Ads Top

Pinterest: dicas para vender mais usando a plataforma

Se você tem uma loja virtual, é muito provável que o Facebook e o Instagram já façam parte do seu planejamento na hora de pensar em estratégias de venda. Afinal, essas duas redes sociais são, hoje, marketplaces otimizados para que você venda cada vez mais. No entanto, estamos aqui para te contar uma coisa: talvez seja hora de expandir os horizontes e olhar também para o Pinterest!

Neste artigo, a autora ensina você a utilizar o Pinterest para bombar as vendas do seu e-commerce!

Afinal, já são mais de 450 milhões de usuários ativos no Pinterest em todo o mundo. E 46 milhões desses usuários são brasileiros, ou seja, mais de 10% da plataforma! Durante a pandemia, com o aumento da cultura mobile e da popularização das compras feitas pelo celular, a plataforma vem crescendo cada vez mais.

Além disso, dados da plataforma mostram que os usuários ativos por semana correspondem a 80% do total. Isso13 revela a relevância, a aderência e a temperatura da plataforma. Por isso, preparamos um guia prático e rápido para você entrar na plataforma e usá-la a favor do seu negócio!

O que é Pinterest?

Criado em 2010, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens, mas bem diferente do Instagram. Nela, o usuário pode criar pastas (que são os boards, em inglês, palavra bastante usada pelo mercado quando se fala no Pinterest) em que, com um pin – um alfinete virtual -, você consegue marcar tudo que gosta relacionado a seus interesses. Essas pastas podem ser públicas ou privadas, e o Pinterest é uma rede bastante usada principalmente por quem trabalha com arte e criatividade para organizar seus interesses.

Vale lembrar que 60% dos usuários do Pinterest são mulheres. Em relação à faixa etária desses usuários, a geração Z vem crescendo muito em relação aos demais recortes, superando os 50% ao ano, ainda de acordo com dados da própria plataforma. Ou seja, é um ambiente bastante interessante para conquistar novos clientes e falar com um público jovem!

Vantagens de usar o Pinterest

Como o Pinterest é uma rede social bastante visual, os assuntos mais quentes por lá são os relacionados a universos criativos e artísticos, como moda, arte, decoração e DIY (em inglês do-it-yourself, ou faça você mesmo). Além disso, culinária e estilo de vida também são temas hit dentro do Pinterest. Por isso, se a sua loja virtual conversa com universos mais inspiracionais e/ou artísticos, essa oportunidade é ainda mais relevante!

Além disso, diferentemente de Instagram, TikTok e Facebook, o Pinterest não tem uma função de “curtir”, porque o objetivo principal é que o usuário salve, organize e compartilhe suas inspirações com sua rede.

Sabe qual é a vantagem disso? Sem curtidas e essa avaliação de outros usuários, o Pinterest não diminui o alcance de conteúdos que divulgam links de páginas externas. Ou seja, se você divulgar ali uma imagem bacana do seu produto com um link na descrição, você não será penalizado e provavelmente mais gente chegará até o seu site. Um aliado e tanto na jornada de compra!

Por falar em algoritmo, o do Pinterest também não leva em consideração dia, horário e frequência de postagens para decidir se aquela imagem vai alcançar mais ou menos gente. Por isso, tudo que você fizer no Pinterest é mais perene. A relevância de uma imagem ou de um pin pode durar por meses, e os resultados que você obtiver, também!

Como vender usando o Pinterest?

O fator mais relevante na hora de produzir conteúdo para o Pinterest são os temas de interesse dos usuários. E isso é importante na hora de traçar todas as suas estratégias. Abaixo, listamos algumas para entrar na plataforma e já começar mandando bem!

Crie pastas de inspirações

A maioria dos usuários está no Pinterest em busca de inspirações – para decorar a casa, para montar um look especial, para encontrar o desenho da próxima tatuagem… Sendo assim, é importante criar pastas que tragam inspiração de alguma forma, e que não sejam 100% focadas em venda. Você pode montar uma seleção de decoração para cozinhas, incluindo vários produtos que você disponibiliza na sua loja de utensílios, por exemplo, tendo como critério algum estilo específico, como bo-ho ou industrial.

Esses boards temáticos ajudam seus produtos a serem encontrados em mais de um tipo de busca. E, talvez, alguém que procura por um produto em específico se interesse por outro item do sortimento que você selecionou. Aqui, a chave é falar a língua do seu público-alvo: compartilhe também dicas relevantes que vão trabalhar a seu favor para promover sua loja virtual.

Use imagens de qualidade

O Pinterest é uma rede de compartilhamento de imagens com o intuito principal de trazer inspiração. Ou seja, o que você oferece ali deve ser bonito, conquistar pelo visual. Esse é um fator fundamental para que sua estratégia de vendas funcione!

Prefira sempre fotos em alta resolução e que traduzam os valores da sua marca. Atenção às dimensões ideais para que seu produto fique sempre bem posicionado no Pinterest: proporção de 1000 x 1500 pixels, nos formatos .jpg ou .png e com tamanho de até 32 MB.

Faça descrições otimizadas

Lembra que falamos que a maioria dos usuários do Pinterest está buscando algo? Por isso, é importante que você ofereça o que eles procuram, preferencialmente do mesmo jeito que eles procuram. Títulos e descrições de qualidade para os seus pins, que têm palavras-chave relacionadas ao seu negócio entre eles, são fundamentais para a encontrabilidade.

Para descobrir como os consumidores costumam buscar por algum tipo de produto, você pode usar serviços como o Google Keyword Planner ou outros que ajudam no SEO. Incluir essa prática na sua rotina na hora de cadastrar os produtos no Pinterest vai trazer benefícios não só nessa plataforma, mas em diversas outras.

Na hora de escrever, lembre-se de alguns cuidados importantes. O título (nome) pode ter até 100 caracteres e a descrição deve chegar, no máximo, a 500 caracteres – mas apenas as primeiras 50 a 60 letras aparecerão no feed. Seja estratégica: entregue o melhor do seu produto logo de cara para fisgar o consumidor!

Habilite o botão “pin it” no seu site

Sabia que existe outra forma de estar presente no Pinterest além de produzir conteúdo na plataforma? Você pode habilitar o botão “pint it” diretamente na sua loja virtual, para que pessoas que já usam o Pinterest coloquem os seus produtos em pastas, o que aumenta a sua visibilidade na rede.

Para adicionar essa opção nas fotos da sua loja online, é só criar um botão personalizado na ferramenta “construtor de widget” do próprio Pinterest e preencher com o código HTML gerado no seu site. Mais fácil, impossível!

Crie pins de produtos

Se você tiver uma conta comercial no Pinterest, existe uma função importantíssima que você pode aproveitar: criar pin de produto. Esse é um recurso que possibilita mostrar não apenas uma imagem do que você está vendendo, mas já incluir ali mesmo o preço e o link para a página de venda.

Usar o pin de produto também é superfácil: basta adicionar uma tag do Pinterest nas páginas de produto do seu e-commerce. A partir disso, a plataforma consegue, automaticamente, coletar as informações da sua loja virtual e jogá-las direto para o Pinterest.

Outra funcionalidade legal que você pode usar, principalmente se seu negócio estiver dentro dos universos da moda e da decoração, é o Shop The Look. Com ela, você consegue marcar diversos produtos em um mesmo pin. Ou seja, você pode propor inspirar-se em um look inteiro com peças que você vende na sua loja ou, então, mostrar todos os itens que você tem disponível para decorar um cenário. Demais, né?

Leia também: Pinterest cria novos recursos para comerciantes

 

O post Pinterest: dicas para vender mais usando a plataforma apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Pinterest: dicas para vender mais usando a plataforma. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.