Ads Top

Entenda tudo sobre Web Design e como um profissional dessa área atua

O que faz um web designer

Apesar de muitas pessoas pensarem que o web designer é o profissional responsável por criar sites esteticamente bonitos e funcionais – e só -, o trabalho desses especialistas vai muito além disso.

A fim de garantir a melhor experiência aos usuários, o trabalho do web designer começa muito antes da criação do layout do site. Tudo tem início na fase de pesquisa e análise das necessidades do cliente e do usuário final do site.

Portanto, essa fase pré-produção de layout e/ou criação de conteúdo digital é essencial para a definição dos objetivos do projeto e para a criação de um plano estratégico de execução.

Um bom web designer precisa ter conhecimentos sólidos em diagramação, tipografia, teoria das cores, UX/UI design e até mesmo em linguagens como HTML e CSS.

Para além dos sites, o web designer pode atuar na criação de peças para redes sociais, banners, e-books etc.

O que é Web Design

Dentro do vasto leque de design, o Web Design é uma área focada no planejamento, desenvolvimento e manutenção de interfaces web, tais como layout, design de páginas online e produção de conteúdos.

Para entender melhor a importância do Web Design, vamos voltar um pouco no tempo. Talvez você se lembre dos primórdios da internet no Brasil e no mundo. Quando tudo ainda era muito novo dentro da web, os sites eram, no geral, muito coloridos, lentos, confusos e desorganizados.

Hoje, se a maioria dos sites são organizados e proporcionam boas experiências para seus usuários, muito se deve às melhorias aplicadas neles por meio dos conceitos de design.

Em suma, o Web Design tem como objetivo harmonizar elementos, aplicar uma organização dentro das páginas, oferecer fluidez durante a experiência de navegação naquele site e fazer da experiência do usuário algo intuitivo, interativo e agradável.

Principais conceitos do Web Design

Para que um trabalho em Web Design seja considerado, de fato, bem aplicado, o que nunca pode faltar? Confira!

Responsividade

Segundo dados de uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) publicada em dezembro de 2021, estima-se que, atualmente, o Brasil tenha 242 milhões de smartphones ativos, ou seja, mais de um aparelho por habitante.

Outro dado interessante é que, de acordo com o levantamento “Tendências e Comportamentos Digitais 2021”, realizado pela Comscore, o número de brasileiros que utilizam apenas o celular para acessar a internet é o maior da América Latina.

Sabendo-se que existem diversas marcas de aparelhos celulares e uma infinidade de modelos – com diferentes tamanhos de tela -, e que o mesmo ocorre com outros dispositivos móveis, como notebooks e tablets, é essencial que um site seja responsivo, isto é, que a página do site se adapte às diferentes configurações de telas sem deixar que o conteúdo “quebre”.

Tipografia

Arial, Open sans, Roboto, Times New Roman… existem tantas fontes tipográficas atualmente que é até difícil escolher apenas uma. Entretanto, nada de criar um site com uma tipografia ampla e que não seja agradável para a leitura. A boa aplicação do Web Design nesse ponto consiste em definir uma tipografia que confira harmonia aos demais elementos do site.

Velocidade de carregamento

Quem nunca abandonou um site e “pulou” para o da concorrência por conta da demora no carregamento da página que atire a primeira pedra. O fato de vivermos em um mundo extremamente imediatista não é o único argumento para que os sites carreguem cada vez mais rápido.

A verdade é que sites rápidos têm melhores desempenhos em dispositivos móveis e são mais bem avaliados por mecanismos de pesquisa.

Escaneabilidade

Sites com grandes blocos de texto e muitos elementos dificultam a leitura e a assimilação do conteúdo. Acredite, não há nada mais satisfatório do que um site clean, bem dividido e que segue uma padronização em seus elementos.

As vantagens de contratar um web designer

Ter um web designer olhando diretamente para o seu site significa inúmeros benefícios para o seu negócio. Confira!

Cartão de visita

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Se for assim mesmo, é importante que o seu site deixe uma boa primeira impressão, certo? É por isso que o seu cartão de visita, isto é, o seu site, deve oferecer uma boa experiência para aqueles que o estão acessando.

SEO otimizado

Provavelmente, ao fazer uma pesquisa no Google ou em outras ferramentas de busca, você clica nos primeiros resultados que aparecem na página. Para estar logo na primeira página do Google, sem ser como um anúncio pago, é necessária muita dedicação e conhecimento em SEO (Search Engine Optimization).

Nesse sentido, além de palavras-chave, tempo de carregamento e atualização do site são tópicos essenciais para um SEO otimizado.

Mais receita gerada

Ter um site construído dentro dos conceitos do design certamente favorece a visibilidade do seu negócio. Quanto mais visibilidade, maiores as chances de aumentar o tráfego de usuários dentro do seu site, o que pode influenciar na conversão de leads. Por fim, os leads podem se tornar clientes, o que significa um aumento na receita.

Leia também: Design de Interface – o fator essencial para o sucesso do seu e-commerce

 

O post Entenda tudo sobre Web Design e como um profissional dessa área atua apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Entenda tudo sobre Web Design e como um profissional dessa área atua. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.