pode se organizar e retomar o controle de sua imagem no ambiente digital.

A coleta de avaliações: insira o NPS em seu conteúdo

O NPS é uma maneira eficaz de medir a qualidade do relacionamento com o cliente. E, mais importante, trata-se de um indicador do comportamento do cliente em relação ao seu negócio/produto. Os clientes de uma empresa podem ser agrupados em três categorias:

  • Promotores: se a pontuação for 9 ou 10
  • Neutros: se a pontuação for 7 ou 8
  • Detratores: se a pontuação estiver entre 0 e 6

O NPS possibilita medir a reputação e o grau de lealdade do consumidor, além de acompanhar possíveis mudanças ao longo do tempo do relacionamento entre empresa/cliente

Garanta a transparência das informações

Algo que pode destruir sua iniciativa de coleta de avaliações é a falta de veracidade das informações. Quando um cliente desconfia que os feedbacks apresentados não são verdadeiros, toda confiança dele na marca cai por terra — e a reputação digital pode sofrer consequências severas. O melhor caminho para garantir a transparência das informações é contar com uma empresa especializada na gestão das avaliações. Se possível, que seja certificada pelo Google.

Com isso, os clientes verão um selo de confiança de uma empresa especializada ao lerem avaliações e terão segurança para fazer uma compra. Ao mesmo tempo, você pode ter a tranquilidade de aproveitar os benefícios de uma gestão competente desse aspecto do seu posicionamento de marca.

Resultados à curto prazo

São diversos os benefícios de obter as avaliações dos seus clientes publicadas no ambiente digital. As reviews podem ser integradas no site da marca/produto, redes sociais e também no Google, contanto que seja uma empresa parceira do buscador.

Além de maior confiabilidade e reputação online, as reviews garantem diversos benefícios para os mais variados tipos de e-commerces. Como por exemplo o aumento do CTR em até 17% nas campanhas do Google Ads e a dimunição do CPC em 5%.

Além disso há outros benefícios, como:

  • aumento da taxa de conversão em vendas;
  • diminuição da taxa de abandono do carrinho de compras;
  • RichSnippets e estrelas Google;
  • fortalecimento do SEO;
  • moderação de opiniões positivas e negativas;
  • reformulação da estratégia de negócio e muito mais.

A hora de fazer uma estratégia de coleta de avaliações é agora!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Coleta de avaliações: por que é importante saber a opinião dos seus clientes?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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