O Que é Conteúdo Interativo e Como Aplicá-lo nos Negócios

Você sabe o que é conteúdo interativo? Se não sabe, essa é a oportunidade de aprender sobre o assunto.

Agora, se você já ouviu falar ou conhece, neste artigo você vai ver que ainda há muito o que se aprender sobre o assunto.

Ainda mais se levarmos em conta a democratização de acesso à internet, que facilitou a interação entre empresas e clientes.

Empresas sempre interagiram com seus clientes, principalmente no mundo “offline”, mas com as redes sociais e o desenvolvimento de novas tecnologias, é possível dizer que as possibilidades de interação, quando feitas online, são praticamente infinitas.

Continue lendo o artigo para entender um pouco mais e aprofundar os seus conhecimentos sobre conteúdo interativo e como aplicá-lo nos negócios.

O que é conteúdo interativo e como aplicá-lo nos negócios

Uma interação pode parecer algo simples, quase sem importância, afinal, interagimos diariamente com vários conteúdos. Mas, quando usada como uma ferramenta para o Marketing de Conteúdo, interagir torna-se uma ótima maneira de gerar maior engajamento da sua audiência.

Como o engajamento é um ponto muito importante para o Marketing, vamos aprender um pouco mais sobre conteúdo interativo para que você possa descobrir e incentivar o seu público a se engajar com a sua marca.

O que é conteúdo interativo?

Conteúdo interativo, como o próprio nome já sugere, é aquele que tem como objetivo gerar uma interação do público. Muito diferente do conteúdo passivo, no interativo é necessário que a pessoa em questão realize alguma ação para que obtenha o resultado final.

Esse tipo de conteúdo vem sendo muito usado nos últimos por empresas que costumam inovar na forma de interagir com seus clientes.

Para que fique claro o que é um conteúdo interativo, vamos conferir alguns exemplos abaixo.

Exemplos de conteúdos interativos

Existem diversos exemplos de conteúdos interativos que podem ser usados pela sua marca.

Entre os principais, podemos citar alguns que são vistos com frequência na internet, como o Quiz que se tornou febre nos últimos anos, testes online, pesquisas, entre outros.

Lembra que falamos sobre empresas que inovam na forma de interagir com o público? Uma dessas empresas é a americana Burger King.

Recentemente, aproveitando o crescimento dos assistentes por voz na casa dos consumidores, a empresa veiculou uma propaganda na televisão que ativava o assistente de voz do Google sem que o usuário fizesse absolutamente nada.

O objetivo, claro, era divulgar um de seus sanduíches.

O conteúdo não agradou ao Google, que retirou a habilitação daquela pesquisa específica. Afinal, a mesma não estava ganhando nada pela campanha.

Outro exemplo de conteúdo interativo, que causou muito alvoroço, foi o filme Black Mirror: Bandersnatch, da Netflix.

Mas como um filme pode ser interativo? Bom, exatamente da forma que você deve estar pensando. Algumas das ações do protagonista são decididas pelo espectador, que tem duas opções sempre em que ele se depara com uma situação de escolha.

Para cada uma dessas ações, o filme é guiado por um caminho, levando a vários finais diferentes.

Bom, é claro que esse tipo de ação é mais fácil para empresas com grande investimento em mídia. Para quem não possui uma verba tão alta, existem outras maneiras de criar conteúdo interativo.

Posts no Instagram que incentivam uma ação também podem ser considerados interativos, e por ai vai.

Como exemplo, dessa vez mais voltada para o mercado de afiliados, é o Webinar, que é uma forma de interação entre empresa e clientes e usado com frequência no Marketing Digital.

No Webinar, mesmo que apenas o palestrante fale no vídeo, existe uma interação através do chat onde os alunos podem tirar dúvidas e fazer comentários sobre o assunto.

Qual a importância para o Marketing de Conteúdo?

Com a quantidade de informação que corre pelas mídias sociais todos os dias, é importante possuir um diferencial para que seu Marketing de Conteúdo se destaque entre os demais.

Criar conteúdo interativo se mostrou ser útil para criar essa diversificação e, por isso, se tornou uma estratégia muito utilizada por empresas consideradas mais humanizadas.

As pessoas buscam cada vez mais esse tipo de conteúdo, por isso essa interação gera tanto engajamento. E, de acordo com a BuzzSumo, um questionário é compartilhado 1.900 vezes. 

A BuzzSumo é uma ferramenta para monitoramento de redes sociais. Nela você consegue mensurar quais os conteúdos estão em alta, descobrir quais sites se encaixam no perfil da sua empresa, etc.

Através dessa ferramenta você poderá mensurar o que melhor se encaixa no seu negócio, qual tipo de conteúdo interativo seria mais interessante e para qual público seria direcionado.

É importante ressaltar que o conteúdo interativo veio para melhorar o relacionamento entre cliente e marca, tornando essa comunicação mais acessível.

Empresas que não estão valorizando essa aproximação, e as formas de alcançá-la, estão perdendo a chance de gerar novos Leads.

Quais as vantagens de criar conteúdos interativos?

Para que você visualize melhor o quanto o conteúdo interativo é importante no mercado, vamos listar algumas vantagens de criar esse tipo de conteúdo.

Engajamento

Por ser um conteúdo que depende da interação do público, ele acaba recebendo um engajamento maior. E ter um bom engajamento é muito importante no Marketing de Conteúdo, afinal, dali sairão novos Leads.

Além disso, com a interatividade você diminui a distância que existe entre marca e cliente, que é um ponto muito importante.

Empresas mais humanizadas, que produzem esse tipo de conteúdo e que se mostram acessíveis, estão ganhando espaço no mercado.

De acordo com uma pesquisa feita pelo projeto Empresas Humanizadas no Brasil, a humanização das empresas é um ponto muito importante na avaliação dos clientes.

A satisfação dos consumidores é 239% superior ao de empresas comuns. Já a dos colaboradores, que também demonstram bastante interesse nesse formato, é 224% superior ao de empresas comuns.

O Que é Conteúdo Interativo
Site da pesquisa – Divulgação/http://www.humanizadas.com

Como o conteúdo interativo influencia no seu Brand Awareness?

O Brand Awareness é a percepção de marca que as pessoas tem sobre sua empresa. Ou seja, é uma informação muito importante para qualquer negócio.

Além de proporcionar um engajamento maior, o conteúdo interativo te ajudará a ter uma percepção positiva da sua marca. Isso trará mais visibilidade e consequentemente irá aumentar seu Brand Awareness.

Crie conteúdos interessantes, que chamam a atenção do cliente e que mostre que a opinião dele é importante, e você terá grandes chances de ter um Brand fortíssimo.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é conteúdo interativo e o quanto ele é importante para o Marketing de Conteúdo, chegou o momento de começar a colocar em prática esse conhecimento.

Conte para a gente nos comentários, quais os tipos de conteúdo interativo você já viu por aí e qual você mais se interessou.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O Que é Conteúdo Interativo e Como Aplicá-lo nos Negócios. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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