A experiência do cliente em tempos de pandemia

Não era novidade que já vivíamos na era do cliente, na qual os consumidores se tornaram o centro de qualquer negócio. Entretanto, parece que a crise causada pela pandemia de coronavírus nos fez imergir ainda mais nesse universo. Em meio a um cenário de compras, quase que exclusivamente feitas pelo meio online, e muitas lojas pleiteando pela atenção do cliente, o caminho do sucesso é proporcionar ao consumidor uma experiência incrível e relevante para buscar, por exemplo, a fidelização.

E como fazer isso? Usar a tecnologia de forma relevante e assertiva é a saída. Apesar de muitos recursos à disposição, muitas companhias ainda não colocaram em prática a preocupação totalmente voltada ao cliente. Segundo uma pesquisa da NTT Ltd, apenas 7% das companhias estão oferecendo uma experiência totalmente funcional aos consumidores — e somente 11% deles se dizem realmente satisfeitos com o atendimento e vivência da compra.

Tecnologia e a experiência do cliente

Vale ressaltar que pensar em experiência do cliente é manter o foco em melhorar toda a sua jornada. Desde entender seus hábitos de consumo, oferecer produtos e serviços relevantes, proporcionar um momento qualificado de compra e manter o bom atendimento. Dentro desse cenário, a inteligência artificial empregada em chatbots já resolve inúmeros problemas de forma autônoma, sem a necessidade de um humano. Lembrando que pode ficar disponível ao público por meio de canais digitais como o WhatsApp — em um atendimento 24 horas, sete dias por semana, otimizando o contato com o consumidor. Contudo a automatização por si só não é uma forma mágica para atender bem. A questão central é que todos os canais conversacionais para contato precisam estar alinhados integralmente.

Hoje, parece inimaginável ligar em um SAC e esperar por horas por uma solução ou resposta simples. Essa experiência é tão traumatizante que 86% das pessoas trocam de empresa depois de um mau atendimento, segundo dados da Accenture. E, especialmente em tempos de crise, isso é exatamente o oposto do que as companhias buscam. Mas você pode me perguntar: como garantir essa fidelização pela marca? Existe uma linha tênue que separa essa infinidade de recursos e o conhecimento sobre eles. A verdade é que muitos querem se transformar digitalmente, mas poucos conhecem verdadeiramente o público que atendem. E desta forma não conseguem garantir o melhor canal de comunicação em que eles querem ser atendidos.

Canais digitais de atendimento

Neste momento de pandemia surgem novos canais digitais de comunicação, tais como:

  • WhatsApp;
  • Facebook Messenger;
  • RCS;
  • e Apple Business Chat.

Eles surgem como alternativa aos tradicionais telefone/e-mail, sendo o WhatsApp o mais conhecido e utilizado pelo público em geral no Brasil. Hoje, ele faz cada vez mais parte do dia a dia de pequenos vendedores locais e até grandes redes de varejo.

Isso, no entanto, não significa o fim dos atendentes humanos. A ideia é unir forças — a velocidade e ganho de escala dos robôs, com a atenção individualizada e empatia humanas — para um atendimento cada vez mais rápido e eficaz. É essa “parceria” que vai salvaguardar o relacionamento com os usuários e atender às suas expectativas.

É preciso entender que a tecnologia pode, deve e tem um papel fundamental na fidelização do cliente em todas as etapas, indo desde o primeiro contato até ao pós-venda. Se o usuário procura um canal e demora para ser atendido, se o problema dele é jogado para vários atendimentos ou se ele precisa repetir sua história em cada contato, o canal que vocês estão disponibilizando não é resolutivo e muito menos prático. E, sinto dizer: você está prestes a perder esse comprador (talvez para sempre). É preciso esforço e dedicação constante para oferecer uma experiência memorável.

O post A experiência do cliente em tempos de pandemia apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre A experiência do cliente em tempos de pandemia. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages