Ads Top

Como reduzir custos com o seguro de transporte de carga?

O seguro de transporte de carga tem o intuito de proteger a encomenda contra possíveis danos durante o envio. Normalmente, as seguradoras emitem uma apólice (documento) onde constam informações importantes como valores, prazo de vigência e a cobertura do seguro. Também são detalhadas as condições em que o segurado (pessoa que contratou o seguro) pode solicitar a indenização e os direitos e deveres de cada parte envolvida no contrato.

De modo geral, a cobertura do seguro de transporte de carga é válida apenas durante o transporte, mas algumas seguradoras oferecem apólices estendidas. Dessa forma, o seguro cobre eventuais prejuízos de mercadorias estocadas em armazéns.

O seguro de transporte de carga tem o intuito de proteger a encomenda contra possíveis danos durante o envio.

Quem deve contratar o seguro de transporte de carga?

O seguro de transporte de carga deve ser contratado pelo embarcador (pessoa proprietária da carga) e pelo transportador (empresa ou pessoa responsável pelo transporte da mercadoria).

Existem diversos tipos de seguros, que variam de acordo com o modal de transporte (aéreo, terrestre, ferroviário ou aquaviário) e o percurso (nacional ou internacional). Confira:

  • Seguro de transporte nacional: seguro obrigatório para embarcadores que garante proteção contra prejuízos causados em vias terrestres, aéreas ou marítimas.
  • Seguro de transporte internacional: seguro facultativo destinado a embarcadores em transporte de cargas no exterior.
  • RCTR-C: seguro obrigatório para transportadores que oferecem proteção em casos de acidentes rodoviários.
  • RCTR-VI: seguro obrigatório que deve ser contratado pelo transportador no translado de mercadorias em países do Mercosul.
  • RCF-DC: seguro de transporte de carga facultativo para transportadores rodoviários que fornece proteção contra roubos.
  • RCTF-C: seguro obrigatório para transportador ferroviário.
  • RCA-C: seguro obrigatório para transportadores aquaviários.
  • RCTA-C: seguro obrigatório destinado ao transportador aéreo.

Quanto custa o seguro de transporte de carga?

O preço do seguro de transporte de carga varia de acordo com vários fatores, como:

  • tipo de apólice: avulsa, mensal, anual etc.
  • cobertura do seguro: coberturas mais básicas possuem valores mais baixos. No entanto, o nível de proteção tende a ser mais limitado.
  • grau de risco da mercadoria transportada: produtos como cigarros, bebidas e aparelhos eletrônicos costumam ser alvo de roubos durante o transporte. Isso acaba deixando o seguro mais caro.
  • trecho percorrido: o valor do prêmio é mais elevado em rotas perigosas, entre outros.

Como existem muitas variáveis que interferem no preço final da apólice, não é possível definir um valor exato para o seguro de carga e, dependendo da cobertura contratada, os valores podem ficar um pouco salgados. Mas existem maneiras de diminuir os custos. Como mostraremos a seguir!

Três dicas para reduzir os custos com o seguro de transporte de cargas

Escolha a cobertura ideal para o seu negócio

As seguradoras costumam trabalhar com apólices básicas, que cobrem um número limitado de ocorrências, e apólices restritas, que possuem uma cobertura mais abrangente. Algumas empresas também dão a liberdade para o segurado inserir serviços adicionais na apólice, que são cobrados à parte.

Por isso, certifique-se de contratar apenas o que faz sentido para o seu negócio. Por exemplo, se a rota regular dos seus envios não inclui a possibilidade de “carga lançada ao mar”, não há necessidade de pagar um valor a mais por esse tipo de cobertura.

Solicite orçamentos antes de fechar o contrato

Outra dica para economizar com o seguro de transporte de carga é pesquisar antes de fechar um contrato. Compare os valores e as condições oferecidas pela seguradora. É importante verificar com a tendência como funciona a solicitação de indenizações. Assim, você não corre o risco de perder dinheiro.

Utilize gateways de frete

Nem sempre é vantajoso para o lojista contratar um seguro de carga diretamente com a seguradora. Nesse caso, a solução mais indicada para quem quer economizar e manter as mercadorias em segurança durante o envio é utilizar um gateway de frete.

Empresas sérias só possuem parcerias com transportadoras que oferecem o seguro de carga. Dessa forma, se você contratar uma etiqueta de envio pelo gateway de frete e a encomenda sofrer algum sinistro durante o transporte, você tem direito a indenização.

Além do seguro de transporte de carga, alguns gateways podem trazer uma série de benefícios para o seu e-commerce como envios mais competitivos, cotação de frete direto na loja online, rastreio de encomendas, entre outros.

Esperamos que você consiga economizar na hora de contratar um seguro de transporte de carga para o seu e-commerce. Se ainda tiver dúvidas, escreva para a gente nos comentários!

Leia também: Logística: roteirização e gestão de frotas aumentam lucratividade em até 18%

O post Como reduzir custos com o seguro de transporte de carga? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como reduzir custos com o seguro de transporte de carga?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.