Blog Corporativo: Por que Produzir Conteúdo em Nome da Empresa

Você conhece o conceito de blog corporativo? Ele está se tornando uma das ferramentas de marketing de conteúdo e Inbound marketing das empresas.

Mesmo sendo mais antigo do que as redes sociais, que também são bastante usadas no meio corporativo, o blog se mostra uma opção mais segura pela credibilidade que passa, por possuir o mesmo domínio da empresa. 

É uma ótima oportunidade da empresa se manter mais próxima de seus clientes.

Blog Corporativo: Por que produzir conteúdo em nome da empresa

Ter um blog corporativo para a sua empresa pode ser uma ótima maneira de gerar tráfego orgânico. Falaremos sobre os benefícios logo mais.

Mas, antes vamos entender o que é um blog corporativo e seu crescimento nos últimos anos.

Blog Corporativo

O que é um blog corporativo?

O blog surgiu como um tipo de diário pessoal online, ou seja, uma forma de se expressar. Porém, com o tempo, se tornou fonte dos mais variados conteúdos.

Algumas pessoas ainda utilizam apenas como um hobby mas, enquanto isso, demonstra uma tremenda importância nas estratégias de Inbound Marketing.

Por se tratar de uma forma da empresa se comunicar com seus clientes, deve haver dedicação e qualidade no que for falado no blog.

Afinal, se trata do nome da empresa em jogo.

A evolução do blog nos últimos anos

O primeiro blog criado pertence a Justin Hall, lançado em 1994. O mais interessante é que o blog do Justin ainda está no ar e você consegue acessá-lo.

Ele sempre falou sobre os assuntos que considerava relevantes. Basicamente um diário, como era o intuito no começo.

Justin optou por manter seu blog original falando sobre o que ele acha interessante. Mas, ao contrário dele, muitas pessoas resolveram avançar algumas casas em relação a como utilizar o blog.

Com o passar dos anos, os blogs passaram de apenas uma forma de expressão para uma forma de ganhar dinheiro.

Essa mudança aconteceu devido ao crescimento da internet e a democratização do acesso, tornando-se mais acessível para grande parte da população.

Hoje em dia, as empresas utilizam os blogs para promover suas marcas, disponibilizar bons conteúdos para seu público e gerar mais tráfego orgânico, tentando converter o máximo possível em Leads.

Aqui no Blog da Monetizze, por exemplo, estamos diariamente oferecendo bons conteúdos para você que busca aprender mais sobre marketing digital, entre outros assuntos.

Com isso, você como Produtor ou Afiliado terá maiores chances de gerar conversões e crescer no mercado.

Por que criar um blog corporativo?

Como falamos anteriormente, o blog corporativo é uma ótima forma gerar mais tráfego orgânico. E, por se tratar de uma ótima chance de aumentar seu número de clientes, deve ser levado a sério.

Esqueça aquela ideia inicial de que o blog era apenas um diário virtual. Hoje, ele é uma das ferramentas mais usadas por quem deseja se comunicar com seu público.

Blog Corporativo

Além dessas vantagens, você ainda pode usá-lo para disponibilizar conteúdos de qualidade que estejam relacionados com seu mercado.

Logo, você estará acrescentando algo à vida dessas pessoas, novos aprendizados que serão associados à sua marca.

Muitas empresas também utilizam o blog corporativo para mostrar depoimentos de clientes sobre os produtos adquiridos.

Mesmo com o surgimento das redes sociais, o blog não perdeu seu espaço. Isso só mostra o quanto as pessoas valorizam esse meio de comunicação.

Como ter um blog corporativo de sucesso

Para que seu blog cresça e os benefícios comecem a se tornar evidentes, será preciso muita dedicação.

Caso seja possível, tenha uma equipe para lidar exclusivamente com o seu blog, para que ele receba toda a atenção necessária.

Partindo desse ponto, temos algumas dicas para transformar o seu blog corporativo em uma verdadeira máquina de tráfego e conteúdo de qualidade.

Planejamento

Para começar bem, é importante fazer um planejamento do que pretende fazer no seu blog, quais conteúdos abordar e com qual frequência esses eles estarão disponíveis aos leitores.

Se você não oferece conteúdos de qualidade, seus leitores não retornarão e não compartilharão seus posts com outras pessoas.

Mobile

Tenha uma versão do seu blog para dispositivos móveis.

Grande parte dos acessos à internet hoje em dia se dão por meio de dispositivos móveis.

Sendo assim, é importante ter uma versão móvel, que seja responsiva para qualquer tela, seja acessado de um celular, tablet, etc.

Com isso, seus leitores e possíveis clientes podem acessar o seu conteúdo de onde estiverem, já que estamos sempre com um celular na mão.

Esteja aberto para comentários

Um dos intuitos do blog é ter essa proximidade com seu público, permitindo que entrem em contato e interajam com sua empresa através da caixa de comentários.

Esse é um grande diferencial, pois é possível validar em tempo real a qualidade do seu conteúdo e saber o que o público está achando.

Entretanto, é importante que haja um retorno para que seus leitores se sintam ouvidos.

Não adianta permitir que sejam feitos comentários no blog se não houver uma resposta de volta.

Conclusão

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que os blogs corporativos estão mais vivos que nunca.

O Inbound Marketing tornou essa ferramenta essencial para gerar tráfego orgânico e leads de qualidade.

É claro que, antes de qualquer coisa, é preciso entender se ter um blog faz sentido para o seu negócio. Entretanto, uma vez identificada a sua necessidade, é vital que o blog faça parte da sua estratégia digital.

E você já possui seu blog corporativo?

Se não, temos conteúdos incríveis para lhe ensinar como criar um blog e começar a disponibilizar conteúdos de qualidade para seu público.

Tenha seu blog empresarial, gere tráfego orgânico e veja seus números aumentarem através de um ótimo trabalho.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Blog Corporativo: Por que Produzir Conteúdo em Nome da Empresa. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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