Seis dicas para executar metodologias ágeis em e-commerces B2B

A internet modificou radicalmente a maneira como as pessoas e as empresas realizam compras. A variedade de opções e a facilidade em encontrar o que está procurando são fatores que alteraram o comportamento dos consumidores e, por consequência, a forma como os e-commerces trabalham internamente para atender aos interesses do público – tanto pessoas como empresas.

Confira alguns passos para executar metodologias ágeis durante etapas que envolvem a venda de um ativo em e-commerces B2B.

Para uma melhor organização das tarefas, a implementação de metodologias ágeis tornou-se uma solução amplamente adotada por lojas virtuais, devido à praticidade e à adaptabilidade dos métodos na rotina de trabalho. Pensando nisso, confira seis dicas que vão ajudar a executar metodologias ágeis em e-commerces B2B:

1. Alinhamento com o cliente

Antes de concretizar a venda de um serviço ou produto, é necessário alinhar as expectativas e os anseios do cliente com a solução que o e-commerce propõe. Os profissionais de vendas devem ter a mentalidade de que o seu negócio é contratado para resolver algum problema do cliente (no caso, outra empresa), e isso deve ser repassado para o restante do time.

O alinhamento entre as partes também é fundamental para verificar se a solução que o e-commerce oferece atende às exigências do cliente. Dessa forma, vender um produto ou solução torna-se mais eficiente, poupando tempo e esforço da equipe.

2. Trabalho em colaboração

Uma das técnicas ágeis mais utilizadas é a divisão de tarefas e, consequentemente, da equipe de execução. Dessa maneira, um pequeno time assume a responsabilidade por alguma tarefa, a fim de otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

Cada time possui autonomia para trabalhar e metas a serem cumpridas para atingir o objetivo final, que depende do resultado dos demais times. Nesse sentido, o trabalho colaborativo contribui para tornar a entrega mais ágil e minimizar possíveis falhas, já que a atenção com o planejamento e a execução são maiores.

3. Suporte de processo

Quando falamos em vendas B2B, o volume de compra é sempre alto, o que exige detalhamento dos itens para que o orçamento seja liberado por parte do setor financeiro. Desse modo, qualquer alteração na compra é um processo que requer atenção em todas as etapas.

Tendo isso em vista, o e-commerce deve oferecer suporte para o cliente nos mais diversos casos, seja facilitando a navegação no site ou tendo disponibilidade para resolver qualquer mudança no pedido dentro do prazo estipulado, por exemplo. Mostrar que a empresa está disponível para facilitar os processos aumenta as chances de concluir uma venda.

4. Ferramentas

O uso de ferramentas digitais é essencial durante as negociações e o gerenciamento de pedidos. Como empresas solicitam grandes quantidades de ativos, elas sempre pedem algum desconto ou benefício por esse motivo. Logo, o e-commerce deve possuir ferramentas que calculem a viabilidade de preços especiais para esses casos.

Já no gerenciamento de pedidos, toda empresa possui prazos para o recebimento de compras em massa e sabe como elas vão ser entregues. Por isso, a equipe precisa manter o estoque atualizado e passar informações em tempo real da situação do inventário, para não haver desencontro de informações e que os prazos de entrega sejam cumpridos. Isso pode ser feito por meio de softwares de automação de dados e registros.

5. Análise de métricas

Para executar os itens acima, é necessário estudar os processos internos e analisar os resultados que a empresa conseguiu. Vender diretamente para o consumidor e para uma empresa são operações que possuem suas particularidades e, por isso, exigem uma dinâmica de trabalho diferente.

Portanto, um e-commerce B2B deve realizar com certa frequência (o ideal é a cada trimestre, mas isso varia de acordo com a empresa) uma análise de métricas. Isso também ajuda a definir quais são os dados mais relevantes e que devem ser melhor trabalhados para a conclusão de uma venda.

6. Melhoria contínua

Um dos princípios da abordagem ágil é a melhoria contínua. Isso significa dizer que a instituição busca aperfeiçoar seus processos, por meio do aprendizado e da experiência, para melhorar a qualidade do serviço ou produto e evoluir cada vez mais. A melhoria contínua passa pela implementação de alguns itens destacados acima, como o trabalho colaborativo e a análise de métricas.

Tendo em vista a velocidade com que o mercado digital opera e a necessidade de soluções rápidas e eficientes para corresponder aos anseios dos consumidores, as metodologias ágeis se mostram fundamentais para a rotina produtiva de um e-commerce. Procure seguir os passos listados acima para implementar os métodos e, assim, melhorar suas vendas.

Leia também: Os desafios do comércio digital B2B

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Seis dicas para executar metodologias ágeis em e-commerces B2B. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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