Ads Top

A aplicação das tecnologias de blockchain nas relações interorganizacionais

A tecnologia blockchain foi, desde o início de sua criação, relacionada apenas ao conceito de criptomoeda. Por conta disso, pode-se dizer que é quase como se o seu potencial financeiro fosse sua única aplicação. Em tempos como os de hoje, em que o mercado de criptomoedas vem sofrendo quedas históricas e vê uma sangria de capital dos seus ativos estabelecidos, as outras aplicações dessa tecnologia revolucionária se tornam mais evidentes e aceleram sua adoção.

Como utilizar o blockchain, essa tecnologia disruptiva, para levar seu negócio para o próximo nível.

Mas o que é exatamente um blockchain e como ele pode beneficiar você e seu negócio?

O blockchain é um conjunto de bancos de dados distribuídos entre diversos pontos da rede que armazenam de forma segura transações dentro de uma cadeia. Assim, no caso de criptomoedas como o Bitcoin, o blockchain mantém o registro seguro e descentralizado de todas as transações dessa moeda digital, garantindo fidelidade, segurança e não necessitando de uma terceira parte para auditar o processo.

Uma diferença fundamental entre um banco de dados típico e um blockchain é a forma como os dados são estruturados. Um blockchain coleta informações em grupos, conhecidos como blocos, que contêm conjuntos de informações. Os blocos têm certa capacidade de armazenamento e, quando preenchidos, são criptografados e ligados ao bloco anterior, formando assim uma cadeia de dados. Todas as novas informações que se seguem ao bloco recém-criado são compiladas em um novo bloco que, uma vez preenchido, também será adicionado à cadeia.

Um banco de dados geralmente estrutura seus dados em tabelas, enquanto um blockchain (corrente de blocos), como seu nome implica, estrutura seus dados em pedaços (blocos) que são “amarrados” juntos (corrente). Essa estrutura de dados cria uma linha temporal irreversível quando implementada de forma descentralizada, pois, quando um bloco é preenchido, o seu conteúdo é gravado definitivamente e se torna parte dessa linha do tempo. Cada bloco da cadeia recebe um rótulo onde consta o tempo exato de quando foi adicionado à cadeia e também indica qual o seu bloco subsequente.

Potencial do blockchain

Como uma ferramenta digital básica para processos jurídicos e comerciais, a tecnologia de blockchain tem o potencial de reduzir intermediários e, com isso, revolucionar a maneira como fazemos negócios uns com os outros. Qualquer indústria que dependa de complexos processos interorganizacionais pode se beneficiar das tecnologias de blockchain – e o mesmo pode acontecer com o setor público e instituições governamentais.

Benjamin Stoeckhert, desenvolvedor de negócios de blockchain na SAP, fala que “a simplificação dos processos do setor público com a tecnologia de blockchain pode ajudar a combater ou a prevenir fraudes e corrupção, por exemplo, fornecendo um registro inviolável à prova de adulteração em países com problemas de corrupção”. As compras públicas são outra área de aplicação da tecnologia de blockchain, assim como o rastreamento de fundos públicos.

Durante as últimas décadas, as empresas que mais se destacaram no cenário mundial foram aquelas capazes de otimizar os processos empresariais internos, tornando-os livres do papel e automatizando-os com o auxílio de aplicações como ERPs. A tecnologia de blockchain, com o desenvolvimento dos últimos anos, já pode ser usada como uma ferramenta muito poderosa para estender essa otimização para processos interorganizacionais e ecossistemas abertos.

“As expectativas eram extremamente altas”, explica Stoeckhert. “O apelo desta visão – uma única fonte de verdade para todos os participantes de uma rede – era tão forte que muitos entraram para o mundo dos blockchains sem compreender totalmente a tecnologia por trás deles”.

Muitas suposições sobre blockchains foram colocadas em perspectiva desde então. Por volta de 2018, o chamado “inverno dos blockchains”, uma desilusão geral com criptomoedas se instalou e durou até 2020. Agora, em 2022, entramos novamente em um momento similar, mas, desta vez, a confiança parece atingir não só as criptomoedas como também as tecnologias de blockchain. Entretanto, isso está acontecendo após o interesse de grandes instituições e o amadurecimento da tecnologia, que vem sendo cada vez mais utilizada para aplicações práticas no mundo real.

Aplicações do blockchain

As aplicações práticas podem nos servir para que “os consumidores, por exemplo, possam ter certeza de que seu atum foi capturado de uma maneira sustentável”, explica Stoeckhert, “já que a fraude de rotulagem é na verdade um grande problema no mercado de frutos do mar”.

Outra possível aplicação já focada na experiência do cliente é a capacidade de criar uma cadeia de informações sobre a identidade do cliente de forma segura e confiável. Com a utilização de blockchain, algumas organizações têm trabalhado em um modelo de identificação dos clientes que respeite os termos de consentimento e privacidade, mas de uma forma que seja aderente a diferentes legislações vigentes (GDPR, LGPD etc.) e que oferece total controle do dono do dado. Isso pode se tornar um passo interessante para alavancar o comércio cross-border e a personalização orientada ao cliente.

No atual estágio de desenvolvimento das tecnologias de blockchain, já com serviços sendo providos por empresas globais, é impossível negar o impacto que ela terá dentro dos próximos anos. Com estimativas de gastos totais para várias soluções de blockchain em todo o mundo atingindo US$ 6,6 bilhões em 2021, é inegável que essa é a próxima revolução tecnológica, em escala comparável à da popularização da internet. A pergunta que cabe ser feita aqui é: você está preparado?

Leia também: Blockchain: aplicação no varejo e e-commerce pode crescer com regulamentação inteligente

 

O post A aplicação das tecnologias de blockchain nas relações interorganizacionais apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre A aplicação das tecnologias de blockchain nas relações interorganizacionais. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.