Ads Top

5 habilidades importantes para profissionais de e-commerce internacional

Com a constante evolução da tecnologia e a forma como a sociedade vive, o e-commerce é uma forma de compra e venda que cresce exponencialmente. Atualmente, muitas pessoas já adotaram a compra online como única forma de consumir produtos, e muitas empresas funcionam somente para a venda virtual.

Durante a quarentena instaurada por conta da pandemia do coronavírus, a importância do e-commerce ficou indiscutível, e está salvando os negócios de muitos empresários. Essa importância tem tudo para se consolidar quando a rotina do mundo começar a voltar ao normal.

Imagem: Pixabay

Muitas empresas viram no e-commerce não só uma forma de continuar prestando serviços, mas também um novo foco. Afinal, o comércio virtual abrange muito mais clientes que normalmente abrangeria, tomando proporções internacionais.

O crescimento do e-commerce no cenário atual fez da América Latina uma poderosa região, sendo a terceira maior economia do mundo. Existem pontos que facilitam esse crescimento, como o idioma.

Somente o Brasil não fala espanhol no continente, o que torna a venda internacional mais fácil. Além disso, o engajamento nas redes sociais está aumentando na América do Sul — faz com que as lojas virtuais que têm investimento em marketing digital alcancem bons resultados.

E para investir cada vez mais no e-commerce, os profissionais notaram que existem habilidades importantes a se desenvolver para obter sucesso nos negócios, além de tomar as melhores decisões quando o assunto é o mundo virtual.

Habilidades importantes para o e-commerce internacional

Conhecimento de idiomas

Vendo o caso da América Latina, é de se entender o crescimento de vendas internacionais no mesmo continente pela facilidade de falar a mesma língua. No caso do Brasil, os profissionais de e-commerce que desejam expandir seus negócios internacionalmente necessitam ter conhecimento de outros idiomas.

Saber outra língua é um dos maiores investimentos pessoais e profissionais que alguém pode ter. E, no mundo dos negócios, pode trazer cada vez mais clientes e melhora nos resultados. O espanhol é o principal idioma a ser cogitado, para que as lojas possam atender clientes de toda a América Latina.

Aprender espanhol pode abrir a porta do comércio internacional para os e-commerces brasileiros. Ou seja, eles podem aproveitar que a internet tem essa característica de “quebrar” as fronteiras entre os países. E para quem tem pressa em aprender, é importante contar com opções de cursos online que ofereça a prática de exercícios de espanhol de forma didática e interativa, de modo a contribuir com a aprendizagem de forma ágil e eficaz.

Capacidade analítica

Quem toma as decisões baseadas em análises de dados tem a tendência de obter melhores resultados em e-commerce. Hoje, as plataformas de e-commerce já vêm equipadas com relatórios e coletas de dados que podem ser essenciais na hora de tomar decisões.

E isso não vale apenas para se preocupar com novos clientes. Contribui para verificar o que estão comprando; identificar quantos deixam carrinhos abandonados; quais formas de pagamento são mais utilizadas; entre outras milhares de métricas que também podem ser analisadas.

O público-alvo também é facilmente mensurado com o e-commerce. Faz com que uma análise eficaz dos dados direcione as ações da loja — envolvendo marketing, estoque, escolha de produtos no catálogo, atendimento e muitas outras decisões.

Comunicação

Uma boa comunicação pode fazer com que o profissional de e-commerce consiga alcançar resultados satisfatórios. Isso vale tanto no âmbito de fechar novos negócios com fornecedores, quanto atender bem seus clientes. É uma das habilidades que as empresas mais procuram em candidatos.

Além disso, o marketing digital da empresa é muito mais satisfatório se realizado com uma boa comunicação. Não somente por texto, mas por imagens, vídeos e outras ações para engajar com seu público e conseguir novos clientes.

Imagem: Pixabay

Disposição em aprender

A tecnologia evolui constantemente, e um e-commerce deve estar preparado para evoluir junto. A disposição em aprender novas ferramentas e se capacitar nelas é uma habilidade imprescindível no profissional de e-commerce.

Afinal, o público de e-commerce exige o conforto e a praticidade que a modalidade oferece. Ele certamente dará preferência para aquelas lojas virtuais que estão preocupadas em sempre evoluir e seguir as tendências. Essa característica também pode diferenciar a empresa das demais, além de trazer conhecimento enriquecedor para o profissional.

Multidisciplinaridade

O profissional também deve ser multidisciplinar, ou seja, tentar saber de tudo um pouco dos setores que envolvem o processo da loja virtual. Ter conhecimentos básicos sobre tecnologia, varejo, internet, marketing, atendimento ao cliente, administração de negócios e vendas é essencial para tomar sempre as melhores decisões em cada setor.

É importante também na hora de contratar empresas terceirizadas para realizar os processos, para saber o que a loja virtual precisa e analisar se a empresa está fazendo um trabalho favorável.

O post 5 habilidades importantes para profissionais de e-commerce internacional apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 5 habilidades importantes para profissionais de e-commerce internacional. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.