Ads Top

POS inteligente: veja vantagens das maquininhas de cartão para seu negócio

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações por meio de cartão de crédito, débito e pré-pago tiveram um aumento de 36% no primeiro trimestre de 2022, alcançando um valor de mais de R$750 bilhões transacionados em, aproximadamente, 100 milhões de transações por dia.

A popularização das maquininhas de cartão se evidencia cada vez mais diante desse cenário. Ainda conforme a Abecs, existem mais de 11 milhões de maquininhas no mercado brasileiro que, atualmente, são distribuídas por cerca de 20 empresas, ainda que cada vez mais companhias entrem na disputa por esse promissor mercado.

De acordo com dados do Sebrae, a adesão de micro e pequenas empresas ao uso de maquininhas cresceu 17% em cinco anos, passando de 39% em 2016, para 56% em 2021. Além disso, subiu de 27% para 41% em 2021 o número de estabelecimentos que possuem diversas maquininhas para cobrir diversas redes.

Aplicativos e funcionalidades para gerenciar pagamentos devem tornar as maquininhas de cartão – POS – cada vez mais inteligentes.

O que é e como funciona a POS inteligente

Point of Sale (POS) é a solução em pagamentos mais popularmente conhecida como maquininha portátil de cartão. Antigamente, para efetuar um pagamento via cartão, você precisava ir até o caixa, já que a tecnologia dependia de funcionamento via cabo.

Atualmente, se você está em um restaurante, por exemplo, o que permite que o garçom traga a maquininha para que você efetue o pagamento sem sair da sua mesa, é a tecnologia POS. Raras exceções são as empresas que oferecem maquininhas que ainda não são portáteis.

A possibilidade de receber pagamentos com maquininhas sem fio incluiu nessa modalidade muitos negócios, como delivery, vendedores de rua e profissionais autônomos. Ao passo que, para o consumidor, benefícios como evitar filas e agilizar o processo de pagamento são alguns dos principais.

A operação de uma maquininha POS é simples e depende somente de uma linha telefônica ou conexão com a Internet para funcionar, inclusive através de conexão por dados, como 3G, 4G e, em breve, 5G. Além disso, é possível imprimir os recibos sem a necessidade de outro equipamento de impressão, o que facilita e torna qualquer operação muito mais viável.

As maquininhas POS também passam por constantes evoluções tecnológicas e tornam-se verdadeiros pontos de venda inteligentes, funcionando como um terminal de pagamento multitarefa. Isso se dá devido às funcionalidades que passam a compor esses dispositivos, como aplicativos de controle de estoque, gestão de vendas, leitura de códigos de barras, QR Code, entre outras.

Quais vantagens uma maquininha POS precisa ter para ser eficiente no seu negócio

Embora as maquininhas de cartão sejam mais associadas ao varejo presencial, é possível pensar em suas vantagens também para os negócios híbridos, isto é, para e-commerces que tenham algum tipo de atuação no mundo físico, uma modalidade cada vez mais comum no mercado.

Por isso, é preciso atentar-se para algumas características que as maquininhas precisam ter para oferecer verdadeiras vantagens ao seu negócio. Talvez uma das mais importantes é buscar uma adquirente que ofereça a possibilidade de aceitar diversas bandeiras de cartão, o que amplia a possibilidade de fazer vendas.

Outra vantagem importante é que, diferentemente de outras modalidades digitais e mais recentes de pagamento, com as quais muitas pessoas ainda não estão familiarizadas, a máquina de cartão é mais amplamente conhecida pela grande maioria dos clientes, o que pode gerar menos resistência na efetivação de uma compra.

E, claro, a maquininha POS tem taxas bem atrativas e permite que o empreendedor consiga utilizar essa modalidade fazendo um baixo investimento. Além disso, dada a concorrência do mercado atual, quem empreende tem maior poder de barganha e, geralmente, consegue negociar tarifas ainda mais atrativas para o seu negócio.

A empresa não precisa necessariamente ter um sistema ERP ou qualquer automação comercial integrada para conseguir transacionar as vendas. Mas é importante conferir as vendas realizadas para ter uma melhor previsibilidade dos recebíveis. Nesse caso, é interessante optar por soluções de pagamento cujo processo já inclua a conciliação bancária, que realiza esses cálculos de forma automática.

Além disso, a venda com maquininhas permite o parcelamento de compras, tornando o processo mais amigável ao consumidor, bem como há a possibilidade de o lojista solicitar a antecipação de recebíveis, o que pode ser um recurso interessante para fortalecer o fluxo de caixa e o planejamento financeiro. As condições de antecipação e oferta de parcelamento sem juros dependerão da negociação feita com a empresa fornecedora da POS.

Por fim, mas não menos importante, o aparelho é altamente moldável a diversos tipos de negócios, além de eliminar filas, permitindo movimentar a maquininha, e as empresas podem levar o meio de pagamento até o cliente, como é o caso de negócios que atendem via delivery ou em domicílio.

E você, já utiliza a tecnologia POS no seu negócio?

Leia também: Maquininha MagaluPay traz vantagens para empreendedores e consumidores

O post POS inteligente: veja vantagens das maquininhas de cartão para seu negócio apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre POS inteligente: veja vantagens das maquininhas de cartão para seu negócio. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.