Chatbots no atendimento ao cliente: Obtenha resultados em 2020

Você já tenha  entrado em algum site que possui  Chatbots no atendimento ao cliente. Talvez você não tenha reparado, mas eles estão  presentes em diversas páginas que você acessa.

Eles possibilitam que sua empresa disponibilize atendimento 24h para seus clientes, sem precisar de pessoas para essa tarefa.

Mas o que são Chatbots e por que utilizá-los no atendimento ao cliente? É isso que iremos falar a seguir.

Chatbots no atendimento ao cliente: Obtenha resultados em 2020

O que são Chatbots?

Chatbots se trata de uma tecnologia de Inteligência Artificial em que o intuito é oferecer um atendimento eficiente e de qualidade através de robôs.

Através dessa ferramenta você consegue atender seus clientes com agilidade mas sem perder a essência nesse diálogo.

Essa ferramenta tem como objetivo tornar a conversação entre cliente e empresa mais informal e passando a impressão de que você está interagindo com outra pessoa, quando na verdade a interação é feita com um robô.

A utilização dessa tecnologia pode agilizar alguns processos simples que demandaria bastante tempo de seus colaboradores, dando a oportunidade de se voltarem para atividades mais complexas e que necessitam de criatividade.

Um exemplo bastante interessante que temos é o da Budweiser, que através de um chatbot conseguia vender seus produtos através da Mensagem Direta (DM) no Twitter.

O processo era bem simples e ao enviar uma mensagem para o perfil da marca no Twitter você receberia automaticamente uma mensagem em resposta. A partir dessa mensagem você responderia algumas perguntas, com algumas respostas programadas, feitas pelo chatbot.

Era só responder as perguntas e disponibilizar dados como endereço, forma de pagamento, quando gostaria de receber seu produto e finalizar o pedido. E tudo isso em um simples diálogo pelo Twitter.

Confira abaixo um exemplo de como funcionava esse tipo de atendimento.

Chatbots no atendimento ao cliente

Diferença entre Chatbots e Assistente Virtual

Você já conhece a Alexa da Amazon? Se trata de um programa inteligente que interage com as pessoas assim como os chatbots. Mas ela não é um.

A Alexa se trata de uma assistente virtual. Diferente dos chatbots ela atende por comando de voz, assim como por texto.

Ao contrário dos chatbots, que possuem apenas respostas programadas, uma assistente virtual pode interagir com as pessoas utilizando meios de pesquisa como o Google, o Youtube e demais meios de comunicação.

Ela vem fazendo sucesso com seus diversos modelos de dispositivos que podem interagir até mesmo com a sua casa. 

Isso mesmo, através de comandos programados você pode pedir que a Alexa apague as luzes da sua casa, coloque uma música para tocar e muito mais. 

No vídeo abaixo você pode conhecer um pouco mais sobre esse aparelho.

Sendo chatbot ou assistente virtual o intuito é o mesmo de oferecer um bom atendimento ao seu cliente. 

Além de ter o bom atendimento como vantagem, existem outros benefícios que são importantes citar nesse post. Confira abaixo quais são eles.

Benefícios de utilizar Chatbots

Atendimento 24h

Um dos principais benefícios da utilização de Chatbots é que você poderá oferecer atendimento ao cliente 24h. Isso irá contribuir com a experiência positiva do cliente que, ao entrar no site fora do horário comercial, irá encontrar “alguém” disponível a tirar suas dúvidas e ajudar no que for possível.

Agilidade no atendimento 

Ter como colaborador um robô que atende pelo chat pode ser de grande ajuda na hora de atender o cliente com agilidade.

Muitas pessoas se irritam com a demora em obter um retorno das empresas, e tendo um chatbot a seu favor irá te poupar dessa insatisfação por parte de seus clientes.

Suas respostas são imediatas. Ou seja, atende  seus clientes no momento em que eles enviarem uma mensagem.

Chatbots no atendimento ao cliente

Aumentam as chances de fidelização do cliente

Com a oferta de um melhor atendimento, as chances desse cliente voltar a fazer negócios com você são maiores. Isso acontece porque o atendimento é umas das ações mais  relevantes para que uma pessoa volte a comprar algo naquele mesmo lugar.

E ter clientes fidelizados é um ponto positivo para seus negócios pois, além deles comprarem frequentemente com você, também indicarão seu produto para outras pessoas.

Atendimento no pós-venda

Os chatbots te ajudam  a manter contato com o cliente no pós-venda, que é uma etapa muito importante no processo de compra. Seu cliente deve se sentir importante para você, assim como a opinião dele sobre seu produto e o nível de satisfação adquirido. É aí que entra o chatbot.

Você pode utilizar essa tecnologia para fazer uma pesquisa de satisfação com seus clientes, oferecer ajuda em caso de problemas com o mesmo, entre demais opções.

Conclusão

Você possui um site de vendas e quer aderir aos chatbots? Aproveite esse momento em que você já conhece seus benefícios e comece a colocar  essa ideia em ação!

Já teve alguma experiência com chatbot? Que tal contar para a gente como foi nos comentários?

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Chatbots no atendimento ao cliente: Obtenha resultados em 2020. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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