M-commerce: como ele ajuda na usabilidade da sua loja virtual

Conforme o Cisco Annual Internet Report Complete Forecast Update 2018-2023, o mundo terá um salto de 36% no número de usuários de internet nesse período. Em 2018, foram contabilizados aproximadamente 3,9 bilhões de usuários no mundo, com expectativa de chegar a 5,3 bilhões até 2023.

Em relação aos dispositivos móveis, o relatório aponta que, em 2018, existiam aproximadamente 5,1 bilhões de dispositivos móveis no mundo e até 2023 o volume deve saltar 12%, ao passo em que as conexões móveis devem ter um aumento de 49%, passando de 8,8 bilhões para 13,1 bilhões.

M-commerce abrange vendas online realizadas por meio de dispositivos móveis, promovendo o conceito de mobile first no varejo online.

Falando em contexto nacional, o relatório estima que serão aproximadamente 199,8 milhões de brasileiros conectados até 2023, ou 92% da população do país prevista para aquele ano. O número de dispositivos conectados deve ter um salto de 48%, chegando a 2023 com mais de 755 milhões de dispositivos na rede. Desses, estima-se que 44% serão conexões móveis.

Especialmente com a chegada do 5G no Brasil, não há mais como negar que a era das conexões móveis chegou para ficar e ganhará cada vez mais espaço. Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de m-commerce e como ele pode contribuir na usabilidade da loja virtual para que o varejo online se adéque, cada vez mais, ao conceito de mobile first.

Mobile first: o poder das conexões móveis

Quando o comércio online começou a se popularizar na internet, certamente as lojas virtuais eram desenvolvidas com foco nos dispositivos mais utilizados naquele momento, isto é, computadores desktop e, posteriormente, laptops. Com o avanço das conexões móveis, porém, houve uma grande migração de acessos para dispositivos móveis, o que passa a demandar que as lojas virtuais adéquem sua plataforma e conteúdos, tornando-os amigáveis a esses novos dispositivos.

Portanto, quando falamos em mobile first, estamos falando sobre desenvolver lojas online considerando o contexto atual, isto é, pensando prioritariamente no layout e na experiência de compra para dispositivos móveis e depois adaptá-los para o formato desktop. Isso porque o mobile representa um grande percentual das compras realizadas hoje, com perspectivas de crescimento para o futuro próximo.

Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), no primeiro trimestre de 2020, 85% dos brasileiros utilizaram o celular para realizar compras online, sendo que as vendas através de dispositivos móveis acumularam um faturamento de R$5,95 bilhões no mesmo período.

Mas, afinal, o que é mobile commerce?

O mobile commerce, ou m-commerce, surge desse novo contexto em que as pessoas fazem compras através dos mais variados dispositivos a qualquer hora do dia, seja por meio de lojas mobile, lojas integradas a redes sociais ou aplicativos próprios. Nessa modalidade, o acesso a um computador ou laptop é totalmente dispensável.

E considerando a necessidade de se diferenciar para vender online, quem oferece mais facilidade, rapidez e simplicidade na compra fecha negócio. Por isso, sites que são desenvolvidos na perspectiva mobile first, ou mesmo aplicativos especialmente desenvolvidos para dispositivos móveis, podem colocar uma marca à frente na corrida pela preferência do consumidor.

O m-commerce é desenvolvido para valorizar na jornada de compra atributos como: rapidez, interatividade, facilidade de compartilhamento e condições diferenciadas. Além disso, o mobile commerce otimiza alguns conceitos da loja virtual que podem fortalecer as vendas, como ampliar a usabilidade e facilitar o processo de compra, otimizar a navegação e permitir uma interatividade melhorada entre empresa e consumidor.

O potencial do m-commerce nas lojas virtuais

Agora que você já entendeu a importância do mobile first e o conceito de m-commerce, vamos falar sobre algumas das melhorias que essa modalidade pode promover na sua loja virtual.

A visibilidade do negócio é muito maior. Isso porque hoje as pessoas passam muito mais tempo conectadas via dispositivos móveis do que no desktop. Segundo o relatório App Annie Intelligence, a população brasileira fica em média 5,4 horas por dia no celular, um dos maiores tempos de conexão do mundo.

Portanto, considerando que as pessoas passam quase seis horas por dia conectadas através desses dispositivos, é fundamental que sua loja esteja presente neles, com uma plataforma ou site ideal para a navegação nesse ambiente, bem como uma estratégia bem estruturada de posicionamento mobile.

A segunda melhoria possível é a usabilidade que pode ser ampliada por dois motivos. Primeiro, porque os sites passam a ser planejados para dispositivos móveis e, segundo, por causa dos aplicativos. Esses dois elementos tornam a experiência de compra mais satisfatória e eficaz.

Mas é importante entender que apenas ter um site ou um app não significa ter uma boa usabilidade. Para isso, é necessário planejar uma página amigável ao ambiente móvel, considerando o ajuste do conteúdo aos diferentes tamanhos e formatos de tela. Para uma boa usabilidade mobile, alguns itens para ter em mente, são: rapidez no carregamento, layout adaptado, textos curtos, botões maiores e rolagem rápida. A ideia é levar o consumidor ao fechamento da compra com o menor número possível de cliques.

Por fim, mas não menos importante, é a multicanalidade que a experiência mobile pode oferecer, como usar o SMS e o QR code para captar o público e promover maior engajamento. O SMS pode ser uma boa alternativa para manter o contato com o cliente no dia a dia, informando sobre promoções, cupons de desconto etc. e direcionando o público para um canal de compra que pode ser o próprio site ou aplicativo, ou mesmo o WhatsApp ou outra rede social.

O QR code, pode sua vez, pode conter mais detalhes sobre um produto que ficariam em excesso na página, ou mesmo um código de promoção para as compras. Além disso, o QR code é muito utilizado como recurso até mesmo em estabelecimentos físicos, através de adesivos ou banners no local. Um uso muito comum nesse cenário é o acesso a cardápios em restaurantes, que deixam de ser físicos e passam a ser disponibilizados apenas via QR code.

M-commerce em números no varejo online

Talvez para algumas pessoas seja recente o contato com o conceito de m-commerce, mas sua presença já vem fazendo a diferença nos resultados do comércio eletrônico. Conforme a 43ª edição da Webshoppers, o mobile commerce foi responsável por 53% das vendas do comércio digital no Brasil em 2020, um aumento de 79% em relação a 2010. Uma alta considerável que demonstrou o quanto a modalidade estava só começando a ganhar força para se tornar, talvez, o principal canal para o varejo online.

Seguindo em uma trajetória de ascensão, em 2021, as vendas do m-commerce tiveram um faturamento de US$359,32 bilhões no mundo, o que representou um aumento de 15,2% em relação a 2020. Nos Estados Unidos, estima-se que o m-commerce sozinho tenha sido responsável por mais de 44% das vendas online.

Para 2022, os resultados sobre crescimento e faturamento ainda não estão disponíveis, mas, segundo uma pesquisa da Opinion Box, realizada em abril com o público brasileiro, 60% das pessoas que possuem smartphones já realizaram compras in-app, isto é, dentro de um aplicativo. Resultado este que coloca ainda mais expectativa para que o m-commerce dê mais um salto este ano.

E sua empresa, já está amigável ao ambiente mobile?

Leia também: Por que o e-commerce deve estar preparado para dispositivos móveis

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre M-commerce: como ele ajuda na usabilidade da sua loja virtual. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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