Em busca de como fazer um e-mail marketing responsivo? Você vai precisar:
- Utilize uma estrutura de e-mail simples;
- Cuidado com o uso de imagens;
- Atenção às fontes usadas;
- Acerte na escolha dos templates;
- Faça um teste para abertura do e-mail em diferentes dispositivos;
- Escolha a ferramenta de e-mail marketing que ofereça esses funcionalidades.
Esse passo a passo vai permitir que seus leads acessem o e-mail que a sua empresa enviou pelo smartphone (ou tablet) e possam ter uma boa experiência de usuário, compreendendo o conteúdo compartilhado, clicando no CTA e acessando páginas de destino também responsivas, para manter o avanço pelo funil de vendas.
Segundo pesquisa da HubSpot, 80,8% dos usuários de email afirmam abrir seus emails em dispositivos móveis. Já a Deloitte mostra que 92% dos brasileiros utilizam smartphones.
Isso quer dizer que aprender como fazer um e mail marketing responsivo é a única forma de atingir esses milhões de contatos.
Se você é programador ou desenvolvedor, ou mesmo se tem alguma base nesses assunto, é possível fazer a criação de um e-mail responsivo usando códigos CSS e HTML, mas se você não entende nada de programação e quer criar um e-mail marketing responsivo sem precisar contratar alguém para isso, nós vamos te ajudar.
Como fazer um e mail marketing responsivo?
Atualmente não é preciso ser um desenvolvedor web para criar e-mail marketing, sites e páginas de destino responsivas.
Alguns softwares de e-mail marketing vão te ajudar a realizar essa tarefa sem dificuldades. Ou seja, sem que você precise usar códigos.
Entretanto, mesmo assim é preciso tomar alguns cuidados para que a mensagem que está sendo transmitida gere uma boa experiência para o usuário, e isso vai além da escolha do disparador de e-mails que faça a conversão para um e-mail responsivo.
1. Utilize uma estrutura de e-mail simples
Crie um e-mail simples, com poucas cores e textos breves, objetivos e claros, além de imagens leves.
Use os CTAs para levar o lead para uma página onde você aborde o assunto mais detalhadamente. Nada de criar um e-mail enorme, porque ninguém vai ler, ainda mais no smartphone.
Inclua um único CTA que seja atrativo e esteja em destaque em relação ao restante do texto. Um botão colorido com a frase de conversão é suficiente.
É indicado que o CTA tenha, em média, 44 × 44 pixels. Essa medida vai facilitar o clique do lead.
Leia mais em: Como os recursos visuais podem aumentar a taxa de conversão das vendas
Fonte: Monkarlum
Dica bônus: as páginas de destino, para onde o lead é enviado após clicar no CTA, também devem ser otimizadas para dispositivos móveis. Caso contrário a experiência não será completa e os resultados não serão os esperados.
2. Cuidado com o uso de imagens
Um erro fatal para uma campanha de e-mail marketing é criar uma imagem com texto e anexá-la ao corpo do e-mail para enviá-la aos contatos.
É muito comum que as imagens estejam muito “pesadas” para serem carregadas automaticamente ou que o provedor não permita a abertura automática delas.
Isso é especialmente comum em smartphone estão conectados por dados móveis, mas também acontece com frequência com usuários que acessam o e-mail pelo computador.
Por isso é indicado que você crie e-mails onde a informação principal está em formato de texto e que as imagens apenas complementam o material. Assim se elas não carregarem, independente do motivo, o lead terá acesso a informação principal.
Além de tudo isso, os smartphones tornam as imagens pequenas demais para serem lidas.
Essa é mais uma razão para usar imagens apenas como apoio visual.
Lembre-se de reduzir o tamanho do arquivo, sempre!
3. Atenção às fontes usadas
Agora que você já sabe que vai precisar usar texto e não apenas imagem, é preciso se preocupar com as fontes escolhidas e seus tamanhos.
Dê preferência para fontes tradicionais como Arial, Helvetica e Times New Roman. Além de oferecerem uma melhor legibilidade elas são identificadas em todos os dispositivos.
Outras fontes podem não ser identificadas pelo provedor. Nesses casos elas serão substituídas mudando o layout inicialmente proposta por sua equipe.
Ao escolher o tamanho da fonte opte por medidas a partir de 13 pixels. Isso vai facilitar a leitura do usuário na tela do smartphone.
4. Acerte na escolha dos templates
Como falamos logo no início desse artigo sobre como fazer um e mail marketing responsivo, a forma mais simples de alcançar esse objetivo é usando disparadores de e-mails marketing com essa funcionalidade.
Essas ferramentas também oferecem o serviço de templates que já são adaptados para acesso em dispositivos mobile.
O ideal é que você opte por modelos de no máximo duas colunas.
Para criar o seu próprio template você vai precisar ter conhecimento sobre HTML e CSS.
5. Faça um teste para abertura do e-mail em diferentes dispositivos
Antes de disparar o seu e-mail marketing é importante que você faça um teste para saber se realmente o e-mail está abrindo de maneira ideal nos diferentes dispositivos.
Esse teste é um passo fundamental para uma campanha de e-mail marketing de sucesso. Para saber quais são os outros passos que não podem faltar em um disparo de e-mail confira o guia gratuito: Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.
6. Escolha a ferramenta de e-mail marketing ideal
Tudo o que acabamos de indicar acima sobre como fazer um e mail marketing responsivo fica muito mais simples se você optar pelo uso de uma ferramenta de e-mail marketing, ideal.
Além de oferecer os templates certos, elas também realizam o processo de responsividade sem que você precise mexer com códigos CSS ou HTML, permitem que sua empresa realize o teste de envio nos diferentes dispositivos, além de oferecer muitas outras funcionalidades.
Mas, qual é a melhor ferramenta para fazer um e mail marketing responsivo?
Em 2019 a ABComm – Associação Brasileira de Comércio elegeu a LAHAR como Melhor Ferramenta de Marketing Digital do ano.
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Agora que você já sabe como fazer um e mail marketing responsivo, é hora de iniciar sua estratégia para te ajudar, separamos um material completo [e exclusivo] para guiar todo o seu planejamento: Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.
O post Como fazer e-mail marketing responsivo: 6 etapas para que não é programador (e para quem é) apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como fazer e-mail marketing responsivo: 6 etapas para que não é programador (e para quem é). Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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